(
DINO - 27 abr, 2017) - O uso da internet tem crescido nos últimos anos, não somente por parte dos jovens e adolescentes, mas pela população em geral. A internet também deixou de ser usada somente para bate papo online. Hoje ela é um mercado em potencial, tanto para quem compra quanto para quem vende. Mas o que garante que a internet é o novo aliado estratégico de vendas para o empresário brasileiro?
A
11ª edição da pesquisa Tic Domicílios , que mede a posse, o uso, o acesso e os hábitos da população brasileira em relação às tecnologias de informação e de comunicação, divulgou em setembro de 2016 que 58% da população brasileira utiliza a internet, ou seja, são mais de 100 milhões de brasileiros online.
Já a
Associação Brasileira de Comércio Eletrônico informou que mesmo o país enfrentando uma crise financeira, em 2016 o e-commerce brasileiro cresceu 11% e movimentou R$ 53,4 bilhões.
Vender na internet é expor os produtos da sua empresa em uma vitrine virtual com milhares de potenciais clientes, aumentando visibilidade e conhecimento da marca por parte dos consumidores.
"Hoje, quando o consumidor decide comprar algo, ele não se limita somente aos vendedores locais, ele busca o produto na internet, compara preços e encontra centenas de vendedores, além de ter acesso a informações sobre o item a qualquer hora e de qualquer lugar do mundo", aponta Luciano Varalo, CMO da startup
Osucateiro.com , que atua como plataforma digital de negócios.
Estar online para as empresas deve ser tão importante quanto disponibilizar um telefone ou e-mail de contato para vendas, e para isso separamos três dicas para as empresas entenderem qual o melhor meio de estar e vender online:
1. Escolha a melhor plataforma de venda
Você pode vender seus produtos através de uma loja virtual da sua empresa (e-commerce) ou por um site que disponibiliza o espaço para anúncios de diversas empresas (marketplace).
"Se você não quer fazer grandes investimentos para vender online, o ideal é utilizar as plataformas de marketplace, pois elas têm alto tráfego de acessos e geralmente você só paga comissões por produto vendido. O ponto negativo é que seus concorrentes podem utilizar a mesma plataforma. Já o e-commerce é uma loja online só dos seus produtos e somente da sua empresa, porém requer alto investimento e nem sempre recebe os acessos esperados.", explica o CMO.
2. Faça uso das redes sociais ou site
De acordo com o Facebook, em média 82 milhões de brasileiros estiveram online em novembro de 2016, e isso significa que provavelmente seus clientes constituem esse número.
Se a sua empresa está em uma rede social ela fica mais próxima do cliente, pode tirar dúvidas e até mesmo vender através de um perfil corporativo. E sempre que alguém buscar o seu produto na web, seu site ou a sua página em rede social podem aparecer nos resultados de pesquisa.
3. Esteja presente
Interaja com os seus clientes: responda, questione, crie laços e mantenha uma frequência de atualizações do conteúdo.
"Não adianta você ter um site, uma loja virtual ou uma página no Facebook se você não dá atenção aos seus seguidores. Se o seu cliente acessar seu canal virtual e as informações forem muito antigas, ele pode entender que a sua empresa não existe mais", aponta o especialista.
E lembre-se: estar no mercado digital não significa parar de vender do jeito tradicional, mas esteja ciente de que internet pode ser uma aliada estratégica para aumentar a sua carteira de clientes e o volume de vendas da sua empresa.
Para mais informações e dicas de como vender online, visite a plataforma digital de negócios
Osucateiro.com e fale com um dos especialistas.
Website:
https://www.osucateiro.comWebsite:
https://www.osucateiro.com