(
DINO - 31 out, 2017) - Um dos principais elementos para a realização das transações para o e-commerce que já realiza um médio ou grande volume de vendas é dispor de um bom gateway de pagamento. Toda loja que alcança esse nível de maturidade se depara com a necessidade de encontrar uma solução mais barata que os intermediadores e que permita maior flexibilidade na operação. Mas, diante de tantas ofertas do mercado, como encontrar a mais adequada para as necessidades do lojista?O Gateway de pagamento é uma interface responsável por conectar tecnicamente negócios aos meios de pagamentos presentes no mercado. Ou seja, ele efetua todos os processos relacionados à transferência, gestão, envio e recebimento das informações relativas às operações de pagamentos, fazendo a integração entre as lojas e as operadoras financeiras, incluindo bancos e adquirentes. Portanto, a busca envolve a procura por funcionalidades que complementem as soluções que essas instituições não disponibilizam além de taxas mais competitivas que não comprometam a sua estrutura de custos.Confira a seguir o que o lojista deve considerar na hora de escolher a solução ideal: Funcionalidades e recursosO primeiro item que deve ser analisado em um gateway é o pool de funcionalidades disponibilizados. Essa é uma questão que merece bastante atenção. Compreenda que os recursos existentes visam facilitar a gestão de vendas e também a experiência dos consumidores. Portanto, são funcionalidades que devem ser consideradas: painéis de controle; relatórios gerenciais; recuperação de vendas; análise informativa em tempo real; compras com apenas um clique; divisão do valor para pagamento em diferentes cartões, entre outros.IntegraçõesQuanto maior a operação fica, mais necessidades por outros serviços são identificadas além do surgimento de novos tipos de canais e modelos de venda. Nessa hora é importante contar com a robustez de funcionalidades de um gateway além de suas integrações com, por exemplo, soluções de antifraude ou outros parceiros que ofereçam diferentes opções de pagamentos. Essas integrações visam automatizar processos e acabar com custos operacionais e de tecnologia desnecessários em um e-commerce.Compatibilidade com plataformasSe a loja ou negócio foi construído em cima de uma plataforma é essencial verificar se o gateway é compatível com a mesma. Esse ponto é essencial para o funcionamento harmônico dessas ferramentas. Atualmente, os maiores gateways têm compatibilidade com essas plataformas, proporcionando um grande leque de escolhas. Porém, novas soluções surgem a cada dia e algumas podem não estar preparadas para serem incorporadas por determinadas lojas.SegurançaO gateway escolhido deve estar de acordo com as normas de segurança internacionais exigidas pelo setor. Entre elas, está a certificação PCI-DSS, que permite o armazenamento legal dos dados de cartões de crédito, assegurando assim a integridade dos dados e das transações. Isso é essencial para que as lojas possam disponibilizar o pagamento com um clique e outros recursos, como a venda por cartão de débito por meio de token enviado pelo banco emissor (#D Secure).Prevenção de fraudesEmbora essa não seja uma responsabilidade dos gateways, alguns oferecem recursos que ajudam a detectar os atos fraudulentos, como o Sistema de Verificação de Endereço (AVS). Ferramentas como essa comparam as informações do emissor do cartão com o endereço da fatura, rejeitando as compras nos casos em que os dados são divergentes. Além disso, Verificação de BINs (seis primeiros dígitos de cartões) e regras de velocity (transações por determinado intervalo de tempo com certo padrão) também são funcionalidades que previnem as fraudes e são desejáveis.Relacionamento com o clienteUm suporte técnico de qualidade é essencial para o go live de um negócio e para contornar eventuais problemas. Por mais afinada que seja a operação de uma loja, vendas on-line são processos tecnológicos que estão sujeitos a imprevistos a qualquer momento. Além disso, o mercado sofre pelo legado tecnológico de instituições financeiras, sendo essas as principais fontes de problemas. Por essa razão, é importante optar por um gateway que ofereça um atendimento multicanal, de alta disponibilidade e eficaz, para que as vendas não sejam perdidas. CustosOs valores costumam variar bastante entre as empresas fornecedoras e têm relação direta com a inclusão de condições adicionais. Entre as tarifas que podem envolver a contratação estão taxa de implantação ou kick off e a mensalidade ou anuidade (geralmente baseado no volume de transações processadas). A sugestão é fazer as contas e comparar os recursos que atenderão as necessidades, para então realizar o investimento na solução mais adequada.Os gateways de pagamentos são uma peça fundamental na estratégia de vendas de qualquer negócio que necessita de uma robustez de meios de pagamentos. Investir somente na aquisição de novos consumidores, mas não se preocupar se essa venda é efetivamente convertida em pagamento pode diminuir consideravelmente os resultados. Além de aumentar a conversão, essas ferramentas disponibilizam tecnologias que mudam a forma como o pagamento pode ser realizado, refletindo diretamente na experiência do usuário com a marca. Esse é um valor intangível essencial para construir a vantagem e o valor no longo prazo. *João Barcelos é CEO da MundiPagg, empresa responsável por 40% das transações do e-commerce no país -
www.mundipagg.com