TÓQUIO, 19 de março de 2015 /PRNewswire/ -- A terceira Conferência Mundial da ONU sobre Redução de Riscos de Desastres foi realizada de 14 a 18 de março de 2015 em Sendai, Prefeitura de Miyagi e pela primeira vez teve como foco nas suas sessões de trabalho a "redução de riscos de desastres incluindo deficientes". O Plano de Ação Pós-Hyogo adotado na conferência de Sendai incorporou a necessidade de medidas de gestão de desastres que incluam pessoas com deficiências e espera-se que ele seja aderido nas futuras medidas de gestão de desastres dos Estados-Membros, sendo um marco importante para a inclusão das deficiências em planos internacionais de desenvolvimento como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) que serão adotados no próximo outono.
A primeira reunião da Conferência Mundial sobre Redução de Riscos de Desastres realizada em Yokohama em 1994 emitiu a "Estratégia e Plano de Ação de Yokohama para um Mundo mais Seguro" e a segunda conferência realizada em Kobe, Prefeitura de Hyogo, em 2005, adotou o "Plano de Ação de Hyogo 2005-2015".
Na conferência de Sendai, realizaram-se cerca de 350 eventos paralelos além das sessões de trabalho e cerca de 10.000 pessoas participaram, inclusive o Secretário-Geral da ONU Ban Ki Moon e o Primeiro-Ministro japonês Shinzo Abe. A conferência aprovou o "Plano de Ação de Sendai para Redução de Riscos de Desastres 2015-2030", seguindo o plano de Hyogo.
No Grande Terremoto do Leste do Japão de 2011 foi relatado que a taxa de mortalidade era duas vezes maior entre as pessoas com deficiências, em comparação com a taxa para moradores em geral. Esta foi a primeira vez que a desproporção em risco foi confirmada pelos números. A importância da gestão de desastres que inclua deficientes foi ganhando reconhecimento em todo o mundo. É neste contexto que a Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas sobre RRD adotou, pela primeira vez, o assunto como um dos temas da sua sessão de trabalho.
"O número de pessoas com deficiências soma 15% da população mundial, ou seja, até 1 bilhão", disse o Sr. Yohei Sasakawa, presidente da The Nippon Foundation, que realizou conferências internacionais sobre a redução de riscos de desastres em sete cidades do mundo e foi fundamental na realização de uma sessão de trabalho sobre o assunto. Com um novo plano de ação adotado, permitindo que todas as pessoas com deficiências participem, "não só será reduzido o sofrimento humano em desastres, mas ele também abrirá novas oportunidades para a recuperação de deficientes após desastres", acrescentou ele.
Para informações detalhadas:
http://www.nippon-foundation.or.jp/en/news/articles/2015/3.html
Contato:
Natsuko Tominaga Departamento de RP The Nippon Foundation +81-3-6229-5131 pr@ps.nippon-foundation.or.jp
FONTE The Nippon Foundation