A Black Friday 2021 será realizada no dia 26 de novembro. Embora seja uma excelente data para realizar compras, é importante fazer um planejamento para não se enrolar com as contas.
Pensando nisso, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar a utilizar o cartão de crédito na Black Friday da melhor forma possível. Confira!
Antes de tudo: O que é a Black Friday?
A partir de meados de novembro é quase impossível não ser impactado por um anúncio promocional. Isso porque a grande maioria dos proprietários de lojas e estabelecimentos aproveitam a Black Friday para oferecer promoções tentadoras.
A data foi criada pelos comerciantes americanos há quase 50 anos. Por lá, a sexta-feira seguinte ao Dia de Ação de Graças passou a ser sinônimo de descontos e boas ofertas.
Ao longo dos anos, a data se popularizou pelas enormes filas de espera e correria em diversas lojas. Hoje, com a internet, a realização das compras se tornou mais prática, e outros países passaram a adotar o evento para oferecer descontos e promoções mais atrativas.
Apesar de ser uma boa oportunidade para adquirir produtos a preços especiais, é preciso atenção redobrada com o uso do cartão de crédito. Afinal, é fácil se deixar levar pelas promoções e acabar comprometendo o seu orçamento.
Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar a aproveitar as melhores ofertas Black Friday 2021.
6 dicas para aproveitar a black friday 2021
Durante a Black Friday, muitas empresas apostam em estratégias que influenciam na decisão de compra dos clientes. Por isso, é importante ter cuidado e se planejar para não se deixar levar pelos preços e condições tentadoras de consumo.
Por essa razão, separamos algumas dicas práticas sobre como usar o cartão de crédito da melhor maneira durante a Black Friday. Vamos lá?
Faça um planejamento
Não tem como fugir: se você deseja fazer um grande investimento, o primeiro passo é fazer um planejamento financeiro. Com ele, você saberá quanto dinheiro poderá gastar em compras na Black Friday sem comprometer o seu orçamento.
Nessa etapa, também é importante pesquisar quais produtos você gostaria de comprar e os seus respectivos preços. Assim, poderá comparar os valores com desconto e avaliar se vale a pena fazer a compra no momento.
Lembre-se: desconto é bom, mas o barato pode sair caro se isso levar a sua conta bancária ao vermelho. Por isso, fazer um controle do orçamento é fundamental para não se perder depois.
Cheque o limite do cartão de crédito
É bem provável que o limite do seu cartão esteja comprometido com custos fixos do seu dia a dia. Então, antes de realizar qualquer compra, o primeiro passo é verificar o limite disponível.
Durante a Black Friday, muitos consumidores solicitam um aumento de limite. Mas, será que essa prática é a melhor opção? A resposta é: depende!
O limite do seu cartão de crédito é uma ferramenta de controle de gastos. Porém, em alguns casos pode ser uma barreira para aproveitar uma boa oportunidade.
Sendo assim, a nossa dica é que você solicite um novo limite somente para fazer compras planejadas. Ou seja, adquirir produtos que você realmente precisa e que caberão no orçamento do mês.
Analise a necessidade de parcelamento
Embora o parcelamento seja muito recomendado para não sobrecarregar as contas do mês, ele deve ser usado com cautela. Na verdade, ele é vantajoso para quem possui um bom planejamento financeiro.
Afinal, é preciso ter consciência de que o compromisso com as contas durará muito mais tempo. Além disso, avalie os juros aplicados nas parcelas para não realizar compras que comprometam mais de 30% do seu salário.
Tenha atenção com compras internacionais
É comum que os brasileiros aproveitem as ofertas Black Friday para comprar produtos internacionais. Porém, neste caso é preciso atenção redobrada. Primeiramente, a maioria dos preços anunciados não inclui a taxa de entrega. Portanto, fique atento ao valor cobrado para despachar as compras.
Outro cuidado importante é em relação à taxa na alfândega. Isso porque todos os produtos enviados por estabelecimentos do exterior estão sujeitos à cobrança de taxas ao entrarem no país.
Essa taxa é cobrada sobre o total da importação, ou seja, será incluso no valor total o preço do produto, o frete e o eventual seguro daquele item. Portanto, faça o cálculo antes de realizar a compra para saber se realmente vale a pena o desconto oferecido.
Por fim, tenha muito cuidado com a variação do câmbio. A maioria das operadoras de cartão de crédito calcula quanto você vai pagar pelo dólar próximo ao fechamento da fatura. Então, confirme com o seu banco como essa cobrança é realizada para não ter surpresas indesejadas.
Acompanhe os preços em diferentes sites
Uma boa dica é preparar uma lista de desejo com tudo o que pretende adquirir na Black Friday 2021. Em seguida, você pode criar um login e senha em sites confiáveis e monitorar os preços de cada item.
Dessa forma, ficará mais fácil de avaliar se o desconto realmente vale a pena.
Use o cartão virtual
Embora o cartão virtual seja uma alternativa nova, já está conquistando muitos consumidores. Como o nome sugere, o cartão pode ser utilizado apenas para compras online.
Assim como o cartão físico, o cartão virtual possui um número que pode ser cadastrado em lojas online, sites e aplicativos. O diferencial é que, geralmente, os números do cartão físico e virtual são diferentes.
Dessa forma, você evita que fraudadores de dados ou cibercriminosos usem o seu cartão de crédito oficial. Além disso, caso o cartão usado para compras online seja bloqueado ou cancelado, você não fica sem o cartão físico para o seu dia a dia.
Outra vantagem é que a validade do cartão virtual é por tempo limitado e apenas para uma compra, seja nacional ou internacional. Porém, você pode solicitá-lo mais de uma vez no seu banco.
Por fim, é importante saber que o limite do cartão virtual está vinculado ao cartão físico. Conheça as melhores opções de
cartão de crédito virtual e solicite o seu!
Faça compras na Black Friday e receba parte do dinheiro de volta
Agora que você já sabe como funciona a Black Friday no Brasil, é hora de se programar para aproveitar a data da melhor forma possível. Para isso, você pode apostar no cartão de crédito com cashback.
O cashback é um benefício no qual a operadora do cartão de crédito reembolsa o consumidor com um pequeno percentual do valor gasto com cada compra.
Alguns programas devolvem o dinheiro na conta, permitindo o pagamento da própria fatura. Outros oferecem depósito diretamente na conta do consumidor, para ser utilizado livremente.
Ficou interessado? Conheça os principais
cartões de crédito com cashback disponíveis no mercado e peça já o seu!