São Paulo, SP--(
DINO - 26 jun, 2019) -
Os anos 80 popularizaram um estilo de casamento marcado pelo exagero. Mangas bufantes, bolos com vários andares, cores vibrantes e entre outras tendências que tornavam essa festa um evento extremamente caro e luxuoso. Hoje em dia, o simples está em alta. Cada vez mais casais preferem organizar cerimônias com convites no estilo rústico e festas intimistas. O
tema rústico é uma tendência que veio para mudar o mercado de casamentos, e isso não significa que este deixou de ser rentável. Dados do Instituto Locomotiva para a Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta) apontam para a movimentação de 4,9 bilhões de reais destinados a casamentos em 2016, apenas no estado de São Paulo.
O
Elo7 é uma empresa reconhecida no Brasil por seu site repleto de produtos artesanais e personalizados, produzidos tanto por pessoas que buscam complementar a renda com a venda de peças feitas à mão, como também por empresas que priorizam a criatividade em suas criações. Entre suas categorias, está a de casamentos, a qual começou com a venda de itens mais básicos para a cerimônia, como os
convites e
topos de bolo. Hoje em dia, a empresa oferece produtos para quase toda a festa, atendendo às demandas de casais que precisam de ajuda com a organização do casamento em todo o país.
Entre maio de 2018 e o mesmo período deste ano, foram mais de 1.500 vendas de produtos destinados a casamento na categoria “rústico”. “Percebemos uma nova demanda em um setor completamente diferente daquele que estávamos habituados a lidar. Os clientes de casamento são diferentes dos que nos procuram em busca de peças artesanais, por isso estamos investindo cada vez mais em comunicações específicas para o público de casamentos, e o tema rústico é o favorito”, afirma Jackeline Braga, líder no novo setor de casamentos do Elo7.
O estilo rústico ficou ainda mais popular quando casais famosos deixaram de organizar festas extravagantes para se casar em ambientes mais intimistas e decorados por itens mais simples, remetendo muitas vezes à natureza. O ator Chay Suede e a modelo Laura Neiva, por exemplo, se casaram no jardim da própria casa, já a youtuber Karol Pinheiro e o empresário Arthur Pezzi, presentearam os convidados com marcadores de páginas personalizados e livros garimpados de um sebo.
Apesar de possibilitar que os noivos façam alguns dos itens decorativos da própria cerimônia - o popular DIY, sigla americana de
do it yourself (faça você mesmo) - o estilo rústico não é necessariamente barato. Este tema dá diversas possibilidades aos noivos para que a festa seja mais econômica do que um casamento clássico e luxuoso, entretanto, diversas empresas surgiram no mercado para proporcionar experiências conectadas ao tema. Serviços de fotografia e bebidas personalizadas, por exemplo, são algumas das tendências fortes entre os casamentos que podem encarecer o orçamento dos noivos. “O mercado de casamentos está em transformação para atender às demandas destes noivos minimalistas, mas não deixou de ser lucrativo”, afirma Braga.
Website:
https://www.elo7.com.br/