Releases 31/07/2018 - 11:58

Hora do banho é um momento muito especial para o cão


São Paulo - SP--(DINO - 31 jul, 2018) - Como o homem e outros animais, o cão precisa de banho para eliminar a sujeira do seu corpo. A hora do banho necessita ser encarada como um procedimento que requer dedicação e conhecimento, para não se transformar numa ameaça à saúde do animal.

O filhote não deve ser banhado antes de ter completado o esquema de vacinação, para que não tenha sua resistência diminuída, impossibilitando desenvolver os anticorpos necessários para garantir imunização.

O intervalo entre os banhos depende da raça e do local onde o cão vive em média um a cada três meses é suficiente.

Os animais de pelo longo necessitam de um cuidado especial, exigindo escovação frequente para higienizá-lo. O banho deverá ser dado só quando estiver visivelmente sujo.

Segundo Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.tur.br), - o excesso de banho, em muitos casos, poderá ocasionar lesões na pele e queda incontrolável de pelos, pois retira a oleosidade natural e provoca o apodrecimento da raiz do pelo.

Dicas:

1-) O banho deve ser dado em dias quentes, por volta das 10h00min horas da manhã.

2-) Antes de dar o banho, dê uma boa escovada no animal para retirar os pelos mortos

3-) Coloque um chumaço de algodão nos ouvidos, para evitar que entre água, o que poderá causar inflamação e dor. Se o canal estiver vermelho ou com odor desagradável, consulte o veterinário.

4-) Use sabão neutro e água morna. Em cães alérgicos, até o perfume contido no xampu pode causar alergia, surgindo falha no pela seborreia e coceira.

5-) Parasitas a serem procurados: pulgas, carrapatos, piolhos e ácaros. Cuidado com os produtos usados para combatê-los, pois são tóxicos, siga corretamente as instruções.

6-) Lave o corpo todo do animal, do focinho a cauda

7-) As patas devem ser lavadas com uma escova de cerdas macias.

Atenção:

- Olhos: devem ser lavados somente com soro fisiológico

- Ouvido: cortar o pelo excessivo que pode impedir a ventilação do canal auricular. Verifique se há presença de sarna ou ovos de piolhos, que aparecem como pequenas partículas presas ao pelo. A limpeza deve ser feita com um algodão embebido em óleo de amêndoas. Jamais utilize cotonetes.

- Unhas: os cães sedentários não gastam a suas unhas o suficiente, o que pode incomodar ao caminhar, por isto o dono deve aprender a corta-las ou pedir auxílio para o veterinário, porque se cortar além da parte transparente da unha, haverá uma hemorragia e muita dor.

- Dentes: observe criteriosamente os dentes, tomando as providencias necessárias para garantir uma boca saudável. Não permita que haja um acumulo excessivo de tártaro, capaz de provocar até a queda dos dentes, inflamação nas gengivas.

- Glândulas anais: quando o cão começa a esfregar os anus no solo, em geral está tentando esvaziar as glândulas anais. Para efetuar este trabalho, segure a cauda levantada e com a outra mão, com o auxílio do papel higiênico, faça uma compressão nas glândulas que se situam nas laterais dos anus e puxe de maneira firme, em sua direção. Em caso de dúvida, peça orientação mais detalhada ao veterinário.

"Enxugue o animal, começando pela região do peito e abdome. Evite que ele fique exposto as correntes de ar e oscilações de temperatura depois do banho", conclui Vininha F. Carvalho.



Website: http://www.revistaecotour.tur.br