Releases 31/08/2017 - 11:39

Assespro-MG e Fumsoft apoiam programa de recondicionamento de computadores da Prodabel


Belo Horizonte, MG--(DINO - 31 ago, 2017) - Diversas são as ações voltadas para infraestrutura e capacitação de pessoas de todas as idades, segundo Wellington Ferreira Cardoso da Superintendência de Inclusão Digital da Prodabel. "Merecem destaque a utilização de 302 Telecentros espalhados pelas nove regionais da cidade, a carreta equipada com computadores que roda por toda BH, a realização de cursos de capacitação em diversas áreas e o recondicionamento e distribuição de computadores, que são doados por entidades públicas, privadas e pela sociedade civil". O programa conta também com a instalação de Hotspots, que oferecem acesso gratuito à internet em praças, parques, vilas e pontos turísticos.

Visando contribuir com essa iniciativa, a Assespro-MG e a Fumsoft firmaram uma parceria com a Prodabel para incentivar a doação de equipamentos de informática e periféricos em desuso, obsoletos, inservíveis ou não, além de mobiliários como cadeiras, mesas para computadores, impressoras e armários. Os equipamentos recondicionados serão utilizados nos Centros de Inclusão Digital, já os inaproveitáveis serão doados para entidades recicladoras devidamente certificadas para essa finalidade.

"O apoio das entidades de TI é fundamental e nos faz ter a certeza que o trabalho está no caminho certo. Toda ajuda é bem-vinda! A tecnologia está cada vez mais presente na vida das pessoas e todos precisam contribuir para oferecer oportunidades, principalmente para os que estão em situação de vulnerabilidade social e possuem menos acesso", ressalta Cardoso.

Os resultados do programa BH Digital são expressivos e prometem ser ainda maiores nos próximos anos, uma vez que a atual administração da Prodabel e da própria Prefeitura querem ampliar as atividades. De acordo com Cardoso, diversas propostas e estudos nesse sentido já estão em andamento. Uma das alternativas é buscar parcerias com outras esferas de Governo, como por exemplo no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

"Até agora, o Programa BH Digital já qualificou cerca de dez mil jovens e adultos. Muitos deles, inclusive, conseguiram sua primeira oportunidade de emprego ou optaram pela continuidade dos estudos graças ao curso de capacitação oferecido gratuitamente. Em relação ao recondicionamento de computadores, cerca de oito mil máquinas já foram reconstruídas e distribuídas para os Telecentros e outras entidades", enfatiza.


Website: http://www.fumsoft.org.br/