Releases 01/07/2014 - 13:34

Especialistas saúdam propostas russas para apoiar o processo de paz ucraniano


MOSCOU, 1 de julho de 2014 /PRNewswire/ -- Especialistas da  Fundação Internacional para Melhor Governança ? International Foundation for Better Governance (IFBG) ? saudaram hoje as propostas do governo russo para monitoramento conjunto de importantes  pontos da fronteira russo-ucraniana, como um passo fundamental rumo à normalização da situação na Ucrânia. A IFBG saúda esta iniciativa como crucial para o apoio ao programa de paz para região de conflito e para a criação do clima em que a continuidade das discussões e negociações pode resolver o conflito.


Seguinte às conversações entre os líderes da França, Alemanha, Rússia e Ucrânia, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, anunciou propostas russas para uma maior colaboração com os funcionários do controle das fronteiras ucranianas e com os observadores da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE, sigla em inglês). Tais esforços vão ajudar a aumentar a transparência e apoiar o processo de paz.


"Nós estaremos em breve prontos para submeter o esboço de uma resolução ao Conselho Permanente da OSCE, autorizando a instalação de observadores da OSCE nos postos da fronteira russa, o que deve garantir o controle de sua transparência e demonstrar que estes postos de fronteiras não estão sendo usados para propósitos ilegais" - Sergey Lavrov disse.


Segundo as propostas, a Rússia vai permitir a presença de funcionários ucranianos em todos os pontos de fronteira do lado russo. Tantos os observadores da OSCE como os funcionários ucranianos podem estar presentes em todos os pontos da fronteira russa que não sejam controlados do lado oposto pelos guardas da fronteira ucraniana. O convite aos guardas da fronteira ucraniana e aos observadores da OSCE vai permanecer válido desde que o cessar fogo seja mantido.


De acordo com a IFBG, os planos são um salutar gesto da boa vontade da parte da Rússia e reafirmam o compromisso do país com o processo de paz na Ucrânia.


É de se esperar que esta iniciativa comprove ser uma dos muitos exemplos da colaboração multilateral para apoiar o processo de paz ucraniano e, por último, permitir que o país proporcione um ambiente estável e favorável para seus cidadãos.  


A implementação prática deve acontecer em curto prazo. De acordo com o Sr. Lavrov, a Rússia espera consultas para "iniciar, muito em breve, os serviços de guarda entre as fronteiras russa e ucraniana, de modo a acordar parâmetros para a presença de monitores da guarda de fronteira ucranianos nos pontos da fronteira russa.".


http://www.better-governance.org

FONTE International Foundation for Better Governance (IFBG)