Releases 21/12/2018 - 17:20

A técnica de CRO tem ajudado diversas empresas a melhorar a taxa de conversão de seus sites


Belo Horizonte--(DINO - 21 dez, 2018) -
Segundo a Forbes, o Conversion Rate Optimization, ou simplesmente CRO, é essencial na hora de identificar e tratar quaisquer problemas de conversão com o website de origem, em vez de testar vários métodos de otimização sem uma estratégia finita. Trata-se de otimizar uma página na web, para que a mesma consiga converter mais. 

Existe alguma taxa de otimização de conversão ideal? Essa é uma questão muito abordada por analistas, que sabem da importância de ter um site e página com alto índice de conversão. Mas, entender o que é e como aplicar a Otimização de Conversão é o primeiro passo. Afinal, como aplicar CRO em conteúdos e site?

Saber os princípios do CRO é de suma importância para começar a aplicar a técnica, por isso, se apoiar em empresas que sabem fazer isso com maestria é um bom ponto de partida. 

Na internet, cada ação pode ser rastreada

"Quando um usuário navega pela internet, ele deixa o chamado “rastro digital”, que nada mais é que os vestígios e informações pessoais em cada página acessada." declarou André Rubens, CEO da empresa de tecnologia, IN8. Muito diferente dos meios de comunicação tradicionais, cada ação na Internet deixa uma marca, e é por esse rastro que analistas conseguem mensurar e medir o que funciona dentro de sites, e-commerce, landing pages, entre outros.

Medido a partir do desempenho das interações entre os usuários com o site, o CRO fornece dados que podem ajudar a entender o comportamento do internauta dentro de determinada página.

Esse dado que o CRO fornece é de extrema importância, para quem quer maximizar o poder de conversão. Além disso, ele ajuda a proporcionar uma melhor navegação e experiência do usuário.

Nesse parâmetro, os testes de uso do site devem indicar se há algum tipo de barreira para a navegação ou para acessar um conteúdo. Especialmente se isso dificulta a realização do call to action (chamada para ação) proposto, que pode ser desde uma ação de compras, o contato com a empresa ou um simples pedido de inscrição na newsletter.

É importante salientar que o CRO não pretende aumentar número de visitantes, mas sim fazer com que aqueles que acessem um site se engajem na proposta apresentada por uma empresa e ao final, realize a conversão.

A Forbes explica que é necessário entender que o CRO ajuda a obter melhores resultados elevando o engajamento e transformando visitantes em clientes sem utilizar de maiores investimentos em mídia paga, por exemplo, para atrair novos clientes.

Otimizar a conversão de um site exige análise de números

Realizar cálculos para chegar a um percentual de conversão é uma tarefa a princípio muito simples. Existem algumas regras básicas que ajudam a medir e direcionar os resultados das ações feitas pelo CRO.

Existem diversas explicações e passos a passos de como fazer esse cálculo. O mais convencional é realizado da seguinte forma: dividir o número de conversões pelo número total de cliques no anúncio que podem ser acompanhados até a última conversão durante o mesmo período.

  • Taxa de conversão = (100 x número de conversões) / número de visitas
Importante: os números podem parecer pequenos a princípio. Porém, basta aprofundar no assunto, que o entendimento de taxas de conversão de dois dígitos é muito desejado, mas dificilmente alcançados. Um exemplo é a média brasileira, que gira em torno de 1%, e a mundial em 2%.

Não é necessário aprender números absolutos, que apenas indicam resultados estáticos. O importante é traçar uma estratégia de longo prazo, refazer periodicamente os cálculos e observar o comportamento da sua taxa de conversão para entender o que deu certo e o que não deu.

Uma das técnicas colabora nas análises, são os testes A/B – que nada mais é que o teste de duas versões diferentes divididas entre 50% e 50% dos usuários.

Coletando os resultados e medindo a taxa de conversão de cada versão, é possível comparar qual teve resultados melhores, quais técnicas (como layout, design, cores, textos e imagens).

Para obter sucesso na otimização de sites é imprescindível que a empresa busque uma agência de publicidade que seja autoridade no assunto, como a Agência GRUP que já realizou o serviço para as maiores agências de turismo e tem se tornado referência. A aplicação da técnica de CRO exige tempo, mas quando realizado por empresas sérias o resultado é bastante significativo. 



Website: https://agenciagrup.com.br/