Releases 27/09/2016 - 12:13

App Zolkin mostra a importância do incentivo ao comércio de bairro


São Paulo, SP--(DINO - 27 set, 2016) - Da casa para o trabalho, do trabalho para casa. No meio dessa velha e conhecida rotina, sair para explorar o próprio bairro e aproveitar barzinhos, mercados ou lojas da vizinhança se tornaram ótimas opções de lazer de moradores de grandes metrópoles. Quem costuma só fazer compras em redes grandes de supermercado e shoppings pode ficar de fora de uma tendência que está mudando os hábitos de muitos brasileiros: o comércio de bairro está protagonizando um processo de redescobrimento das cidades. E São Paulo tem sido pioneira nesse movimento.

"Se, em vez de comprar pão no hipermercado, a pessoa comprar naquela padaria que fica perto de casa, ela incentiva o trabalho daquele pequeno comerciante", explica Paulo Kress, sócio-diretor do Zolkin, a moeda virtual que incentiva o comércio local. "Além disso ser bom pros negócios, fazer compras localmente ajuda a movimentar a economia do bairro, beneficiando a todos que moram nele e valorizando a região", explica Kress, que lista os cinco motivos para aderir à prática:

1. Mais desenvolvimento, mais segurança

Apoio ao comércio do bairro faz girar a economia da região. "Quanto mais pessoas fizerem isso, maior a chance de novos estabelecimentos chegarem no seu bairro: ou seja, mais opções de comida, serviços e lazer pertinho da sua casa ou trabalho", argumenta Paulo. Esse ciclo valoriza a região e pode ter como consequência a restauração de calçadas ou ruas que precisam de reparos, por exemplo. Além disso, com o bairro mais movimentado, a sensação de segurança é muito maior para quem precisa caminhar nas ruas.

2. O país inteiro ganha

Com cada vez mais brasileiros empreendendo, o comércio de bairro é uma oportunidade para desenvolver a economia do país como um todo. Hoje, 44% das micro e pequenas empresas do Brasil atuam no comércio, segundo dados do Sebrae. E quanto maior for o número de micro e pequenas empresas, mais oportunidades de emprego para a população: 52% dos empregos brasileiros formais são nesse tipo de negócio. O Sebrae tem inclusive um movimento chamado "Compre do Pequeno Negócio" para incentivar que esse setor cresça cada vez mais.

3. Tudo que você precisa a passos de distância

"As pessoas vão sim poder ir até o mercado, até o restaurante ou até a academia a pé. Afinal, o lado bom de aproveitar a economia local é justamente esse: ter tudo o que quiser por perto", comenta Paulo Kress. Ter opções perto de onde está, evita atravessar a cidade passando horas no trânsito e contribui para uma cidade mais sustentável ao "tirar" um carro da rua. É também uma oportunidade para explorar a região de bicicleta: exercício e lazer no caminho para a padaria.

4. O bom do interior na cidade grande

Quem é do interior, sabe: em cidade pequena, tudo é feito a pé e todo mundo se conhece. Não existe supermercado longe de casa e todo mundo sabe quem é o dono da padaria, do salão de beleza, da farmácia. Em cidade grande, é diferente: quem sabe o nome de todos os seus vizinhos, é exceção. Explorar os estabelecimentos de bairro é uma maneira de conhecer as pessoas da vizinhança e conquistar novos amigos.

5. Economize

A tecnologia tem sido uma grande aliada de quem busca economizar e isso não é diferente quando o assunto é comércio local. Um exemplo disso é a moeda virtual Zolkin. Ao baixar o aplicativo Zolkin no www.zolkin.com.br/baixar, é possível localizar estabelecimentos nas proximidades e explorar novos restaurantes, lojas ou bares. E, de quebra, o usuário ganha uma ajudinha na hora de pagar a conta: a cada compra nos estabelecimentos cadastrados, o usuário acumula a moeda virtual para explorar cada vez mais lugares.

Aproveitando as oportunidades que o seu bairro oferece, é possível contribuir para o desenvolvimento da economia, para a segurança do seu bairro, fazer amigos, deixar o carro na garagem e ainda acumular Zolkins. É hora de sair de casa.


Sobre o Zolkin
O Zolkin é uma moeda virtual que paga para o consumidor descobrir, consumir e transformar o seu bairro. A moeda está disponível através de um aplicativo para celular que aproxima o consumidor dos estabelecimentos. Fundada em 2013, a startup tem o objetivo de promover o consumo local, privilegiando o comércio localizado próximo à região em que o consumidor vive e trabalha, o que resulta em economia de tempo, combustível e dinheiro, além de aproximar as pessoas de um mesmo bairro. Atualmente, o Zolkin conta com mais de 100 mil usuários cadastrados e 150 estabelecimentos parceiros. Seu plano de expansão abrange 500 mil usuários e 3.600 estabelecimentos em 2016. Ao longo de sua história, cerca de R$ 30 milhões já foram transacionados na plataforma.
Website: http://www.zolkin.com.br