Jundiaí, São Paulo--(
DINO - 19 abr, 2016) - Como o objetivo é economizar, isto é, gastar menos ou fazer mais com o mesmo orçamento, colocamos a seguir algumas dicas que lhe ajudarão bastante neste sentido, pois sabemos que toda reforma irá gerar desconfortos, podendo ser facilmente superados caso você consiga antecipa-los.
O projeto deve sempre fazer parte da obra
Muita gente acredita que um projeto feito por um profissional capacitado e experiente em construção e reforma residencial seja algo desnecessário, quando na verdade é fundamental.
Uma reforma somente será bem executada se ela tiver como base um bom projeto, pois ele será um instrumento altamente eficaz para você analisar todos os detalhes, planejar o que será feito, evitar futuros retrabalhos, orçar o que você gastará com materiais e mão de obra, tendo como resultado final economia, redução de imprevistos e controle de prazos de execução.
Saiba que um projeto não se resume apenas a um simples desenho, mas a uma descrição executiva sobre o que será realizado. Isto lhe ajudará saber o tipo de material e a quantia ou metragem exata serão utilizados, como pisos e azulejos, componentes elétricos e hidráulicos, acabamentos, pintura e até objetos de decoração.
Esta etapa da obra é, sem dúvida, muito importante para gerar economia, pois o maior gasto ocorre com desperdício de materiais, compras em excesso ou insuficientes ou retrabalho.
Não seja impulsivo, compre o necessário
O projeto também lhe dará informações que ajudarão você a definir o tipo de acabamento para sua reforma residencial. O acabamento poderá representar o maior custo para o seu projeto, alguns profissionais estimam entre 30 e 40% do total da obra. Esta etapa pode gerar grandes economias, pois algumas marcas podem custar muito e não trazer grandes benefícios.
Analise as alternativas disponíveis, procure conhecer seus reais benefícios e especificações que atendam as necessidades do seu projeto. Pisos e azulejos, por exemplo, tem uma grande variação em preços, algumas marcas com preços menores podem ter qualidade boa o suficiente para o seu projeto. Alguns pisos são dimensionados para suportar grandes cargas, o que não é necessariamente o que você necessita para sua obra. Alguns detalhes de peças e metais para lavabo passam quase imperceptíveis no dia a dia e encarecem muito o produto. Portanto compre somente o necessário e materiais que tenham as características e especificações que o seu projeto precisa.
Pesquise também sobre outros tipos de materiais de acabamento que poderão ser uma solução muito interessante: os acabamentos em gesso, como paredes e tetos Drywall, são muito resistentes, tem características acústicas, consomem menos tempo na sua colocação e mão de obra, além de serem mais econômicos que as soluções de alvenaria.
Uma tinta de boa qualidade poderá ser mais cara, porém terá um custo menor na aplicação por metro quadrado, tendo maior rendimento, menor gasto com mão de obra e características como "lavabilidade" que reduzirá o custo de manutenção futura.
Portanto compre somente o necessário, materiais que atendam as necessidades técnicas do projeto, e para o acabamento, materiais que atendam o seu bom gosto e que tragam benefícios sem que você pague mais por isso.
Negocie sempre e contrate bons profissionais
Quando se trata de reforma residencial é sempre importante que você negocie com todos os seus fornecedores. Em momentos de crise, com vendas em baixa e maior disponibilidade de mão de obra, negocie cada compra de material ou contratação de mão de obra. Se você tiver o dinheiro disponível, melhor ainda, peça desconto para o pagamento à vista, se não for o caso, peça maior prazo para o financiamento, lembre-se que pagará juros e taxas por isso, portanto faça uma análise financeira para definir a melhor opção conforme sua disponibilidade de pagamento.
Quando for contratar a mão de obra, conheça o trabalho realizado pelo profissional, visitando outros serviços que tenha realizado. Converse com seus clientes, saiba se o serviço foi bem feito e se recomendam o trabalho do profissional. Escolher um bom profissional é, sem dúvida, um bom negócio, pois você terá a segurança da qualidade de seu serviço, evitando possíveis falhas e retrabalhos, e poderá contar até com a garantia de um serviço bem feito.
Após escolher o profissional, considerando sua experiência e recomendações que você já levantou, faça um contrato definindo o serviço que será prestado, prazos e o pagamento por etapas de trabalho realizadas. Coloque no contrato que o profissional é responsável pelo cumprimento das normas legais durante o período em que estiver na sua obra e que dará garantia dos serviços realizados.
Tenha sempre um diálogo franco e honesto, colocando suas expectativas com relação a prazos, consumo de materiais e pagamento. É comum os profissionais pedirem adiantamentos, saiba ponderar se este for o caso, porém evite antecipar pagamentos por serviços que não foram realizados.
Faça um planejamento financeiro para o seu projeto
Planejamento financeiro é você saber o que será gasto ao longo do tempo. Tenha certeza de que terá o dinheiro disponível até a finalização da obra, caso contrário você terá transtornos e risco de ter sua obra não concluída.
Lembre-se de que o projeto executivo deverá conter as fases da obra, materiais consumidos e mão de obra utilizada. Com base nisto você poderá fazer uma programação financeira compatível com o seu orçamento.
Se o seu orçamento não for suficiente, ou se precisar "dar um tempo", divida o projeto em fases, evitando parar uma etapa da obra no meio, e, no pior dos casos, concluída por outro profissional, o que poderá causar desperdícios de materiais e possíveis retrabalhos.
Saiba que a compra de materiais é também uma forma de financiamento para seu projeto, se não for possível o pagamento à vista com um bom desconto, financie a compra. Algumas lojas de materiais de construção financiam em até 12 vezes, negocie a forma que for mais interessante para o bom andamento da sua obra. Tenha certeza de que não faltará material quando os profissionais (pedreiro, gesseiro, pintor, etc.) estiverem trabalhando, pois você poderá pagar o dia de trabalho do profissional sem que o mesmo esteja produzindo.
Certifique-se que as normas técnicas sejam atendidas
Sua reforma residencial terá instalações elétricas e hidráulicas que deverão seguir as normas legais, como também o projeto de alteração civil. Converse com profissionais experientes e saiba o que deverá ser feito para que seu projeto cumpra estas normas e leis vigentes. Não corra riscos em ter sua obra "embargada" por deixar de cumpri-las.
Procure sempre trabalhar com bons profissionais
Um bom profissional lhe ajudará a economizar durante toda a obra, evitará desperdício e reduzirá o tempo de trabalho, como também os possíveis transtornos, portanto estabeleça uma relação cordial e de respeito onde as duas partes sairão ganhando.
Finalmente, não deixe de concretizar seu sonho, uma reforma poderá deixar sua casa mais confortável, adequada às suas necessidades ou aumento da família. É um investimento que, depois de pronto, lhe dará mais prazer e alegria em usufruir aquilo que você tanto sonhou, planejou e executou.
Website:
http://www.servicosnacidade.com.br/