- A divisão de medicamentos isentos de prescrição médica da Merck continua sendo a que mais cresce entre as unidades da empresa alemã no segundo trimestre de 2014
- O sucesso comercial da Merck Consumer Health é resultado de crescimento orgânico derivado de inovação em seus produtos atuais, crescimento inorgânico com novas marcas e expansão geográfica nos mercados emergentes
DARMSTADT, Alemanha--(
BUSINESS WIRE)--29 de Setembro de 2014--A divisão de medicamentos OTC (vendidos sem necessidade de receita médica) da Merck vem demonstrando um crescimento significativo em 2014. O bom desempenho é atribuído a três fatores: inovações no portfólio de produtos, novas marcas transformadas em produtos sem prescrição médica e ampliação do alcance geográfico da empresa.
Sob a liderança do Presidente e CEO Uta Kemmerich-Keil, a divisão Consumer Health está seguindo a estratégia "3x3" de estabelecer uma participação de mercado mínima de 3% e pelo menos três marcas fortes por mercado-chave. Esta estratégia está sendo executada ao focar nas marcas já existentes, novas marcas adquiridas ou alocadas e expansão geográfica para mercados emergentes com grande potencial de crescimento. A estratégia "3x3" permitiu que a divisão Consumer Health continuasse como a unidade de mais rápido crescimento da Merck, conforme demonstrado pelos números do desempenho referentes ao segundo trimestre de 2014.
"Este ano vimos um crescimento consistente e sustentável da divisão Consumer Health da Merck, tanto em nosso portfólio já existente, quanto de marcas incorporadas desde o início de 2014, afirmou Uta Kemmerich-Keil. Com expansão geográfica em mercados emergentes de rápido crescimento e foco contínuo na inovação de produtos, mantivemos nossa posição como a divisão da Merck de mais rápido crescimento. Continuamos comprometidos com a implementação da estratégia "3x3", que produziu resultados importantes até hoje e continuará a ser a pedra fundamental da nossa estratégia de negócios," comentou o CEO.
Crescimento orgânico
O foco na evolução das marcas já existentes para atender às expectativas dos pacientes por meio de inovações nos produtos foi o principal impulsionador do sucesso. Este ano, na Alemanha, por exemplo, a divisão Consumer Health da Merck ampliou sua marca Nasivin
® com o lançamento do Mentholfresh - uma nova formulação do produto para oferecer um estimulante de mentol. Como resultado, 90% dos consumidores reportaram alta eficácia do produto.
Na França, a Merck Consumer Health desenvolveu Bion
® Equilibre, um produto criado para atender à crescente demanda dos consumidores por suplementos de magnésio. Lançado em setembro de 2014, o Bion Equilibre foi desenvolvido através de uma abordagem científica que combinou o complexo de magnésio com um ingrediente bioativo, TriBion
® e vitaminas, especificamente projetado para combater o cansaço e o estresse.
No Reino Unido, a empresa revitalizou seu suplemento nutricional Seven Seas
® para se concentrar nas necessidades específicas dos consumidores mais velhos interessados em ficar em forma e saudáveis. Sob o conceito de 'Perfect 7', a Merck está contando a história de como seus produtos podem retardar o processo de envelhecimento de sete maneiras, com benefícios específicos para homens e mulheres.
Crescimento inorgânico
Em janeiro de 2014, a Merck Consumer Health integrou com sucesso as marcas Neurobion
® e Floratil
®, que antes pertenciam à divisão Merck Serono, transformando-as em produtos sem prescrição. O negócio agora está voltado para o crescimento orgânico incremental de ambas as marcas.
Na Indonésia, a empresa trabalhou com a Associação de Neurologistas da Indonésia e profissionais de saúde para destacar os riscos causados por danos nos nervos. O projeto visava aumentar a conscientização do público sobre neuropatia, especialmente em pessoas com mais de 30 anos de idade, e posicionou o papel das vitaminas neurotrópicas no reparo das células nervosas danificadas. A iniciativa alavancou o desempenho do Neurobion e consolidou a Merck como especialista em saúde dos nervos na Indonésia.
A transformação da divisão Consumer Health no Brasil, com a integração e início da consumerização das marcas Neurobion e Floratil, apresentou resultados muito positivos em 2014, fruto de uma estratégia que envolveu ativação de pontos de venda, presença junto aos médicos e publicidade em meios de comunicação de massa. Primeiro, as marcas OTC da Merck ganharam bastante visibilidade em 6.200 farmácias brasileiras por meio de uma forte campanha de ativação de ponto de vendas, incluindo o treinamento dos atendentes e o aumento da presença das marcas.
Além disso, a dedicação total das equipes de detalhamento médico para as marcas da Consumer Health melhorou significativamente a entrega das marcas Neurobion e Floratil aos médicos. Por fim, a veiculação de um novo comercial de TV do Floratil, exibido com sucesso na região norte do país desde o terceiro trimestre de 2013, aumentou as vendas do produto em 42% comparado ao ano de 2013 (acumulado no ano), oferecendo ao mesmo tempo um novo posicionamento da marca para os consumidores.
Expansão Geográfica
Também no Brasil, a divisão Consumer Health da Merck lançou, em agosto de 2014, sua marca Bion 3
® um produto multivitamínico probiótico que ocupa posições de liderança em outros mercados-chave, como Chile, Bélgica e França. O lançamento ilustra a importância do terceiro pilar da estratégia "3x3", ao ampliar a presença da divisão nos principais mercados emergentes com produtos estabelecidos mundialmente. Somado aos esforços de crescimento orgânico das marcas já existentes, como Cebion
®, e a consumerização de Neurobion e Floratil, o lançamento do Bion 3 torna o Brasil - um dos mais importantes mercados de OTC do mundo - um modelo na estratégia 3x3 da Merck Consumer Health.
A Consumer Health se mantém como a divisão de mais rápido crescimento da Merck
No segundo trimestre de 2014, a Divisão Consumer Health divulgou um crescimento orgânico de 8,5% (combatido por impactos negativos do câmbio de -5,2%) para 184,7 milhões em relação ao mesmo período em 2013. As principais marcas que levam a esse crescimento incluem Neurobion em várias regiões e Femibion
® na Alemanha. O segundo trimestre de 2014 também demonstrou um aumento do lucro (EBITDA pré-itens lançados de uma única vez) de 16,7%, passando para 41,4 milhões em comparação aos 35,5 milhões do mesmo período do ano anterior.
Sobre a Divisão Consumer Health da Merck
As marcas da divisão Consumer Health da Merck, tais como Neurobion
®, Floratil
®, Bion
®, Nasivin
®, Seven Seas
®, Femibion
®, Kytta
®, Sangobion
®, Sedalmerck
® e Cebion
®, são líderes inovadoras nos principais mercados, sustentadas pela ciência e confiança dos consumidores no mundo todo. A divisão Consumer Health possui cerca de 2.000 funcionários ativos no mundo todo em mais de 40 mercados. Desde 2014, o portfólio é composto por marcas com faturamento total anual superior a US$ 1 bilhão. A Consumer Health é uma divisão do Grupo Merck, com sede mundial em Darmstadt, Alemanha.
Todos os Comunicados de Imprensa da Merck são distribuídos por e-mail ao mesmo tempo em que são disponibilizados no site da Merck. Acesse
www.merckgroup.com/subscribe para se cadastrar on-line, alterar sua seleção ou cancelar este serviço.
Sobre a Merck
A Merck é uma empresa líder de produtos inovadores de alta qualidade e alta tecnologia nas indústrias farmacêutica e química. Cerca de 39 mil funcionários trabalham em 66 países para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, promover ainda mais o sucesso dos nossos clientes e ajudar a enfrentar os desafios globais. Geramos uma receita total de 11,1 bilhões em 2013 com as nossas quatro divisões: Merck Serono, Consumer Health, Performance Materials e Merck Millipore.
A Merck é a mais antiga empresa farmacêutica e química do mundo. Desde 1668, nosso nome é sinônimo de inovação, sucesso comercial e empreendedorismo responsável. A família fundadora continua a ser o acionista majoritário da empresa até o presente momento. Somos a Merck, a original, e mantemos os direitos globais do nome e da marca Merck. As únicas exceções são no Canada e EUA, onde somos conhecidos como EMD.
O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.
Merck
Lars Atorf
Telefone +49 6151 856-3114