'Baby… Rock!' conta, com riqueza de detalhes, a história dos primeiros anos do rock brasileiro, que comemora sete décadas em 2025
Em 2025, faz 70 anos que o rock chegou ao Brasil. Muito antes de Rita Lee, Raul Seixas, Legião Urbana e tantos outros, uma geração de jovens artistas transformou um gênero musical estrangeiro em sucesso nacional. É o que conta Baby… Rock! Histórias do Rock'n'Roll no Brasil de 1955 a 1965 (Bushido Produções), do escritor e jornalista Ricardo Bandeira.
Mais completo documento sobre os primeiros anos do rock brasileiro, o livro narra, com riqueza de detalhes, histórias pouco conhecidas e até mesmo ignoradas pelos fãs de música.
Uma delas é a da noite de 26 de outubro de 1955, quando o Brasil ouviu rock'n'roll pela primeira vez, na voz da cantora Nora Ney. Ela interpretou, no auditório da Rádio Nacional, a então recém-lançada Rock Around the Clock, de Bill Haley and His Comets.
O livro também recupera os acontecimentos da tarde de 22 de agosto de 1965, que marcou a estreia do programa Jovem Guarda, sob o comando do cantor Roberto Carlos. Do lado de fora do Teatro Record, os fãs provocaram um tumulto digno da beatlemania que chacoalhava o mundo.
De Nora a Roberto, o rock deixou de ser um alienígena no cenário da música brasileira para embalar a juventude em todos os cantos do País.
Baby… Rock! traz os principais momentos dessa trajetória, com destaque para uma cantora que encarnou como ninguém o novo gênero musical: Celly Campello. Antes que Roberto Carlos fosse chamado de rei, ela ganhou o título de rainha do rock, ao interpretar canções como Estúpido Cupido e Banho de Lua.
Também nesses dez anos, Cauby Peixoto gravou Rock'n'Roll em Copacabana, primeiro rock escrito em português; Carlos Gonzaga foi ao topo das paradas com Diana; Ronnie Cord cantou as loucuras da juventude paulistana, em Rua Augusta; e os Beatles mudaram os rumos do ainda jovem rock brasileiro.
Tudo isso está nas páginas de Baby… Rock!, que tem como personagem principal essa geração que ousou fazer rock no Brasil, num tempo em que a dor de cotovelo dos sambas-canções e os acordes dissonantes da bossa nova dominavam rádios e toca-discos.
***
Título: Baby… Rock! Histórias do Rock'n'Roll no Brasil de 1955 a 1965
Autor: Ricardo Bandeira
Editora: Bushido Produções
Páginas: 392
Onde encontrar:
Amazon - https://amzn.to/3VATbWC
Livrarias Leitura, Scriptum, Quixote e Jenipapo, em Belo Horizonte
Contatos: babyrock@bushidoproduções.com.br; (31) 99168.8221 (Ricardo Bandeira, autor); (31) 99111.9350 (Guilherme Aragão, Bushido Produções)