Releases 16/08/2016 - 09:45

SEGURANÇA | Por que o freio some na descida da serra?


São Paulo - SP.--(DINO - 16 ago, 2016) - Realizar uma viagem requer preparação e uma dedicada revisão sobre o automóvel. Essa rotina pode parecer simples, mas na verdade tem como principal função prevenir qualquer acontecimento indesejado, visando a segurança do condutor e seus passageiros, assim como a integridade física do carro.

Verificar o óleo, calibrar os pneus e conferir as pastilhas de freio são algumas das tarefas presentes na manutenção essencial para todos os automóveis, independente se uma viagem está nos planos. Antes de viajar, há pelo menos dez itens importantes que devem ser assegurados em uma revisão automotiva.

Correia dentada: sua substituição deve ser feita em média a cada 50 mil km rodados, mas é recomendado checar seu estado a cada 15 mil km.

Filtros de ar, combustível e óleo: todos eles variam de acordo com o automóvel, então, a troca é indicada conforme manual do proprietário do veículo.

Limpador de para-brisas: necessário checar o estado físico das lâminas e das borrachas, assim como a estrutura, se está bem encaixado e o pleno funcionamento.

Lubrificantes e combustíveis: o ideal é escolher um posto de combustível de confiança, que forneça insumos de qualidade. Também é indicado que o combustível não permaneça parado por muito tempo antes da viagem.

Pastilhas de freio
Há três maneiras de reconhecer a necessidade de troca, a primeira, atentando-se aos ruídos. As pastilhas de freio possuem um indicador de metal e apontam para o desgaste e tal ruído é perceptível pelo condutor.

A segunda maneira é através das indicações numéricas, as revisões das pastilhas de freio devem ser feitas a cada 5 mil km rodados e a troca deve ser providenciada entre 30 mil e 40 mil km rodados.

A terceira é a mais fácil, mas não tão popular. Presente nos automóveis mais modernos, o próprio sistema informa ao condutor sobre o desgaste e troca necessários.

Pneus: todos devem estar calibrados, incluindo o estepe. Balanceamento e alinhamento são altamente recomendados, mas é importante reconhecer a necessidade. O balanceamento é indicado quando vibrações incomuns são percebidas e o alinhamento, quando a direção estiver desequilibrada.

Radiador: importante manter a rotina de troca de água e reparar se ela permanece de acordo com o marcador. Se estiver baixa, é possível que esteja ocorrendo vazamentos, que serão identificados na revisão.

Sistemas: elétrico, faróis e lâmpadas: a questão é realizar um check-up e garantir que esteja tudo funcionando.

Suspensão: a suspensão é um conjunto de elementos, mas há um consenso de que a revisão deve ser providenciada a cada 10 mil km rodados.

Velas e cabos: de acordo com o fabricante, variando de 10 mil a 50 mil km rodados.

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