São Paulo, SP--(
DINO - 27 jun, 2017) - A evasão de pessoas nunca antes foi medida como nas proporções do século 21. Entre refugiados de guerra e pessoas que buscam emergir para países de economia estruturada, somam-se milhares os seres humanos nessa situação, por opção ou não.
Diariamente encontramos notícias a respeito do tema. E sobre a migração dos investimentos, você já ouviu falar? Pois pode acreditar, ela existe e está presente no seu dia a dia, dentro da sua casa, no seu trabalho e até mesmo no seu bolso.
Essa mudança diz respeito aos investimentos que empresas de pequeno, médio e grande porte vem fazendo ao longo dos últimos 10 anos quando o assunto é publicidade e marketing. A compra de mídia para campanhas publicitárias vem sofrendo uma verdadeira migração dos canais mais tradicionais como o rádio e a televisão, para alternativas digitais.
Uma pesquisa conduzida pelo IPG Mediabrands Magna demostrou que em 2017 o investimento global em publicidade digital deverá superar pela primeira vez os investimentos realizados em TV, com uma participação de 40% dos gastos mundiais, que representará cerca de 202 bilhões de dólares, ficando a televisão com 36% desse mercado, na casa dos US$ 186 bilhões.
A Magna também espera que em 2017 a maior parte dos anúncios digitais de venda sejam direcionados aos dispositivos móveis.
Esse movimento migratório, se assim pode ser chamado, é resultado do encontro de duas vontades:
1. a do consumidor que hoje investe muito do seu tempo nos ambientes digitais. Um estudo divulgado pela Oracle mostrou que as pessoas passam em média 30 horas por semana lendo e-mails;
2. e das corporações que se veem pressionadas a medirem e divulgarem os resultados dos seus investimentos em marketing e publicidade.
E é daí que a expressão Techno Marketing toma forma. A tecnologia se apresenta como pilar das relações pessoais e coorporativas do novo milênio, influenciando inclusive a forma como interagimos com as coisas (IOT - internet of things).
Além de permitir no detalhe a medição de resultados de investimentos (ROI), a tecnologia inova a forma como as campanhas de marketing acessam os consumidores de uma determinada marca, dando a essa pessoa o poder de registrar a sua opinião sobre uma determinada oferta, produto ou serviço. E o mais assustador, além de opinar, esse ser humano agora poderá ser ouvido!
Isso, até certo ponto, retira das marcas o poder de formar opinião para se submeterem a ela. Mais uma migração de padrão de relacionamento que faz parte dos nossos dias, silenciosamente ou não. De séries de TV a acessórios automobilísticos, são diários os casos de suspensão ou continuidade de produtos após o feedback das pessoas.
Somos parte dessa mudança, oscilando ao longo do tempo entre as cadeiras de consumidor e empresário. Afinal, ainda que nas redes sociais, cada foto tem o seu papel marqueteiro de formar junto as nossas teias de relacionamento a imagem de quem somos ou gostaríamos de ser. E não se engane, alguém estará mensurando isso.
Pensar o marketing através da tecnologia, ou pelo Techno Marketing, é reagir a nova forma das pessoas interagirem umas com as outras e, em especial, com os temas que a elas interessam. Como eu disse, você está incluso nesse processo e, ainda que não tenha se dado conta, ele é da sua "conta".
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