São Paulo - SP--(
DINO - 19 jun, 2015) - A Diebold Brasil, empresa que lidera o segmento de automação bancário com cerca de 50% de market share, participou do CIAB Febraban 2015, que terminou ontem, (18), em São Paulo. A empresa mostra seu portfólio de soluções de segurança contra ataques físicos (explosivos) e lógicos, bem como uma solução avançada de detecção e prevenção de fraudes em meios eletrônicos. Sua plataforma de software SERVCore, que permite a realização de transações em todos os canais dos bancos, inclusive migrando de um canal a outro, também será um dos destaques no estande da empresa. E na linha de autoatendimento, a empresa apresentará sua nova geração de caixas eletrônicos,que a companhia lança mundialmente, além de equipamentos para transformação das agências.
ATM mais moderna e mais segura
O modelo Diebold 6750, da nova geração de ATMs da companhia, em exposição, é considerado o equipamento mais moderno e mais seguro da companhia. "A atual rede de autoatendimento deverá ser renovada e expandida nos próximos anos, em função do processo de inclusão social e bancarização que o Brasil vem passando nos últimos anos. Na última década, mais de 30 milhões de brasileiros ascenderam de classe social, por isso precisarão ter conta em banco, comprar no crediário e para isso, as tecnologias da Diebold para automação bancária e comercial serão críticas para atender essa grande massa de população", garante Elias Silva, country manager da Diebold Brasil. Esse lançamento tão completo vai ao encontro das necessidades dos bancos. "Para justificar a atual rede de autoatendimento será necessário aumentar o número de transações nos caixas eletrônicos e é exatamente o que vamos oferecer com esse novo modelo"..
Em termos de tecnologia, a nova ATM conta com reciclagem de cédulas, depósito inteligente (depósito em maço de até 200 cédulas e cheques sem o uso de envelope), impressão de folha de cheques e alto nível de customização. Traz também tecnologia NFC - Near Field Communications -- que possibilita realizar transações com celular -- e sistemas biométricos. Graças ao seu display de 19 polegadas, tela touch e ergonomia diferenciada, cria um ambiente mais acolhedor e uma experiência melhor para o usuário.
Grande aparato de segurança
Do ponto de vista de segurança, a ATM Diebold 6750 é a mais completa do mercado. Vem com dispositivo anti-skimming, que evita a clonagem de cartões, entintamento de cédulas e cofre compartimentado e reforçado, que protege o dinheiro em caso de explosões. Esse cofre, chamado de Split, entrou em produção no final do ano passado e já mostrou que funciona na prática. Em caso de explosões com dinamite, o local onde está o dinheiro permanece intacto, diminuindo a atratividade desse tipo de ataque. E possui ainda um grande número de sensores que alertam sobre iminentes violações ou qualquer tentativa de fraude.
Pensando em melhorar o TCO da máquina, os compartimentos traseiros para abastecimento com dinheiro e suporte técnico são independentes e exigem autenticação biométrica, o que reduz o custo da operação e aumenta a segurança."Muitos destes dispositivos podem ser aplicados como upgrades de máquinas em campo, valorizando o investimento inicial e dando mais segurança sem a substituição das máquinas", disse o executivo.
Software Omnichannel
A plataforma de software SERVCore, criada pelo time brasileiro da Diebold, permite que aplicativos bancários sejam desenvolvidos para diversas plataformas, mantendo-se sempre a mesma interface. O SERVCore permite, por exemplo, que algumas transações sejam iniciadas no canal Internet, utilizem a plataforma móvel como dispositivo de acesso e sejam finalizadas na ATM, com flexibilidade e segurança. Possibilita também que soluções de biometria, de tratamento de imagens de documentos e até portais de Internet sejam implementadas, criando uma infraestrutura robusta e integrada.
Branch Transformation
Uma preocupação dos bancos hoje é adequar as agências bancárias às novas gerações de usuários. Grande parte das transações nos próximos 5 anos será realizada pela geração milênio, que tem um comportamento diferente das anteriores. A Diebold atua de maneira incisiva neste tema, possuindo uma área global específica para isso. Um dos equipamentos fundamentais para ampliar o nível de automação das agências neste processo de transformação é o Diebold 9900 - In Lobby Teller Terminal. Trata-se de uma estação completa, na qual o correntista poderá realizar qualquer transação bancária, até mesmo abrir conta, assinar contratos, digitalizar documentos, etc.
"O ILT é uma peça chave em projetos de branch transformation. Através dele, o cliente do banco poderá realizar qualquer transação bancária, e se ainda restarem dúvidas ou questões, poderá chamar um atendente remotamente e iniciar uma vídeo-conferência. Isto permitirá inclusive que especialistas de determinados assuntos sejam consultados online e em tempo real, dando informações mais precisas em transações complexas, como financiamentos e investimentos, o que hoje não é possível", explicou Elias Silva.
Serviço
CIAB Febraban 2015, de 16 a 18 de junho
Expo Transamérica - São Paulo - SP