Releases 02/08/2018 - 10:40

Marketing impresso no mundo moderno: ainda funciona?


São Paulo, SP--(DINO - 02 ago, 2018) - Quando o assunto é atrair clientes para um determinado negócio ou empresa, as "receitas" são inúmeras. Surgem, com certa frequência, algumas soluções mágicas que prometem revolucionar o marketing e conduzir qualquer empreendimento ao sucesso. Contudo, nem sempre os novos empreendedores - ou mesmo os que já estão há mais tempo no mercado - têm a possibilidade de investir seu tempo e seus recursos em estratégias que ainda não tiveram seu valor corroborado por evidências. Nessa hora, a opção mais segura é a tradição, como o marketing impresso.

O surgimento e a consolidação do marketing impresso se deram de maneira quase orgânica, devido justamente ao caráter democrático de seus produtos. Ter em mãos um flyer ou um catálogo , por exemplo, não requer do potencial cliente nenhum esforço, recurso ou emprego de tecnologia. Envelopes , cartões de visita , cartazes e outros artigos similares são, por essência, acessíveis e, mesmo com espaço limitado, suportam grande quantidade de informação.

Essas características fizeram do marketing impresso uma fonte de credibilidade e segurança no universo das estratégias de marketing, principalmente ao compará-lo com outros métodos menos tradicionais. O marketing digital, entretanto, é uma exceção. Em pleno processo de crescimento, essa vertente do marketing se tornou a prioridade de muitas agências do setor, o que tem levado diversas empresas a desenvolverem suas estratégias no sentido de marcar sua presença no universo online.

Marketing Impresso e Marketing Digital: existe conciliação?

A Social Media Trends 2017, uma pesquisa realizada por uma das maiores agências de Marketing de Conteúdo da América Latina, constatou que 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais. Ainda de acordo com a pesquisa, essas empresas reconhecem que sua presença no ambiente digital traz benefícios como maior divulgação da marca, engajamento da audiência e ampliação das vendas e do número de clientes.

"As estatísticas e outros apontamentos feitos por especialistas mostram que o marketing digital veio pra ficar. Em contrapartida, o impresso não dá sinais de que está se despedindo", argumenta Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br), empresa com mais de 60 anos de história no mercado gráfico brasileiro. Para Eskenazi, o segredo está em extrair o melhor das duas vertentes. "Estratégias de marketing digital funcionam melhor quando conciliadas com ações em papel. O marketing impresso ajuda a complementar divulgações e a atingir novos e diferentes públicos", explica ele.

Uma das características necessárias a um empreendedor é a ousadia. Ainda mais importante é saber ousar mantendo os pés no chão. Explorar estratégias de marketing que integrem em um mesmo produto as características do impresso e do digital é fazer justamente isso: criar um diferencial sem correr riscos. E não são poucos os recursos passíveis de integração!

Para aproveitar todo o potencial de um simples cartão de visita , por exemplo, é possível inserir informações como as redes sociais da marca. Grande parte dos consumidores da atualidade prefere analisar primeiro o conteúdo online referente a uma marca antes de entrar em contato com ela de fato. Outra possibilidade é a inserção de um QR Code que, ao ser escaneado através de um celular, conduza a uma loja online ou à página de download de um aplicativo.

Links curtos também são uma tendência. Um e-commerce pode investir em um catálogo impresso de produtos e disponibilizar na descrição de cada um deles um link para a página onde eles podem ser encontrados e adquiridos. Além da possibilidade de fácil memorização, o uso dos links irá estimular a navegação na loja online.

Os materiais impressos também podem ser muito úteis quando se trata de incentivar o engajamento dos clientes. Folders e panfletos podem ser utilizados como estratégias de marketing promocional contendo códigos e cupons de desconto e, justamente por sua mobilidade e fácil manuseio, esses materiais podem circular com mais facilidade entre as pessoas, configurando também uma estratégia de marketing orgânico.

Saiba mais sobre a Gráfica Eskenazi

A Gráfica Eskenazi possui um parque gráfico próprio, com 12.000m² de infraestrutura na cidade de São Paulo. Por meio da loja online, seus produtos estão disponíveis para todo o território nacional, sem custos de entrega. A Gráfica Eskenazi disponibiliza ainda um kit de amostras gratuitas para que seus clientes possam se certificar da qualidade dos produtos e fazer seus pedidos com ainda mais segurança. Para mais informações e orçamentos, acesse www.lojagraficaeskenazi.com.br.


Website: http://www.lojagraficaeskenazi.com.br