(
DINO - 28 abr, 2015) -
O release é uma das principais ferramentas utilizadas pela assessoria de imprensa na hora de fazer uma divulgação. Em linhas gerais, ele é o texto enviado às redações dos veículos de comunicação com a apresentação de uma sugestão de pauta. O conteúdo do release consiste na divulgação do tema de interesse da empresa, marca ou do profissional que está sendo assessorado.
Quem precisa dos serviços de uma assessoria de imprensa?
Todos aqueles que pretendem atingir o público alvo e conseguir mídia espontânea nos veículos de comunicação (jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e portais da internet).
Quando o release chega às redações, ele tem a chance de despertar o interesse do veículo de comunicação e, assim, a sugestão de pauta se torna uma matéria. Desta forma, é natural que o repórter responsável pela elaboração da reportagem entre em contato com a assessoria que enviou o release para que o assessorado seja fonte.
Mas aí que mora o "x" da questão. Durante um dia inteiro, as redações recebem inúmeros releases e devem definir quais sugestões de pauta serão "aceitas" e ganharão espaço naquele veículo.
Como competir com as outras tantas assessorias? Como fazer que o seu release desperte o interesse do jornalista e se transforme em uma matéria? Para isso, é preciso entender que um release não é um texto qualquer. Ele obedece a uma série de exigências e possui várias características que devem ser respeitadas. Quer saber como escrever um release eficiente? Confira as principais dicas:
- Redija um texto claro e correto: a principal regra na hora de elaborar um release é ter certeza que a informação divulgada será compreendida pelo seu leitor. Por isso, você deve escrever um texto de forma bem clara. Erros de informação ou de ortografia estão proibidos! Eles tiram a credibilidade da assessoria.
- Elabore um título direto e respeite o lead: como foi dito anteriormente, as redações recebem uma grande quantidade de releases por dia. Ao apresentar o assunto de forma direta, há mais chances do jornalista se interessar pelo que você tem a dizer. Na correria de uma redação, quanto mais objetivo o texto, melhor. Por isso, também é importante se respeitar o lead, que é uma estrutura de texto utilizada no jornalismo, onde as perguntas Quem? O que? Quando? Como? e Onde? devem ser respondidas logo no primeiro parágrafo.
- Procure conteúdos exclusivos: divulgar apenas as atividades de uma empresa, os benefícios de uma marca ou os serviços de um profissional pode não dar o retorno esperado, já que você não estará saindo do lugar comum. Busque informações que possam estar relacionadas com o seu assessorado e divulgue-as sugerindo a pauta.
- Use dados estatísticos e declarações oficiais: números e falas (também chamadas de aspas) de fontes oficiais agregam valor e credibilidade ao seu texto.
- Coloque informações de contato de quem está divulgando o release (telefone, e-mail, site): só assim os jornalistas poderão retornar o contato.
- Mantenha uma frequência correta no envio de releases: é importante não enviar muitos textos seguidos, mas manter a continuidade do trabalho. O espaço de uma semana entre o envio dos releases é o ideal.
Quem é o Dino?
O Dino é um portal que foi criado com a proposta de auxiliar na divulgação de releases. Por meio da nossa plataforma, você escreve o seu texto e tem as opções de inserir fotos, vídeos e endereços das redes sociais, tudo para tornar o seu release ainda mais interessante e ampliar as chances de que a imprensa o divulgue.
Para utilizar o Dino, você pode contratar um dos nossos quatro planos (Bronze, Silver, Gold ou Sob Medida), que garantem um número específico de divulgações mensais. Também é possível optar pela divulgação avulsa. Nós oferecemos a você as seguintes formas de pagamento: cartão de crédito, boleto ou por meio de uma conta no PayPal.
Ao escolher trabalhar com a gente, você garante que o seu release será publicado em até 140 sites ao mesmo tempo e disponibilizado para até 25 mil jornalistas. Além disso, ele será otimizado pelo nosso sistema para ser encontrado mais facilmente nas buscas feitas por meio do Google. Após cada divulgação, você recebe um relatório completo do desempenho do trabalho feito.