São Paulo, SP--(
DINO - 02 ago, 2018) - Quando o assunto é atrair clientes para um determinado negócio ou empresa, as "receitas" são inúmeras. Surgem, com certa frequência, algumas soluções mágicas que prometem revolucionar o marketing e conduzir qualquer empreendimento ao sucesso. Contudo, nem sempre os novos empreendedores - ou mesmo os que já estão há mais tempo no mercado - têm a possibilidade de investir seu tempo e seus recursos em estratégias que ainda não tiveram seu valor corroborado por evidências. Nessa hora, a opção mais segura é a tradição, como o marketing impresso.
O surgimento e a consolidação do marketing impresso se deram de maneira quase orgânica, devido justamente ao caráter democrático de seus produtos. Ter em mãos um
flyer ou um
catálogo , por exemplo, não requer do potencial cliente nenhum esforço, recurso ou emprego de tecnologia.
Envelopes ,
cartões de visita ,
cartazes e outros artigos similares são, por essência, acessíveis e, mesmo com espaço limitado, suportam grande quantidade de informação.
Essas características fizeram do marketing impresso uma fonte de credibilidade e segurança no universo das estratégias de marketing, principalmente ao compará-lo com outros métodos menos tradicionais. O marketing digital, entretanto, é uma exceção. Em pleno processo de crescimento, essa vertente do marketing se tornou a prioridade de muitas agências do setor, o que tem levado diversas empresas a desenvolverem suas estratégias no sentido de marcar sua presença no universo online.
Marketing Impresso e Marketing Digital: existe conciliação?
A Social Media Trends 2017, uma pesquisa realizada por uma das maiores agências de Marketing de Conteúdo da América Latina, constatou que 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais. Ainda de acordo com a pesquisa, essas empresas reconhecem que sua presença no ambiente digital traz benefícios como maior divulgação da marca, engajamento da audiência e ampliação das vendas e do número de clientes.
"As estatísticas e outros apontamentos feitos por especialistas mostram que o marketing digital veio pra ficar. Em contrapartida, o impresso não dá sinais de que está se despedindo", argumenta Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Eskenazi (
www.lojagraficaeskenazi.com.br), empresa com mais de 60 anos de história no mercado gráfico brasileiro. Para Eskenazi, o segredo está em extrair o melhor das duas vertentes. "Estratégias de marketing digital funcionam melhor quando conciliadas com ações em papel. O marketing impresso ajuda a complementar divulgações e a atingir novos e diferentes públicos", explica ele.
Uma das características necessárias a um empreendedor é a ousadia. Ainda mais importante é saber ousar mantendo os pés no chão. Explorar estratégias de marketing que integrem em um mesmo produto as características do impresso e do digital é fazer justamente isso: criar um diferencial sem correr riscos. E não são poucos os recursos passíveis de integração!
Para aproveitar todo o potencial de um simples
cartão de visita , por exemplo, é possível inserir informações como as redes sociais da marca. Grande parte dos consumidores da atualidade prefere analisar primeiro o conteúdo online referente a uma marca antes de entrar em contato com ela de fato. Outra possibilidade é a inserção de um QR Code que, ao ser escaneado através de um celular, conduza a uma loja online ou à página de download de um aplicativo.
Links curtos também são uma tendência. Um e-commerce pode investir em um catálogo impresso de produtos e disponibilizar na descrição de cada um deles um link para a página onde eles podem ser encontrados e adquiridos. Além da possibilidade de fácil memorização, o uso dos links irá estimular a navegação na loja online.
Os materiais impressos também podem ser muito úteis quando se trata de incentivar o engajamento dos clientes. Folders e panfletos podem ser utilizados como estratégias de marketing promocional contendo códigos e cupons de desconto e, justamente por sua mobilidade e fácil manuseio, esses materiais podem circular com mais facilidade entre as pessoas, configurando também uma estratégia de marketing orgânico.
Saiba mais sobre a Gráfica Eskenazi
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Gráfica Eskenazi possui um parque gráfico próprio, com 12.000m² de infraestrutura na cidade de São Paulo. Por meio da loja online, seus produtos estão disponíveis para todo o território nacional, sem custos de entrega. A Gráfica Eskenazi disponibiliza ainda um
kit de amostras gratuitas para que seus clientes possam se certificar da qualidade dos produtos e fazer seus pedidos com ainda mais segurança. Para mais informações e orçamentos, acesse
www.lojagraficaeskenazi.com.br.
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