Releases 17/04/2017 - 14:12

Manutenção preventiva das empilhadeiras reduz custos na indústria


Atibaia - SP--(DINO - 17 abr, 2017) - No dia a dia de supermercados, fábricas, indústrias, galpões e demais empresas que possuem depósitos, as empilhadeiras são essenciais. Com a capacidade de transportar cargas pesadas, esta máquina necessita de uma série de cuidados para executar o seu trabalho com excelência. Porém, em grande parte das empresas, os operadores e gestores não se atentam a essa obrigação e sofrem as consequências com máquinas paradas, prejuízos econômicos, além do perigo de acidentes.

Para evitar problemas com as empilhadeiras, os fabricantes recomendam que seja feita uma manutenção preventiva a cada 500 horas trabalhadas em média, pois mesmo projetadas para suportar o uso rigoroso, as peças se desgastam e precisam ser substituídas. Por esse motivo é fundamental que os responsáveis pelos equipamentos tenham um plano de manutenção preventiva, no qual possam manter o controle de quais componentes precisam ser trocados ou consertados antes da falha. Empilhadeiras com peças desajustadas e sem lubrificação podem gerar situações inesperadas como a perda de horas de trabalho ou um acidente com o operador e outros colaboradores próximos ao equipamento. Outro fator que deve gerar preocupação, é que essas máquinas demandam alto investimento inicial e sem o cuidado adequado, a durabilidade será menor e o prejuízo garantido.

Em ações isoladas ou grandes paradas programadas, a manutenção preventiva das empilhadeiras deve ser uma das maiores prioridades dos gestores, engenheiros e supervisores na indústria, o que ainda, infelizmente, foge muito da realidade. Embora tenham conhecimento da necessidade de realização destes processos, muitos veem a manutenção como custo adicional e dispensável. No entanto, a realidade é que estes procedimentos reduzem os custos e aumentam a lucratividade da companhia, pois mantém a produção trabalhando com o mínimo de interrupções.

Para que a sua empilhadeira não seja prejudicada por falta de ajustes, faça já seu planejamento de manutenção. Realize mensalmente troca de óleos, filtros, correias, verifique condições de rodas, pneus, buzina, lâmpadas de emergências, bateria, regulador de gás, mecanismo de elevador, freios, sistema de direção, sistema de combustível e limpeza completa. É interessante efetuar as atividades com um checklist completo, para não esquecer nenhum reparo importante e também para registrar o que foi feito. Já o agendamento do serviço, pode ser feito quando a máquina não estiver em uso ou em menor uso, para evitar que comprometa a linha de produção. Inclua no planejamento também um fornecedor de componentes eletromecânicos e elétricos , como a Contato Comp , e otimize o seu trabalho.

Website: http://www.contatocomp.com.br/