São Paulo, São Paulo--(
DINO - 18 dez, 2018) - Quem trabalha com cinema sabe que há uma verdadeira avalanche burocrática que, por vezes conduzidas de forma inadequada, acabam travando as fases de pré-montagem e filmagem, tornando a produção inviável ainda na sua origem. É quando entra em cena outro tipo de arte, a contabilidade fiscal, trabalho que não aparece por trás dos inúmeros prêmios recebidos pelos produtores Caio e Fabiano Gullane.
Esse foi o ponto em comum e decisivo no sucesso de cinco produções do cinema brasileiro - Que horas ela volta? (2015), Amazônia (2014), O lobo atrás da porta (2013), O ano em que meus pais saíram de férias (2006), e Como nossos pais (2017). Além da assinatura da Gullane Entretenimento, um dos grandes expoentes na produção de conteúdo audiovisual no País, houve o trabalho de contabilidade consultiva, realizado pela Planned Soluções Empresariais. A empresa foi a responsável pela gestão de todos os processos administrativos, em termos fiscais e legislativos, para a viabilização desses projetos. Um exemplo: a contratação de serviços e mão de obra e organização da documentação necessária exigida pela legislação.
No longa metragem Amazônia, uma coprodução com a francesa Biloba e que levou mais de 100 profissionais à floresta, Caio Gullane lembra dos desafios da abertura de um consórcio para receber os aportes brasileiros e franceses, o que agilizou o trâmite de câmbio entre os dois países e facilitou a utilização dos recursos durante a produção.
"Em Manaus, tivemos muita dificuldade para encontrar fornecedores com documentos fiscais válidos. Mas para nossa tranquilidade, tivemos a Planned, nossa parceira estratégica desde 2010 para este tipo de assunto. Eles nos ajudaram a orientar todos os prestadores locais a fazer a regularização de suas empresas junto à Secretaria da Fazenda. Dessa forma, todos os pagamentos e impostos foram recolhidos de maneira correta", afirma.
Durante outra filmagem de um projeto em Bariloche (Argentina), era necessário compreender como funcionavam as regras e as legislações locais, tanto para pagamentos e compras realizadas no país vizinho, e também entender como deveria ser feito o envio correto de remessas para pagamentos de fornecedores. "Mais uma vez, recebemos ótimas análises de possibilidades de remessas para que pudéssemos nos organizar e orçar a produção da melhor maneira possível, sem que tivéssemos qualquer imprevisto no meio do caminho", conta Caio Gullane.
"Nosso trabalho não fica restrito à análise documental para os departamentos financeiro e de controladoria. Na consultoria existe inteligência e gestão, enquanto na contabilidade tradicional, o serviço é burocrático, mecânico e de baixo valor agregado", afirma Adelmo Nunes Pereira, diretor presidente da Planned Soluções Empresariais. O escritório realiza ainda consultoria para a realização de novos negócios da produtora. "Esse é diferencial que oferecemos para as produtoras de cinema, como a Gullane, pois além do trâmite documental do dia a dia, damos todo suporte de assessoria estratégica para o melhor encaminhamento dos projetos", completa.
O executivo afirma que são ainda especialistas em produções culturais, com know-how na regulamentação do mercado audiovisual brasileiro e nas regulamentações das leis de incentivo fiscal.
Adelmo conta que continua presente no dia a dia da produtora e participa de todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, desde os primeiros aportes - seja por via leis de incentivo, com recursos da própria Gullane ou de seus parceiros e produtores. Além disso, os profissionais do escritório de consultoria contábil têm acesso remoto ao servidor do cliente para analisar e orientar a melhor maneira de como os lançamentos devem ser feitos para garantir mais agilidade no fechamento fiscal, contábil e de departamento pessoal no final do mês.
"Essa precisão assertiva das análises gera menos trabalho durante as auditorias e prestações de contas dos projetos finalizados. Dessa forma, nossa equipe de prestação pode focar em outras diretrizes pois temos a certeza e a segurança de que toda documentação está sendo analisada e encaminhada da melhor forma possível", completa Caio Gullane.
Website:
http://www.planned.com.br