Releases 06/06/2013 - 22:29

O Comitê Olímpico e Paralímpico e a Confederação de Esportes da Noruega: Oslo um passo mais pró


OSLO, Noruega--(BUSINESS WIRE)--6 de Junho de 2013--Com uma grande maioria de votos a favor, 52 a 7, a Câmara Municipal de Oslo votou nesta quarta-feira em favor de enviar um pedido conjunto da Cidade de Oslo e do Comitê Olímpico da Noruega (CON) ao governo da Noruega para uma Garantia contra Déficit Financeiro, relativa à uma possível proposta para a realização em Oslo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022.

"Este é um dia importante para o esporte norueguês", afirmou Børre Rognlien, presidente do CON. "Trabalhamos o ano todo após nossa decisão, em junho passado, de abordar o Município de Oslo sobre uma possível proposta para realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2022. Eu também estou muito aliviado com a maioria clara e muito contente pelas deliberações construtivas anteriores à decisão. Sentimos que os interesses da organização de esporte foram ouvidos. Enxergamos grandes possibilidades para todos os esportes noruegueses, e definitivamente vemos a situação otimizada pelo fato de sermos também sede dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude de 2016 em Lillehammer, e reutilizar alguns dos locais modernizados para os Jogos de Inverno de 1994", concluiu Rognlien.

"A Prefeitura acredita que a capital da Noruega - a Capital do Inverno no mundo - deva mais uma vez arcar com a responsabilidade de sediar um dos maiores eventos esportivos do mundo - os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno. Uma família esportiva norueguesa unida escolheu Oslo como candidata para sede dos Jogos de Inverno de 2022, e confirmou esse sentimento com uma resolução unânime durante a AGM no último fim de semana. Temos trabalhado duro para apresentar o que acreditamos ser um conceito vencedor - 'Jogos na Cidade'- perto da movimentada cidade para a alegria e benefício dos atletas, nossos visitantes e o público, além de toda a família olímpica", afirmou o prefeito, o Sr. Stian Berger Røsland.

O pedido conjunto para uma Garantia contra Déficit Financeiro será apresentado à Exma. Ministra da Cultura, Sra. Hadia Tajic em meados de junho. Depois, os cidadãos de Oslo poderão expressar seus pontos de vista durante um referendo consultivo no dia de eleições em 9 de setembro.

"Queremos criar jogos para toda a nação e mostrar ao mundo que a Noruega é, de fato, o berço dos esportes de inverno. Estamos muito contentes com os esforços da cidade de Oslo. Agora, é nosso trabalho manter o ritmo e criar o entusiasmo necessário na cidade antes do referendo. Temos certeza de que seremos capazes de apresentar um conceito completo e interessante para o governo norueguês - e por sua vez - para o COI", concluiu o presidente do CON.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

O Comitê Olímpico e Paralímpico e a Confederação de Esportes da Noruega
Geir Owe Fredheim
Fone: +47 472 359 57 / +47 21 02 90 83
E-mail: geir.o.fredheim@idrettsforbundet.no