CURITIBA, Brasil, 6 de novembro de 2014 /PRNewswire/ -- O natal está se aproximando e os shoppings já estão preocupados em atrair clientes. E para isso usam as costumeiras promoções com sorteios. Será que isso realmente funciona?
Segundo o palestrante e profissional do marketing Daniel Godri Junior a resposta é: não, praticamente não dá resultado.
Segundo ele, quando um diferencial é imitado por todos os concorrentes, ele deixa de ter o apelo inicial.
Godri Junior explica: "Fazendo um paralelo: se uma pessoa pinta o cabelo de louro para chamar a atenção e todas fazem o mesmo, não é mais o louro que produz o efeito desejado, mas o castanho. O erro básico é pensar somente na própria estratégia e se esquecer de olhar o que o outro está fazendo. E verificar com os consumidores se realmente a promoção terá o efeito desejado."
Isto ficou claro em uma pesquisa realizada pelo próprio Daniel Godri Jr em Curitiba com homens e mulheres de várias idades que circulavam em shoppings.
A pesquisa revelou que 95% das pessoas continuariam a comprar o presente de natal naquele shopping mesmo sem a promoção, sorteio ou incentivo.
"O objetivo deste sorteio seria atrair pessoas para o shopping. Claro, 5% a mais de clientes, para um shopping de grande movimento, já poderia justificar o investimento da promoção, porém existem maneiras mais baratas ou alternativas para um resultado melhor".
Um meio alternativo foi a campanha de 2013 do Balneário Camboriu Shopping. Eles investiram em presentear os clientes que compraram mais de 200 reais. Bastava trocar os cupons fiscais por um kit do artista Luciano Martins com balde para pipoca e copos.
Explica o consultor: "Campanhas assim são geralmente mais efetivas, pois todos ganham e quando o consumidor já gastou mais de 150 reais ele irá comprar mais cinquenta para levar o kit"
A pesquisa também mostrou o que as pessoas consideram importante quando estão comprando no shopping em ordem de importância: proximidade, comodidade, variedade, segurança e preço.
Também revelou que: 52,5% sabiam da promoção de natal e do prêmio a ser sorteado contra 47,5% que disseram não saber. Ainda dentro do universo dos que conheciam a promoção alguns não sabiam que modelo de carro era e nem quantos seriam sorteados. O que demonstra que não faz tanta diferença no caso do sorteio de carros nacionais, a marca ou a quantidade de itens.
"Se os shoppings ainda insistem em sortear carros, deveriam ao menos criar um diferencial. É muito melhor dar uma BMW, Ferrari ou um Camaro que sortear 5 carros nacionais"
O consultor diz que "Para vender mais, os shoppings poderiam treinar a equipe de vendas das lojas para vender mais e melhor. É um erro chamar 50 amigos para sua casa se você ainda não consegue dar atenção adequada para os 30 que normalmente o visitam. Melhor ainda seria se me contratassem para treiná-los" disse sorrindo o palestrante.
Fica então a dica para os shoppings repensarem suas campanhas promocionais do natal.
(41) 3024-2445contato@danielgodri.com.br
FONTE Daniel Godri Junior