Releases 04/04/2017 - 05:06

Empresas têm estratégias digitais desconexas com a experiência do cliente, diz pesquisa


SÃO PAULO--(BUSINESS WIRE-DINO - 04 abr, 2017) -
Empresas em todo o mundo estão falhando em implementar estratégias digitais eficazes. Como resultado, suas soluções de experiência do cliente(CX) estão se tornando desarticuladas, e o digital não está substituindo as interações por telefone na velocidade que seus clientes demandam.

Essa descoberta foi revelada pela nova pesquisa da Dimension Data, na vigésima edição de seu ¹Relatório Global de Benchmarking da Experiência do Cliente. Este ano, 1.351 organizações em 80 países nas regiões Ásia-Pacífico, Austrália, Américas, Europa, Oriente Médio e África contribuíram para o estudo.

Menos de ²10% das empresas participantes disseram que tinham uma estratégia otimizada para negócios digitais funcionando, enquanto 51% afirmaram que elas não possuem nenhum planejamento nesse sentido, ou estão, na melhor das hipóteses, no processo de desenvolvimento de um plano.

O principal fator que impulsiona a transformação digital é o aprimoramento da CX, seguido de demandas dos consumidores pelo digital. Mais de 84% das empresas comprovaram um aumento na receita como resultado de uma melhor experiência do cliente, enquanto 79% reportam a economia de custos como resultado. Mesmo assim, apenas 36% nomearam um executivo de nível de diretoria responsável pela experiência do cliente, e desconexões organizacionais significam que a funcionalidade da solução digital não está atendendo aos requisitos dos clientes.

Ao contrário desse cenário, organizações de alto desempenho que se compromissaram com a revolução digital estão ultrapassando líderes de mercado estabelecidos. A pesquisa mostra que o quartil superior de empresas tem um desempenho até dez vezes melhor do que seus concorrentes

Joe Manuele, executivo do Grupo para CX e Colaboração da Dimension Data, diz: "O mundo formou um tecido digital e os modelos de negócios, serviços, tecnologia e comerciais mudaram para sempre. Entretanto, as empresas têm um desafio estratégico de manter o ritmo com o comportamento do cliente."

Manuele complementa que a ausência de uma estratégia digital conectada significa que mesmo que as soluções digitais estejam disponíveis, frequentemente o cliente mal sabe sobre suas existências. "O dilema digital está se intensificando, e as empresas precisam escolher um caminho entre a crise digital ou a redenção."

Enquanto isso, a robótica voltada para a CX também está criando uma nova realidade. Assistentes virtuais (chat bots) foram eleitos como o principal foco de crescimento em canal para 2017, e as implementações de Internet das Coisas estão prontas para dobrar. Isso rquer uma nova abordagem.

"Pioneiros da era digital reimaginaram os modelos e processos de negócios que mudaram o comportamento do cliente, e as escolhas que as empresas fazem em relação às suas estratégias digitais e de experiência do cliente irão definir seu sucesso futuro", disse ele.

Outros destaques do Relatório Global de Benchmarking da Experiência do Cliente 2017 são:

  • A CX foi eleita por 81% dos respondentes como um diferencial competitivo, e é o indicador estratégico de desempenho mais importante.
  • 78% dos participantes da pesquisa preveem aumentos nos volumes de serviços assistidos; 71%, um crescimento em contatos digitais totalmente automatizados, e 62% antecipam um crescimento das interações em geral.
  • Os clientes possuem uma escolha de nove canais para interagir com as empresas ? agora uma norma nas organizações. Esse número irá aumentar para 11 até 2018.
  • Os percursos de clientes conectados via soluções omnichannel (integradas) são a principal tendência tecnológica para 2017. As soluções omnichannel, juntamente com as análises de cliente, foram listadas como os principais fatores para remodelar a capacidade da experiência do consumidor nos próximos cinco anos.
Clique aqui para baixar um resumo do Relatório Global de Benchmarking da Experiência do Cliente 2017.

¹previamente conhecido como Relatório Global de Benchmarking para Contact Center ²as porcentagens foram arredondadas para o ponto decimal mais próximo

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:
Fonte: BUSINESS WIRE