Rio de Janeiro--(
DINO - 05 jan, 2017) - A Vale publicou em seu perfil no Facebook no último sábado um canvas - formato especial de post - que pode ser considerado o mais longo da história dessa rede social. A reprodução de uma correia transportadora de minério de ferro - uma espécie de esteira semelhante às de aeroporto - tem 32 mil pixels de altura. Enquanto o usuário navega pela correia vai lendo as informações sobre o Complexo S11D Eliezer Batista, o maior projeto da história da Vale, que foi inaugurado no último sábado no Pará e terá capacidade de produção de 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. O canvas conta ainda com seis "carrosséis" de imagens, dois vídeos e 13 conteúdos destacados por texto, fotos ou ícones na esteira principal.
"Nosso objetivo era trazer um conteúdo inovador e atraente que representasse toda a grandiosidade do S11D, destacando a importância do uso da correia transportadora como substituta dos caminhões fora de estrada, que é uma das principais inovações do projeto", explica Mônica Ferreira, gerente-geral de Relações com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale.
As correias integram o sistema "truckless", que substitui o tradicional uso de caminhões para transportar o minério da mina até a usina de beneficiamento. Se o S11D fosse uma mina convencional seriam usados 100 caminhões com 240 toneladas de capacidade cada. Em vez disso, serão 68 quilômetros de correias, o que levará a Vale a reduzir em cerca de 70% o consumo de diesel. Com o "truckless" e outras inovações a empresa reduzirá em pelo menos 50% suas emissões de gases do efeito estufa.
Além do canvas mais longo do mundo, a estratégia de divulgação da inauguração do S11D nas redes sociais incluiu a transmissão ao vivo do evento pelo Facebook live, que foi assistida por 57 mil pessoas em tempo real e 36 mil pessoas após seu encerramento. Quando se somam as transmissões feitas pelo site da Vale e pelo YouTube, o número de visualizações chega a 100 mil.
No Instagram foi feita uma cobertura em tempo real da visita de jornalistas ao Complexo, na última sexta-feira, usando o recurso do Stories, que permite a visualização de fotos e vídeos durante 24 horas. Essa ação gerou 20 mil visualizações.
Ao todo foram publicados 53 conteúdos sobre a inauguração no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube, que renderam 60 mil interações com os fãs.
As ações foram feitas em parceria com a Agência 3.
https://www.facebook.com/valenobrasil/posts/1246865158702325(O Facebook Canvas sobre o Complexo S11D só está acessível em dispositivos móveis, como celulares e tablets)
Ficha técnica:
Título: The Truckless Canvas
Agência: Agência 3
Cliente: Vale
VP de Criação: Paulo Castro
VP de Estratégia: Eduardo Barbato
Supervisor de Criação: José Luiz Vaz
Criação: Diogo Pereira, William Santos e Alexander Alves
Diretor de Arte: Diogo Pereira
Redator: William Santos
Atendimento: Isabelle de Paula, Cristina Vianna e Gabriel Kuhlmann
RTVC: Fernanda Britto
Produção: Gingerpic
Aprovação: Mônica Ferreira, Patricia Malavez, Estevão Paiva e Willian Rocha