São Paulo, SP--(
DINO - 10 mai, 2018) - Nas últimas duas décadas de sua história, o Brasil foi palco de um fenômeno de ascensão econômica quase sem precedentes: a classe C ganhou força, poder de compra, adotou novos padrões de consumo e mudou a realidade do setor econômico brasileiro. Dentre os vários segmentos, o mercado imobiliário pode ser destacado como um setor que se adaptou rapidamente à nova configuração da economia no país. E, apesar da economia ter perdido parte do seu impulso, o mercado de imóveis continua em uma excelente relação com a nova classe média brasileira.
Um estudo realizado no final de 2017 pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) quantificou a porcentagem de representatividade de cada classe econômica no cenário atual do país. De acordo com a pesquisa, as classes A e B, juntas, representam 24% da população. Em seguida, as classes D e E, que englobam pessoas com renda familiar de até um salário, representam 27% dos brasileiros. A classe C, portanto, é considerada a classe econômica mais numerosa, com 49% de representatividade, ou seja, quase metade da população do país se enquadra nessa classe econômica.
"É fundamental reconhecer a importância dessa camada da sociedade para a economia e, principalmente, para o mercado imobiliário brasileiro. Mais do que apenas uma porcentagem do nosso público-alvo, as classes C e D são hoje nossa prioridade para investimentos, porque carregam em si a identidade do povo brasileiro e é impossível ignorar números assim tão expressivos", comenta Fábio Leati, diretor financeiro do Grupo Promoval (
http://www.promoval.com.br/), incorporadora e construtora com tradição no mercado imobiliário sediada em Vinhedo (SP).
O papel do segmento C-D
Entender a importância das classes C e D é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Uma pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), estima que em 2020 a classe média brasileira será responsável por 40% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Em outras palavras, quase metade da soma, em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos no Brasil será responsabilidade dessas classes. Esse quadro implica em demandas maiores em diversos segmentos da economia brasileira.
Para Fábio Leati , diretor financeiro do Grupo Promoval (
http://www.promoval.com.br/), o processo de crescimento econômico e redução da pobreza são os responsáveis por aumentar a demanda imobiliária da classe C e D. As situações são as mais diversas: são famílias que crescem e decidem por um imóvel maior e mais confortável, casais que se formam e desejam ter o próprio espaço, filhos que saem de casa para construir a própria história, entre vários outros exemplos. "Todas essas situações, aliadas às condições mais favoráveis de aquisição de imóveis oferecidas por incorporadoras como o Grupo Promoval, geram uma movimentação no mercado imobiliário extremamente benéfico à economia brasileira", explica Fábio.
Ampliação do Minha Casa, Minha Vida
O Minha Casa, Minha Vida, iniciativa do Governo Federal que oferece diversos benefícios para aquisição de um imóvel como subsídios, abatimentos e juros menores, desde o ano passado está mais favorável ao público da classe média brasileira. As vantagens específicas para cada faixa de renda possibilitam um processo de compra que seria inviável em outras circunstâncias e isso tem incentivado, por consequência, o ramo da construção civil, que também voltou a gerar empregos.
"De certa forma, como profissionais do mercado imobiliário, percebemos que fazemos parte desse ciclo de negócios. Ter o próprio imóvel, para muitos, é mais do que um investimento, é a realização de um sonho. Quando conseguimos facilitar esse processo e ainda movimentar o setor e a economia, a sensação é sempre de dever cumprido", acrescenta Fábio Leati, diretor financeiro do Grupo Promoval.
Conheça o Grupo Promoval
A Promoval é uma incorporadora com vasta experiência na construção de imóveis em diversas modalidades. Com objetivo constante da busca pela excelência, sua meta é fazer o possível para agregar qualidade aos serviços e projetos gerenciados pelo grupo. Atualmente, tem sua sede na cidade de Vinhedo, interior do estado de São Paulo. Para conhecer os projetos e empreendimentos e entender mais sobre a Promoval, acesse o site:
http://www.promoval.com.br.
Website:
http://www.promoval.com.br