CIDADE DO MÉXICO, 11 de agosto de 2015 /PRNewswire/ -- Organizado pelo Mead Johnson Nutrition®, líder mundial em nutrição pediátrica há mais de 100 anos, foi realizado na Cidade do México o 2º Encontro latino-americano de alergias, em que especialistas em gastroenterologia e em alergia pediátrica apresentaram os avanços clínicos relacionados à alergia em crianças.
Como parte do compromisso do Mead Johnson Pediatric Nutrition Institute® (MJPNI) de promover e apoiar a educação médica contínua, esse encontro foi organizado para compartilhar com os médicos da América Latina os avanços relativos à alergia à proteína do leite de vaca (APLV), que indicam que a tolerância à proteína do leite de vaca em crianças com APLV pode se desenvolver em um período mais curto com o consumo de uma fórmula extensamente hidrolisada, à base de leite, que contenha o probiótico Lactobacilius rhamnosus GG (LGG).1
A alergia à proteína do leite de vaca é uma reação imunológica a uma ou mais proteínas encontradas nos laticínios. Geralmente, essa alergia surge antes do primeiro ano de idade; no entanto, entre 80% e 90% dos pacientes desenvolvem tolerância às proteínas do leite de forma natural ao completar cinco anos de idade.2,3
O Dr. Jorge Higuera, diretor médico regional para a América Latina do Mead Johnson Nutrition®, ficou encarregado de dar as boas-vindas aos 25 profissionais da saúde que compareceram às instalações do Centro de Tecnologia do Instituto de Nutrição Pediátrica de Mead Johnson Nutrition®.
"Para nós, é muito importante contribuir para atender às necessidades especiais de bebês e crianças por meio da pesquisa em nutrição pediátrica. Mas esse círculo não estaria completo se não compartilhássemos esses avanços com a comunidade médica nesses encontros acadêmicos regionais", afirmou o Dr. Higuera.
O encontro contou com quatro palestras. A primeira foi ministrada pelo Dr. Alessio Fasano, fundador do Centro de Pesquisa Celíaca e chefe da divisão pediátrica de gastroenterologia e nutrição, que apresentou estudos sobre como a nutrição no início da vida contribui para a formação da flora intestinal e para a geração da tolerância aos alimentos, com ênfase na aceleração dessa tolerância ao combinar uma fórmula extensamente hidrolisada com LGG.
O Dr. Ric van Tol, diretor de pesquisa para a Europa e a Ásia do Mead Johnson Nutrition® e especialista em alergia e imunidade, ressaltou a dupla função de uma fórmula infantil extensamente hidrolisada com LGG. A fórmula fornece peptídeos imunomoduladores (pedaços de proteína que ajudam a modular o sistema imunológico), e a presença do LGG também tem uma função que favorece o desenvolvimento da tolerância.
A terceira palestra foi ministrada pelo Dr. Jon Vanderhoof, professor de pediatria da Escola de Medicina da Universidade de Harvard. O Dr. Vanderhoof falou sobre a segurança e a eficácia do lactobacilo GG em fórmulas infantis.
A médica mexicana Rosa Elena Huerta, diretora da Clínica de Alergia Pediátrica de Pachuca, apresentou a palestra "A flora intestinal e a alimentação: seu impacto no desenvolvimento da tolerância aos alimentos", em que proporcionou recomendações gerais que favorecem uma alimentação adequada para prevenir problemas futuros.
A última palestra foi uma discussão de casos clínicos relacionados à APLV, comandada pelo Dr. Juan José Díaz Martín, renomado pediatra da Unidade de Gastroenterologia e Nutrição do Hospital Universitário Central de Astúrias. O Dr. Díaz Martín é membro de pleno direito da ESPGHAN e do conselho da Sociedade Espanhola de Gastroenterologia, Hepatologia e Nutrição Pediátrica.
O Dr. Colin Rudolph, vice-presidente de assuntos médicos e diretor médico global do Mead Johnson Nutrition® encerrou o encontro e ressaltou: "A experiência de colaboração dos pesquisadores do MJPNI com mais de 100 instituições de ensino líderes em pesquisa leva a descobertas fundamentais para estabelecer os padrões da nutrição pediátrica. Por isso, é um prazer compartilhar com os profissionais da saúde esses avanços em matéria de alergias".
Ao término dessa atividade, os convidados assinaram o livro de visitas e puderam conhecer as instalações do Centro de Tecnologia do Instituto de Nutrição Pediátrica de Mead Johnson Nutrition®.
Sobre o Mead Johnson Pediatric Nutrition Institute (MJPNI)
O Mead Johnson Nutriton® é uma empresa líder mundial em nutrição pediátrica, cuja missão é nutrir as crianças do mundo todo para que tenham uma vida melhor. Esse compromisso serve de inspiração para o Mead Johnson Pediatric Nutrition Institute® (MJPNI, por sua sigla em inglês), uma rede global dedicada a promover o avanço da nutrição e sua aplicação em benefício das crianças do mundo todo. O instituto trabalha para oferecer melhores oportunidades de colaboração científica, bem como para unir as áreas da ciência dos alimentos e da saúde com o objetivo de estimular novas descobertas que podem levar a soluções de nutrição para bebês e crianças. O único foco do instituto é a nutrição nos primeiros anos de vida. O MJPNI realiza seu trabalho por meio de cientistas renomados, alianças e centros tecnológicos do mundo todo.
Contato com a imprensa
Lourdes López Zuckermann Gerente sênior de assuntos externos, comunicação e responsabilidade social na América Latina Mead Johnson Nutrition® Tel. 1103-9477 Lourdes.LopezZuckermann@mjn.com
Christian Vargas Golin México cvargas@golinmexico.com
Referências
Berni-Canani R., Nocerino R, Terrin G et al. Formula Selection for Management of Children with Cow Milk Allergy Influences the Rate of Acquisition of Tolerance: A Prospective Multicenter Study. J Pediatr. 2013 Sep;163(3):771-7.
Host A, Halken S, Jacobsen HP, Christensen AE, Herskind AM, Plesner K. Clinical course of cow's milk protein allergy/intolerance and atopic diseases in childhood. Pediatr Allergy Immunol 2002; 13(Suppl 15):23-8.
Koletzko S, Niggemann B., Arato A, Dias JA, Heuschkel R, Husby S, et al. Diagnostic approach and management of cow's milk protein allergy in infants and children: a practical guideline of the GI-committee of ES-PGHAN. J. Pediatr Gastroenterol Nutr 2012;55-221-9.
Foto -
http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2015-08-10/original/2561.jpg Foto -
http://www2.prnewswire.com.br/imgs/pub/2015-08-10/original/2562.jpg
FONTE Mead Johnson Nutrition