Releases 14/04/2017 - 18:36

Mercado livreiro cresce no primeiro trimestre de 2017


Rio de Janeiro, RJ--(DINO - 12 abr, 2017) - São Paulo, abril de 2017 ? O terceiro período* do Painel de Vendas de Livros de 2017 apresenta grande crescimento quando comparado aos números do mesmo intervalo no ano anterior: 12,34% em faturamento e 16,59% nas vendas em volume. O resultado foi fortemente influenciado pelas
promoções do Dia Internacional da Mulher nos pontos de vendas, que levaram a uma queda no preço médio de 3,65%.

A recuperação contribuiu para o mercado livreiro fechar positivamente o primeiro trimestre de 2017, no acumulado** das 12 primeiras semanas do ano. O desempenho é o melhor dos últimos dezoito meses, com aumento de 7,09% em faturamento e 6,89% em volume.

"A notícia é mais do que esperada pelo mercado e deve ser comemorada pelo fato de demonstrar que a recuperação é sólida, especialmente considerando que os três períodos acumulados já abrangem a época de volta às aulas e o carnaval. Há muito os índices de crescimento não superavam a inflação", comenta Ismael Borges, gestor do Bookscan Nielsen Brasil.

Esses são alguns dos dados do 3º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

* T. Mercado ? Período 3: 2016 (29/02 a 27/03/2016) x 2017 (27/02 a 26/03/2017)
**T. Mercado ? Acumulado WK01 / WK12: 2016 (04/01 a 27/03/2016) x 2017 (02/01 a 26/03/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do "caixa" das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL - Criado em 1940, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal ? Assessora de Comunicação
assessoriacomunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN - Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de gestão de informação, que proporciona um entendimento completo sobre o que os consumidores assistem e compram (Watch & Buy). No segmento Watch, a Nielsen oferece aos clientes de mídia e publicidade serviços de medição de audiência (Total Audience) de qualquer dispositivo em que é possível ter acesso a conteúdos (vídeo, áudio, texto). O segmento Buy oferece aos fabricantes de bens de consumo e varejistas uma visão global única do desempenho da indústria. Ao integrar as informações dos segmentos de Watch e Buy com dados de outras fontes, a Nielsen apresenta aos seus clientes uma medição de primeiro nível, bem como análises avançadas que permitem o crescimento de seus negócios. A Nielsen, empresa conceituada na Standard & Poors 500, está presente em mais de 100 países, representando 90 por cento da população mundial. Para mais informações, visite www.nielsen.com.

CONTATO COM A IMPRENSA
Angélica Vargas ? Comunicação Externa Brasil
angelica.vargas@nielsen.com / (+55 11) 4613718
Website: http://www.snel.org.br