Releases 17/05/2016 - 14:40

Princípios básicos e práticos para abrir um negócio de sucesso


Nacional--(DINO - 17 mai, 2016) - O tema empreendedorismo está em alta entre os brasileiros, e com o desemprego em ascensão as pessoas estão optando na abertura do próprio negócio. Em janeiro 2016, segundo Serasa Experian, foi registrado o aumento de 17% na abertura de novas empresas comparado ao mesmo período do ano anterior, sendo a categoria do MEI (Microempreendedor Individual) a fazer parte do maior percentual 10,4%.
Se você é umas destas pessoas que está pensando em deixar de lado a carteira de trabalho e investir em um negócio próprio dever ler com atenção algumas dicas apresentadas abaixo pela a Empresária Roberta Lasnaux, que saiu da conta negativa e faturou R$1milhão em um ano de crise. Segundo o IBGE quase metade das empresas que abrem são fechadas em 3 anos, muitos por não compreender ou seguir os passos abaixo.

? Autoconhecimento ? Conheça o seu perfil, habilidades e fraquezas.
Empresas são formadas por pessoas, e são elas que trarão todo o diferencial para o negócio, e neste caso você. Quando abre um negócio próprio tudo é você, não tem mais ninguém que te dará ordens ou mostrará o caminho, parece bom, mas quando é funcionário você divide a responsabilidade e na maioria das vezes é o seu chefe que paga pelos seus erros. Na sua empresa você tomará mais decisões por dia que muitas vezes não tomou na vida inteira, e se algo que não der certo não terá com quem dividir os prejuízos dos erros. Por todos os motivos apresentados é muito importante que você tenha pleno conhecimento do seu perfil, se tem habilidades além de técnicas, mas também como gestão de pessoas, controle financeiro, coragem de assumir riscos que podem mudar a sua vida do dia para a noite, e o mais importante conhecer profundamente as suas fraquezas, porque as suas fraquezas serão as fraquezas da empresa e elas podem te fazer desistir ou falir. Você é o exemplo e o limitador da sua própria empresa.

? Compreenda o que é sucesso e a sua expectativa de vida
Sucesso é relativo para cada pessoa, mas aqui estamos considerando sucesso uma empresa que consiga se manter e que prospere. É importante que antes de iniciar a sua empreitada também defina o que é sucesso para você e aonde deseja chegar, se deseja ter uma empresa que fatura bilhões, conheça o preço que vai pagar para adquirir este sucesso, porque junto com todos os bônus vem os ônus proporcionalmente. Não pense que vai abrir um negócio para deixar de trabalhar ou trabalhar menos. Se não entendeu ainda, entenda que tudo é você principalmente no início, ninguém vai fazer igual a você e ninguém dá a mesma importância e valor para o seu negócio.

? Defina o mercado em que vai atuar e saiba que não existe fórmula mágica
As pessoas procuram fórmulas e negócios milagrosos que estão dando muito dinheiro, um exemplo disso é o crescimento muito grande de pessoas que buscam investimentos em franquias ou em mercados como o Varejo de Paletas Mexicanas que "estava na moda" nos últimos tempos, e não precisa ser nenhum expert no assunto e nenhum estudioso para ver que a maioria fechou. Isso acontece porque as pessoas investem tudo que podem em um negócio que não conhecem e muitos nem sequer estudam o ponto, plano financeiro e etc.
Se você pretende deixar a sua carteira de trabalho de lado e investir todo o seu dinheiro (carro, FGTS, seguro desemprego e sua poupança) neste negócio, que seja em algo que você já entende, que conheça o caminho que aquele mercado percorre ou, como segunda alternativa, ame e ame muito o que vai fazer, porque tudo dá e não dá dinheiro neste mundo. Se você escolher a segunda alternativa que é apenas o amor, saiba que como não tem conhecimentos na área e não conhece ninguém, então você vai sofrer mais até descobrir o caminho das pedras. Mas também é possível.

? Monte o plano e modelo de negócio
Depois de definir em que mercado que irá empreender é preciso muito estudo não só da área técnica (o básico), do mercado, do ponto, dos clientes, mas também de plano financeiro, gestão de pessoas, empreendedorismo, marketing, vendas, administração, finanças e dependendo do negócio outros estudos são necessários. Busque entidades que oferecem diversos cursos gratuitos. Você precisa se sentir pronto e com uma visão limpa de tudo o que vai e precisa fazer para o seu negócio dar certo. É muito importante fazer testes pequenos, simulações, antes de investir todas as suas fichas e dinheiro. Ex. Vai abrir uma loja de roupa, teste vender por um tempo de casa em casa. Se vai abrir um restaurante, inicie vendendo para as pessoas do seu bairro, amigos e familiares e assim por diante.

? Sempre tenha um plano B
Neste momento não estamos indicando que seja pessimista, mesmo porque a energia é o coração para tudo dar certo, mas sempre conte com o plano B, pense no que e como vai reagir se der errado o que planejou. A chance de dar errado é de pelo menos 50%, sem contar que está em desvantagem, pensando que nunca teve uma empresa antes. Quantas vezes uma criança cai antes de começar a andar?.

? Execute
Este item é aonde muitos erram e saem dos trilhos. No papel tudo é possível e aceitável, mas quando vamos para a prática muitas vezes as reações e comportamentos dos clientes, fornecedores e etc são contrários ao necessário do plano, é neste momento que precisa de muita dedicação, persistência, flexibilidade e fazer uso de toda a sua capacidade de ações rápidas e estratégicas. Mas execute, reexecute e execute novamente tentando o mais próximo do que planejou, se necessário refaça o planejamento. Mas se fez todo o dever de casa anterior tem tudo para conseguir superar as execuções iniciais e conseguir colocar a empresa nos trilhos para começar a andar sozinha.


Fonte: Serasa Experian, Jucesp e IBGE.
Website: http://www.versaobetablog.com/