São Paulo - SP --(
DINO - 07 out, 2015) - O valor competitivo de produtos comercializados fora do país é o principal fator de atração do brasileiro. Comprar produtos importados pode parecer uma prática longe da realidade do consumidor brasileiro ou algo restrito às classes altas, mas não é.
De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), os produtos importados tiveram 22,3% de participação no consumo dos brasileiros no primeiro trimestre de 2015.
Apesar do aumento do consumo por produtos do exterior, a compra de importados pela internet ainda gera algumas inseguranças para o cliente.
- Jogo de azar: a compra online de importados ainda é vista como um jogo de azar por parte dos consumidores brasileiros. Essa imagem foi construída por e-commerces que não ofereciam estrutura de compra, ou seja, receber o produto certo era um golpe de sorte. Porém, a atuação de Associações e regulamentadoras de lojas virtuais tem erradicado a atuação de empresas deste tipo no mercado e exigido das lojas virtuais maior estrutura de atendimento ao consumidor. Para saber se um e-commerce é confiável, siga passos simples, como: buscar a opinião de outros consumidores, verificar se a loja possui algum tipo de certificação de segurança e pesquisar a reputação da loja em órgãos competentes, como Reclame Aqui, Procon e etc.
- Tempo de entrega: devido aos processos burocráticos de entrada de produtos importados no Brasil, o tempo médio de entrega de uma loja virtual é de 40 dias úteis. Apesar de ser um prazo longo comparado ao estabelecido por lojas online nacionais, o custo-benefício do produto é muito maior. Ou seja, apesar da longa espera, é possível comprar produtos com preços mais acessíveis.
- Falta de comunicação: alguns consumidores não se sentem à vontade para comprar, pois muitas informações sobre produto, forma de pagamento e entrega não ficam claras porque estão em outro idioma ou porque a tradução fica confusa e gera dúvidas. Com o crescimento do consumo de importados, as lojas virtuais têm investido em interfaces em português além de atendimento ao cliente personalizado.
- Roupas: a compra de roupas pela internet é um dos grandes medos do consumidor, para evitar qualquer desgaste ao comprador, o ideal é que os sites tenham na descrição dos produtos as medidas e se não tiverem, a dica é pedir mais informações ao SAC do site antes de comprar.
- Exclusividade: o grande chamariz dos sites de importados é que muitas vezes eles possuem produtos que ainda não estão disponíveis no mercado brasileiro. Por isso, é fácil comprar e estar atualizado com a novidades do mercado.
A comodidade de poder comprar produtos de fora do país sem sair da frente do computador ainda pode gerar dúvidas, mas a verdade é que as lojas virtuais de importados estão se movimentando para conquistar espaços e a credibilidade do consumidor brasileiro.
*Carolina Rocha é especialista em marketing para e-commerce e sócia-fundadora da Best Shop Express, loja virtual de produtos importados da China e Estados Unidos. Saiba mais em:
www.bestshopexpress.comWebsite:
http://www.bestshopexpress.com