Brasilía, DF--(
DINO - 05 mar, 2018) - Segundo dados do Ministério do Trabalho, a busca por empregos na Internet aumentou 87%, ou seja, os brasileiros estão utilizando mais os sistemas virtuais para achar sua recolocação profissional. Diversas razões contribuem para essa mudança de foco os trabalhadores, como a grande quantidade de bancos de vagas digitais e mesmo a comodidade que se encontra na Internet.
Dentre as novas ferramentas que se tem para procurar empregos está uma que é do próprio Ministério do Trabalho: o Portal Emprega Brasil. Além disso, os governos estaduais também ofertam os seus próprios bancos de vagas, como o Emprega São Paulo. As pessoas que utilizam a Internet para fazer sua busca de emprego precisam considerar algumas dicas importantes e elas serão citadas a seguir.
Ter um perfil personalizado
A maior parte dos sites de emprego exige que os trabalhadores façam um perfil e eles precisam por ali suas experiências profissionais e o que esperam dos seus próximos empregos. Uma maneira de ter mais retorno quando se busca colocação pela Internet é fazer um perfil para cada tipo de vaga ou para cada empresa: se a pessoa pode trabalhar como assistente administrativo, mas também como recepcionista, é melhor que ela personalize esses perfis.
Carta de apresentação
Os candidatos que optam por criar a carta de apresentação tendem a conseguir mais atenção dos recrutadores: pelo menos, eles terão de lê-la. Contudo, é fundamental que o trabalhador não seja muito extenso nessa carta e que ele não se elogie de maneira alguma.
O ideal é que a carta faça uma saudação formal a esse recrutador e que se deixe claro que o anúncio para oportunidade X foi visto e que é por causa dele que a pessoa está se candidatando. É necessário também que o indivíduo cite se tem experiência e, de maneira geral, que tipo de cursos fez. Nesse momento, é interessante dizer o nome da instituição, bem como o semestre em que se está ou se já está graduado.
Mais uma vez, é preciso personalizar. É claro que o candidato poderá ter um tipo de padrão para a carta de apresentação, mas ele deverá ficar atento para não confundir nomes de empresas ou coisas assim: será muito ruim se um gestor notar que a carta que era para outra empresa apenas foi copiada. Encontre modelos de
carta de apresentação clicando aqui !
Estar de olho na empresa
Os sites de emprego costumam deixar que se criem alertas a fim de acompanhar quais são os recrutamentos que as empresas fazem e essa é uma ferramenta recomendada. Se a pessoa quer muito trabalhar na Volkswagen, por exemplo, ela pode requisitar que o site X envie para seu e-mail todas as vagas que essa companhia vai abrindo.
Uma das vantagens de usar esses alertas é que os profissionais conseguem mandar os currículos com prioridade. Além disso, é possível fazer alertas para quantas vagas a pessoa desejar.
Currículo
O currículo virtual precisa ter os mesmos cuidados que o entregue presencialmente e um deles é a formalidade: os profissionais têm de formatá-lo de forma discreta, preferencialmente utilizando Times New Roman 12. Todos os campos precisarão começar com os dados recentes e vale apostar no conhecimento de Inglês e também de Pacote Office, que são coisas que a maioria das empresas pede.
Outra coisa a considerar é que há currículos online que solicitam foto e isso pode ser uma cilada: se o candidato colocar uma foto muito ousada, pode demonstrar que não sabe separar os contextos. É mais seguro que a foto tenha o rosto como foco, com um fundo sóbrio. Baixe modelos de
currículos prontos para 2018 !
Website:
https://vagasabertas.org/