Releases 02/10/2025 - 11:52

Médicos especialistas lideram a adoção de IA em consultas no Brasil


Com base em 100 mil atendimentos, healthtech Voa Health identifica adoção crescente de IA entre cardiologistas e psiquiatras que lidam com grandes quantidades de informações clínicas e casos complexos

Um levantamento da Voa Health, assistente de inteligência artificial para médicos e profissionais de saúde, com base em 100 mil consultas realizadas através da ferramenta entre abril e maio de 2025, mostra que a tecnologia se fortalece sobretudo entre médicos mais jovens (média de idade de 39,5 anos) e especialistas, que representam mais de 80% dos usuários médicos da ferramenta. Os psiquiatras representam 20,36% dos médicos que utilizam inteligência artificial, seguidos por cardiologistas (10,19%), médicos de Família e Comunidade (8,20%) e endocrinologistas (8,02%).

As regiões com maior uso da IA coincidem com os estados que concentram a maior parte dos médicos ativos na plataforma da Voa. Segundo dados da própria empresa, São Paulo reúne 27,01% dos profissionais, à frente dos demais estados tanto em número de médicos quanto na adoção da tecnologia. Em seguida aparecem Minas Gerais, com 11,60%, e Paraná, com 8,12%.

A análise da Voa mostra que médicos especialistas adotam a inteligência artificial com mais intensidade do que os generalistas. Isso se deve, em grande parte, ao perfil das consultas: em vez de serem apenas mais longas, elas costumam ser mais densas em informações clínicas, com casos mais complexos, maior detalhamento técnico e alta demanda de pacientes. "As especialidades que mais sofrem com o excesso de anotações lideram a transformação digital da clínica", afirma Fillipe Loures, médico e cofundador da Voa Health.

Para os especialistas, o uso da inteligência artificial na saúde representa mais do que um ganho operacional e responde à necessidade de devolver ao médico o tempo de escuta e interação com o paciente. "Quando bem aplicada, a IA permite que o foco do atendimento volte ao cuidado e não ao preenchimento de prontuários", completa Loures.

Sobre a Voa Health

A Voa é uma assistente de IA que cuida da parte burocrática das consultas para médicos e outros profissionais de saúde. A plataforma automatiza a documentação clínica, devolve tempo e energia aos responsáveis e melhora a experiência de atendimento. Seu modelo de negócios é baseado em assinatura por usuários ou por volume de consultas. Para mais informações, acesse o link.