São Paulo e Rio de Janeiro--(
DINO - 11 ago, 2016) - O mercado de turismo é o dobro do tamanho do mercado automobilístico, com mais de 1 bilhão de pessoas viajando anualmente, movimentando mais de 2,5 trilhões de dólares e com o crescimento de 5% ao ano.
O processo de planejamento de uma viagem mudou radicalmente na era da economia colaborativa e do turismo mobile, principalmente para os Millennials, que têm idades entre 18 e 34 anos.
O modelo atual de dicas e recomendações é baseado apenas em um perfil demográfico, com informações focadas no turismo de massa. A proposta do LiveGuide.me é humanizar esse modelo, baseando-o em um perfil psicográfico, personalizando a forma de viajar.
Qualquer pessoa pode ser um LiveGuide! Após um cadastro simples e descomplicado, esses potenciais guias locais, passam por um processo de avaliação e entrevista e, depois de aprovados, estão aptos a interagir com os usuários do LiveGuide.me.
Com a base de guias cadastrados, o turista entra no LiveGuide.me e inicia um chat para interagir em tempo real com um LiveGuide, para obter dicas e recomendações locais. Desta forma, o usuário ganha tempo, uma vez que ele deixa de consultar guias de viagem tradicionais, blogs ou sites de recomendação.
O LiveGuide.me tem como target o turismo global. Seu lançamento, em 2016, em duas cidades brasileiras, cumprirá o papel de validação do serviço. A estratégia de implementação do LiveGuide.me, no primeiro ano, tem como foco as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
Sua expansão ocorrerá no segundo ano de operação com a abertura de novas cidades no Brasil e nos Estados Unidos. O LiveGuide.me entrará no mercado mundial do turismo, cidade a cidade, por meio da captação, cadastramento e análise de perfil dos guias locais. Feito isso, inicia-se o processo de divulgação para o usuário final, que deverá baixar o app e utilizar o serviço de forma simples e rápida.
Qualquer pessoa pode ser um guia de sua cidade, e ser remunerado por isso. Essa é a máxima do LiveGuide.me.
O PRODUTO
O LiveGuide.me é uma plataforma que, através de um simples cadastro, transforma qualquer pessoa em um potencial "guia turístico virtual" da cidade onde mora.
Com a base de "guias" cadastrados, o turista entra no app e abre um chat para teclar em real time e pedir dicas e recomendações locais.
Com isso os usuários não perdem tempo planejando a viagem e buscando informações em guias, blogs ou sites de recomendação e ainda escolhem uma pessoa local que tenha os mesmos interesses e life style.
O MODELO DE NEGÓCIO
Qualquer pessoa pode ser um guia de sua cidade, e ser remunerado por isso. Essa é a máxima do Liveguideme. O processo de remuneração pode acontecer de 2 formas:
1. O usuário final paga uma assinatura diária, semanal ou mensal do serviço.
2. O usuário final paga por uma relação de tempo de conversa x mensagens trocadas com seu guia.
Independente da maneira escolhida, 50% do valor pago vai para o próprio guia e 50% para o LiveGuide.me.
A estratégia de implementação e funcionamento do negócio é muito semelhante à utilizada pela Uber.
O liveguideme irá entrar no mercado mundial do turismo cidade a cidade, através da captação, cadastramento e análise de perfil dos guias locais (assim como a Uber faz com seus motoristas).
Isso feito, iniciaremos o processo de divulgação para o usuário final que deverá baixar o app gratuitamente e utilizar o serviço de forma simples e rápida.
No primeiro ano (2016) a operação tem como foco 2 cidades brasileiras:
Rio de Janeiro é a cidade que recebe mais turistas no Brasil e vai apresentar um boom significativo em função das olimpíadas em 2016.
São Paulo além de também possuir um número elevado de turistas, é 100% underground. Isso faz com que exista uma alta procura por atividades locais fora do turismo tradicional.