HOUSTON, 29 de outubro de 2014 /PRNewswire/ -- A DeepFlex tem o orgulho de anunciar que o RPSEA concedeu a Fase 3 de seu projeto de "Qualificação de tubos flexíveis reforçados com fibra para águas com profundidades de 10.000 pés" ("Qualification of Flexible Fiber-Reinforced Pipe for 10,000-Foot Water Depths"). A Fase 3 do projeto -- Fornecimento para o Desenvolvimento de um Campo de petróleo e gás -- inclui engenharia, fabricação, entrega, implementação e operações específicas de um sistema de riser para águas profundas , como uma verificação definitiva da tecnologia de reforço com fibra de compósitos. Essa conquista demonstra a confiança que RPSEA e empresas operadoras de suporte depositam nas capacidades tecnológicas e de fornecimento da DeepFlex.
O sistema de riser está programado para ser entregue, já pronto para instalação, em setembro de 2016. As principais exigências de capacidade máxima são: lâmina d'água de 10.000 pés (3.048 metros), ID de 7 polegadas, temperatura de 120 graus centígrados, serviços de gases ácidos (sour service) e uma vida de projeto de 25 anos. Seu projeto e fabricação serão conduzidos de acordo com as normas API 17J, API 17B, DNV OS-C501 e DNV RP-A203. O desenvolvimento do protótipo, teste e fabricação do riser serão realizados na fábrica da DeepFlex em Pensacola, Flórida, que está atualmente em construção.
Este sistema de riser é, até o momento, a aplicação mais desafiadora de materiais de fibra de compósito em risers e dutos submarinos. Os benefícios da tecnologia de material compósito -- peso leve e resistência à corrosão -- são capacitadores essenciais para futuros campos em águas ultra-profundas e oferecem um valor significativo para desenvolvimentos desafiadores em campos submarinos em todo o mundo.
Essa conquista é um importante marco para a DeepFlex e resulta de anos de trabalho duro e perseverança no desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de produção submarina de petróleo e gás. Toda a equipe da DeepFlex gostaria de agradecer o RPSEA e operadoras de suporte pelo apoio, contribuição e orientação. Sem a visão e dedicação delas não seria possível avançar para esse estágio de desenvolvimento.
"Estamos extremamente honrados pelo fato do RPSEA ter escolhido nosso projeto. Essa é a demonstração definitiva de nossos recursos em pesquisa, desenvolvimento, engenharia e qualificação de soluções de tubos flexíveis de alta tecnologia para ambientes adversos e desafiadores", disse o presidente e CEO da DeepFlex, Felipe Lamego. "A concessão da fase 3 é um passo essencial no desenvolvimento da tecnologia e também um marco de sucesso da fábrica da DeepFlex em Pensacola, Flórida, que estimula ainda mais o futuro crescimento da região", afirmou.
Sobre a RPSEA
O financiamento para projetos é fornecido pelo "Programa de Pesquisa e Desenvolvimento de Gás Natural e Outros Recursos de Petróleo Não Convencionais e em Águas Muito Profundas" ("Ultra-Deepwater and Unconventional Natural Gas and Other Petroleum Resources Research and Development Program"), autorizado pela "Lei de Política Energética de 2005" (Energy Policy Act of 2005). Esse programa -- financiado por bonificações de arrendamento e royalties pagos pela indústria para produzir petróleo e gás em terras federais -- foi projetado para avaliar e mitigar os riscos que ameaçam a sustentabilidade ambiental das atividades de exploração e produção de petróleo e gás. A RPSEA mantém contrato com o Laboratório Nacional de Tecnologia Energética do Departamento de Energia dos EUA para administrar três áreas de pesquisa. O RPSEA é um consórcio sem fins lucrativos 501(c)(3), com mais de 180 membros, incluindo 24 das mais importantes universidades de pesquisa do país, cinco laboratórios nacionais, outras instituições de pesquisa importantes, grandes e pequenos produtores de energia e consumidores de energia. A missão do RPSEA, sediada em Sugar Land, Texas, é exercer um papel de administração para assegurar o foco na pesquisa, desenvolvimento e implementação de tecnologia segura e ambientalmente responsável, que possa, efetivamente, fornecer hidrocarbonetos de fontes domésticas aos cidadãos dos Estados Unidos. Mais informações podem ser obtidas em
http://www.rpsea.org/.
Sobre a DeepFlex
Sediada em Houston, Texas, EUA, com instalações de vendas e engenharia no Rio de Janeiro, Brasil, a DeepFlex desenvolve, projeta e fabrica tubos flexíveis de camadas não coladas (unbonded), totalmente em materiais compósitos ou híbridos, usados no ambiente de produção submarina de petróleo e gás em todo o mundo. Como a única fabricante mundial de tubos não metálicos e não ligados para aplicações em águas profundas, os produtos patenteados da DeepFlex são mais leves, apresentam menor custo de instalação e não sofrem os efeitos corrosivos do serviço em ambientes severos. Para mais informações sobre os produtos e serviços fornecidos pela DeepFlex, visite o website da empresa em
http://www.deepflex.com/.
Contato:
Brittlyn Pohl DeepFlex, Inc. 3350 Rogerdale, Suite 200 Houston, TX 77042 Tel: +1-713-373-1500
FONTE DeepFlex