São Paulo--(
DINO - 26 out, 2017) - Ter uma carreira de sucesso, conquistar seu espaço no mercado e ser constantemente assediado por head hunters não é fácil. O cenário é complexo: concorrência, diferenciação, pressão por resultados, etc. Em um ambiente tão dinâmico, administrar as nossas dezenas de atividades, projetos e pendências do dia a dia passa a nos demandar tanto tempo que - muitas vezes - esquecemos de um dos itens mais importantes na vida de qualquer profissional: Pessoas, ou melhor, contatos, o famoso networking!
Vivemos no mundo das conexões, onde os contatos profissionais são tão importantes quanto os resultados que produzimos. Em meio a um cenário econômico altamente competitivo, produzir resultados e não saber fazer seu marketing pessoal é tão prejudicial quanto desenvolver um produto e não vender.
Em um sistema onde o marketing pessoal e profissional tem o seu elevado peso, cuidar da nossa imagem profissional nas redes sociais é pré-requisito a fim de agregarmos valor ao mercado e ter um bom posicionamento, a fim de atrair oportunidades.
O LinkedIn é a maior plataforma, rede social profissional do mundo! Segundo dados divulgados em sua página oficial, a rede já conta com mais de 400 milhões de usuários e está presente em mais de 200 países. No Brasil, estes números acompanham a tendência de crescimento. Segundo o site "Olhar Digital", em Fevereiro de 2015, o Brasil registrou a marca de 20 milhões de profissionais; desta forma, o Brasil passou a ocupar a terceira posição em número de usuários, ficando atrás apenas da Índia e dos EUA- respectivamente.
Conversamos com a Ana Maduro, Psicóloga, Coach e fundadora da empresa Startup Carreira. Em sua empresa, Ana já ajudou mais de quinhentos profissionais em todo Brasil e no exterior, a posicionar seu currículo nessas redes sociais, principalmente no LinkedIn.
"O LinkedIn é uma verdadeira vitrine profissional", afirma Ana Maduro.
Ela nos explica que o o LinkedIn é um "cartão de visitas", sendo considerado por ela e muitos especialistas da área de Recursos Humanos, como a ferramenta ideal para formar um excelente networking, além de desenvolver oportunidades de negócios e ser localizado por profissionais de RH das principais organizações do mundo.
Mas atenção, não basta apenas ter um LinkedIn: é preciso mantê-lo sempre atualizado e alcançar um perfil campeão. Só assim você passará a obter retorno com o uso desta plataforma, adverte Ana Maduro.
Perguntamos a Ana, quais são os principais pontos que devem ser observados no LinkedIn e ela nos forneceu as seguintes orientações:
? Marca profissional. O campo "Recomendações" é fundamental no perfil, uma vez que - se bem utilizado - você obterá importantes provas sociais sobre suas competências e postura profissional. Recomendações de ex funcionários e líderes fazem uma grande diferença na hora que alguém visualiza seu perfil.
? Gerencie de forma eficaz sua rede de contatos. Colabore com as pessoas, apoie na formação de novos contatos, indique oportunidades do seu círculo de networking e recomende competências.
? Utilize conteúdos a seu favor, além de adicionar seu currículo, projetos e resultados como empreendedor ou profissional, o LinkedIn também oferece mais opções interessantes, tais como: vídeos, links interessantes, documentos e artigos.
? Promova oportunidades de contato com profissionais no Brasil e exterior. Você pode entrar em contato com profissionais de sua área e formadores de opinião. Faça um texto de apresentação interessante e pessoal, diga o porquê deseja manter a conexão e demonstre-se solícito (a) a ajudar.
? Participe e contribua com grupos. Você poderá ter mais visibilidade participando de grupos de interesse comum a sua carreira e lembre-se: recrutadores também estarão nesses grupos, portanto, muito cuidado com o que vai compartilhar. Deve-se optar apenas por conteúdos profissionais e comentários que agregam valor.
? Permanecer conectado a tudo o que acontece de importante no mercado, através da timeline, influencers, artigos e das movimentações que estão sendo publicadas na rede global.
Por fim, Ana Maduro nos lembra o seguinte ditado: "Quem não é visto não é lembrado"! Portanto, é de suma importância que o profissional se mantenha ativo na rede social profissional.
"Considere manter seu LinkedIn sempre atualizado. Permita que novas oportunidades de carreira te encontrem mais facilmente e - com isso - promovam a expansão de seus resultados", finaliza Ana.
Caso tenha dúvidas, procure um profissional especialista que possa te orientar para essas e outras questões sobre o LinkedIn. Para entrar em contato diretamente com a Ana Maduro, basta acessá-la através de seu e-mail:
anamaduro@startupcarreira.com.br.
Website:
http://www.startupcarreira.com.br