Releases 04/05/2015 - 18:35

Como criar um aplicativo de sucesso e fidelizar usuários?


(DINO - 04 mai, 2015) - As vendas de dispositivos móveis continuarão crescendo no país em 2015. De acordo com a consultoria especializada IDC Brasil, a comercialização de computadores, tablets e smartphones movimentará aproximadamente 27,5 bilhões de dólares. O cenário promete trazer um grande volume de novos usuários para os aplicativos. Então, se sua empresa ainda não tem um app, certamente é hora de criar um. E se ela já tem, por que não aproveitar o bom momento para conquistar e fidelizar usuários?

Mais do que nunca, as pessoas têm acesso a uma gama enorme de apps e se seu aplicativo não realiza as funções esperadas ou não é suficientemente atraente, bastam alguns toques para encontrar opções melhores. Por isso, é vital refletir sobre estratégias que diferenciem o app da sua empresa dos concorrentes.

Segundo o Head de Produtos e Usabilidade da Wappa, Rodrigo Gimenes, o sucesso de um aplicativo está ligado a fatores que vão muito além de bom desempenho. Não basta cuidar da concepção do app, programação e do suporte ao consumidor. Aliar simplicidade a um belo design, que harmonize cores e ofereça a melhor experiência ao usuário, faz toda a diferença. "É importante criar conexões emocionais com a tecnologia, fazendo com que as pessoas queiram de fato usá-las", ressalta Gimenes.

Para criar ou aprimorar um app com essas características, é indispensável conhecer o perfil de seus usuários. A idade, por exemplo, é um fator determinante na escolha do tipo e tamanho das fontes usadas no app. Além disso, é importante ter foco na experiência do usuário. Neste sentido, nada melhor do que fazer uma imersão, observando situações de uso do app, realizando entrevistas e registrando impressões.

Foi exatamente isso que a equipe de TI e design da Wappa fez antes de lançar a última versão de seu app para taxistas. "Fomos passageiros em várias corridas, conversamos com motoristas, acompanhamos atividades de credenciamento e analisamos necessidades e comportamentos dos taxistas", conta o Diretor de TI da Wappa César Matias.

Essa imersão mostrou, por exemplo, que os taxistas costumam mapear os principais horários e locais em que pegam mais corridas. Pensando nisso, a Wappa inseriu um "mapa de calor" no novo app, indicando pontos com maior probabilidade de corrida na região onde cada motorista está. "A mudança agregou valor ao aplicativo e fez sucesso entre os taxistas", comemoram Gimenes e Matias.

Na visão do Head de Produtos e Usabilidade, qualquer empresa pode ter um app atraente, desde que tenha a satisfação do cliente como meta e seja criativa, se reinventando sempre e buscando conceitos diferentes de tudo o que já foi pensado. Como declarou Steve Jobs no lançamento do Macintosh, em janeiro de 1984, a empresa deve ter visão e apostar. "Para nós, o objetivo é sempre o próximo sonho".