Último estudo sobre Live Marketing no Brasil, divulgado pela AMPRO, (Associação de Marketing Promocional) revelou que o setor movimenta cerca de R$ 43,9 bilhões no País, sendo que 77% das empresas optam pelos investimentos em eventos, feiras e congressos.
Uma das experiências promovidas pelas grandes empresas são os eventos personalizados que criam novas possibilidades de venda e aproximam o consumidor da marca.
Aproximar o consumidor de uma marca tem sido uma tarefa cada vez mais difícil para os profissionais de marketing. Assim como a grande variedade de informações na internet e nos pontos de venda, o público segue muito mais sedento por novidades e tendências, uma vez que o acesso às informações de um produto são rápidas e instantâneas.
Os novos consumidores preferem investir em uma experiência marcante ao pagar por um objeto de luxo. Em uma pesquisa realizada pela Euromonitor, enquanto o mercado de luxo teve uma queda significativa de 8,5% em suas vendas em 2017, as experiências como gastronomia e turismo devem crescer pelo menos 10% no Brasil até 2022.
Uma alternativa para fugir da mesmice é a utilização dos eventos personalizados como uma ferramenta poderosa de Live Marketing. Os cases de sucesso variam desde casas-conceito temáticas até às lojas temporárias espalhadas pela cidade. Estes eventos com dia e hora certa para acabar fazem da experiência ainda mais exclusiva e limitada.
Os espaços inusitados são palco de grandes produções, experiências criadas sob medida e customizadas ao público, o que sugere o compartilhamento de conteúdo nas redes sociais, trazendo ainda mais visibilidade para a marca e, claro, fazendo com que aquele espaço seja um “objeto de desejo” pelos espectadores.
Além da experiência com o institucional da marca, os eventos personalizados servem como laboratório para teste de novos produtos. Uma vez que o ambiente em que o consumidor adquire o produto é positivo e surpreendente, ele poderá associar tal produto à esse aspecto, ou seja, a possibilidade do produto ser aceito posteriormente no mercado será maior. Outro ponto positivo é a oportunidade da venda presencial, que, dependendo do produto é uma das mais garantidas.
"Em um evento personalizado o consumidor precisa ter uma experiência fantástica com a marca, para isso, investimentos em novas tendências e tecnologias aliadas à um bom storytelling são fundamentais para o sucesso do projeto.”, afirma Tatyane Luncah, Diretora da agência Grupo Projeto e especialista em Live Marketing.