Releases 21/09/2016 - 10:47

Candidato a vereador de São Caetano do Sul cria aplicativo Mandato Cidadão


São Caetano do Sul, SP--(DINO - 21 set, 2016) - A ressaca pós-impeachment e a crise política que se estende desde 2013 colocaram os candidatos às eleições municipais deste ano diante de um desafio sem precedentes, em um cenário de terra arrasada: como restabelecer os vínculos entre cidadãos e candidatos? E como converter a descrença em confiança no processo político?

Na busca por uma forma participativa e transparente de fazer política, o candidato a vereador de São Caetano do Sul, Thiago Cavallini, idealizou um aplicativo que dará integralmente ao cidadão o poder de decidir as ações de seu mandato. O maior diferencial do app Mandato Cidadão é que não se trata de uma ferramenta apenas consultiva, mas sim decisória. "Reuni todo o meu aprendizado, ideias e inspirações sobre política para criar um app que vai colocar os cidadãos dentro da Câmara de São Caetano para participarem a hora que quiserem, onde quer que estejam. O poder é deles e é justo que decidam como eu, caso eleito vereador, devo agir".

Em fase de desenvolvimento, o aplicativo de participação direta permitirá que os cidadãos opinem sobre os projetos de lei que devem ser propostos e como o vereador deve votar no Legislativo. Será possível votar positivamente ou negativamente para aumentar a relevância de uma proposta e também deixar um comentário.

Por meio de uma interface simples e intuitiva, a população também poderá registrar propostas para melhorar a cidade, que serão avaliadas por outros participantes e levadas à Câmara quando estiverem entre as mais populares. Os projetos de outros vereadores serão igualmente avaliados para aumentar a relevância da opinião pública no cotidiano do legislativo.

"A ficha ainda não caiu para a maioria dos candidatos, que continua a reproduzir fórmulas até quando promete a tal "nova política". Todo mundo fala em inovar e aumentar as formas de participação na política, mas ninguém dá as ferramentas pra isso. Para mudar a forma como se faz política hoje, precisamos de ideias corajosas, provocativas e que geram valor para a sociedade; precisamos de mais cabeças críticas e independentes criando soluções para o próprio bairro, para a cidade", diz o candidato.

Mesmo se não for eleito, Cavallini pretende levar o aplicativo Mandato Cidadão adiante como ferramenta de empoderamento do cidadão e da opinião pública. A previsão é disponibilizar o app para download até o final do ano de 2016.
Website: https://campanhasempapel.com.br