Releases 17/07/2014 - 13:41

Starbucks divulga primeira loja icônica na Colômbia em homenagem à rica herança cafeeira do paí


Primeiro país do mundo a servir café Starbucks® 100% de fornecimento local


Primeiro mercado na América Latina a oferecer o café Starbucks Reserve® e o sistema de coação de café Clover®


Cinquenta lojas planejadas para serem abertas no mercado nos próximos cinco anos


A empresa reitera o compromisso de longo prazo com os cafeicultores colombianos e anuncia investimentos no programa de liderança jovem nas escolas públicas de Bogotá em colaboração com a Alsea e a Nutresa


MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50905968&lang=pt


BOGOTÁ, Colômbia--(BUSINESS WIRE)--17 de Julho de 2014--Starbucks Coffee Company (Nasdaq: SBUX) inaugurou hoje a sua primeira loja na Colômbia em homenagem à rica herança cafeeira do país e aos quarenta e três anos durante os quais a empresa comprou o café arábica premium dos fazendeiros colombianos. Localizada no elegante Parque de la 93 em Bogotá, a icônica loja de três andares está servindo café 100% colombiano enquanto oferece aos clientes a oportunidade de experimentar o café Starbucks Reserve® e o sistema de coar café Clover® pela primeira vez na América Latina.

Starbucks chairman, president and chief executive officer Howard Schultz celebrated the opening of S ...

Starbucks chairman, president and chief executive officer Howard Schultz celebrated the opening of Starbucks first store in Colombia on July 16, 2014 with Starbucks partners (employees) and leaders from Alsea and Grupo Nutresa. Located in Bogotas Parque de la 93, this iconic three-story location serves 100% locally sourced coffee, honoring the countrys rich coffee heritage. In this photo: Cliff Burrows (Starbucks group president, US, Americas and Teavana), Cielo Morero (store manager), Rich Nelsen (Starbucks svp and general manager, Latin America,), Howard Schultz (Starbucks chairman, president and ceo), Carlos Gallego (ceo of Grupo Nutresa), Alberto Torrado (chairman of Alsea), Federico Tejado (general manager of Starbucks for Alsea). (Photo: Business Wire)

Na cerimônia de inauguração da loja em Bogotá, o presidente do conselho, presidente e diretor executivo Howard Schultz disse, A nossa admiração e respeito pelos fazendeiros de café da Colômbia data de nosso início modesto em Pike Place Market em Seattle em 1971 quando começamos a comprar e a torrar o café colombiano. Ao longo dos últimos quaranta e três anos, nós orgulhosamente compartilhamos o mais fino café colombiano com bilhões de pessoas em todo o mundo e hoje estamos honrados em trazer a Experiência Starbucks para a Colômbia pela primeira vez.


As lojas Starbucks® na Colômbia serão operadas por uma joint venture com dois dos mais longevos parceiros de negócios na América Latina Alsea e o Grupo Nutresa. A Alsea é parceira da Starbucks há quase doze anos na região e, atualmente, opera mais de quinhentas e vinte lojas Starbucks® no México, Argentina e Chile, através e uma aliança que emprega mais de 8.000 parceiros (funcionários). A Colcafe, subsidiária do Grupo Nutresa, empresa alimentícia líder na Colômbia, trabalhou com a Starbucks para criar o café solúvel Starbucks VIA® Ready Brew e continua a ser um parceiro estratégico, inovador na fabricação e, agora, no varejo. A entrada da Starbucks na Colômbia marca uma expansão do relacionamento da Starbucks com o Grupo Nutresa e a Colcafe como empresas parceiras para oferecer aos clientes nas lojas Starbucks® da Colômbia café expresso, café por infusão e café embalado, produzidos e torrados localmente.


Servindo café 100% colombiano


As lojas Starbucks® na Colômbia serão as primeiras do mundo a servir exclusivamente café Starbucks® produzido localmente. A loja na Parque de la 93 oferece aos clientes cinco variedades diferentes de café colombiano, incluindo o Starbucks Reserve® Colombia El Peñol, o Colombia Nariño de origem única, o Colombia Espresso, o Colombia Espresso Decaf e o Colombia Blend. A loja também oferece uma seleção de cafés em grãos embalados de outros mercados do mundo.


Estamos muito orgulhosos por produzir café 100% colombiano para a Starbucks e de ser o primeiro mercado do mundo a servir exclusivamente o café Starbucks produzido localmente, disse Carlos Gallego, diretor executivo do Grupo Nutresa, junto com Schultz na loja da Parque de la 93 . Os nossos recursos de torrefação e de conhecimento do mercado local combinados com o registro de rastreamento comprovado da Alsea operando lojas Starbucks na América Latina permitirão que a Starbucks ofereça uma experiência excepcional aos clientes colombianos de modo a homenagear a tradição cafeeira distinta do nosso país.


O presidente do conselho da Alsea, Alberto Torrado, que também participou da inauguração da loja na Parque de la 93, acrescentou, Estamos orgulhosos em ser parceiros estratégicos da Starbucks na região da América Latina e para esse mercado de café histórico e importante. Ao longo dos próximos cinco anos, planejamos acrescentar mais cinquenta lojas e mais de mil parceiros (funcionários) em Bogotá e em outras cidades importantes da Colômbia. A joint venture com a Starbucks e o Grupo Nutresa fortalecerá ainda mais a nossa estratégia de expansão para a Starbucks na América Latina à medida que perseguimos um crescimento disciplinado e lucrativo de modo a celebrar as culturas locais e as tradições do café.


Hoje a Starbucks opera mais de setecentas lojas e emprega mais de dez mil parceiros (funcionários) em treze mercados da América Latina.


Primeira loja Starbucks Reserve® e Clover® na América Latina


A loja na Parque de la 93 oferece aos clientes um destino convidativo para relaxar, recarregar e se conectar em uma das vizinhanças mais cosmopolitas e prósperas de Bogotá enquanto explora cinco variedades distintas de café colombiano por meio de cinco métodos diferentes de coação. É a primeira loja Starbucks na América Latina a oferecer o café Starbucks Reserve® e o sistema de coação Clover®.


A linha Starbucks Reserve® é uma coleção especial de cafés arábica única, em lotes pequenos, disponível somente em lojas selecionadas por períodos de tempo limitados. O primeiro café Reserve® a ser cultivado na Colômbia é o Starbucks Reserve® Colombia El Peñol, que é plantado em cento e sessenta pequenas fazendas perto da cidade de El Peñol, no departamento de Antioquia, em associação com a Cooperativa de Cafeicultores de Antioquia. O Starbucks Reserve® Colombia El Peñol, que foi criado exclusivamente para o mercado da Colômbia é elegante e balanceado com aromas que destacam a groselha negra e o mousse de chocolate amargo. Os clientes serão capazes de desfrutar do Starbucks Reserve® Colombia El Peñol na xícara no sistema de coação Clover® na loja da Parque de la 93 ou em casa, comprando as embalagens de café em grão de meia libra (227 gramas).


O sistema de coação Clover® é uma das inovações mais significativas na coação de café desde a introdução da máquina de café expresso e somente está disponível em lojas selecionadas da Starbucks ao redor do mundo. Isso permite que os clientes descubram novas camadas e dimensões dentro dos aromas, sabores, corpo e acidez da família do café, coados frescos na xícara. Os clientes que visitam a loja do Parque de la 93 terão a oportunidade de experimentar um dos cinco cafés da Colômbia disponíveis no Clover®.


No segundo piso da loja da Parque de la 93 durante algumas horas, os clientes terão a oportunidade de mergulhar em uma experiência de bar de café interativo permitindo que descubram diferentes tipos de métodos de coação como, por exemplo, a máquina de café manual, estilo pour-over Chemex® ou a coffe press clássica. Nesse ambiente interativo, os clientes terão a oportunidade de gastar mais tempo com os baristas da Starbucks, explorar os cafés da Starbucks®, fazer perguntas e comprar seu equipamento de coar café favorito e café embalado para uso em casa.


Inspirada pela era de ouro pré-colombiana, bem como pelo relacionamento de longa data da Starbucks com os cafeicultores colombianos, a loja do Parque de la 93 contém diversos aspectos icônicos desenhados com a colaboração entre a Starbucks e os designers locais como a designer de interiores Mariana Vieira, o artista Luis Carlos Cifuentes e o design industrial e de móveis, Ana Reza-Hadden. Sabia mais sobre o design da loja aqui.


Compromisso de longa data aos cafeicultores da Colômbia


Como o maior comprador do mundo de café arábica prêmio da Colômbia, a Starbucks está comprometida com o sustento das fazendas de café da Colômbia. Em 2012, a Starbucks abriu o Centro de Suporte aos Fazendeiros em Manizales, na Colômbia, para oferecer treinamento e suporte no setor agronômico aos cafeicultores colombianos. No último verão, a Starbucks anunciou uma parceria público-privada com a Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID) que está investindo US$3 milhões para aumentar os lucros do café colombiano e melhorar as oportunidades econômicas para os fazendeiros colombianos. A parceria público-privada permitirá que o Centro de Suporte aos Fazendeiros de Manizales impactar positivamente 25.000 cafeicultores em todo o país. Além do seu trabalho com a USAID, a Starbucks também está trabalhando com a Fundação Grameen e com a Cooperativa Coocafisa de Salgar para promover a adoção de melhores práticas de agronomia entre os pequenos cafeicultores em Antioquia, na Colômbia usando tablets e tecnologia móvel.


Investindo na liderança jovem nas escolas públicas de Bogotá


Além de apoiar o sustento das fazendas de café, a Starbucks também está comprometida em ajudar as comunidades a prosperar onde ela opera. Reconhecendo o papel crítico que os líderes jovens desempenham para transformar positivamente as comunidades, a Starbucks, Alsea e o Grupo Nutresa anunciaram uma doação financeira para apoiar o Programa de Treinamento da Liderança Jovem sem fins lucrativos que está ajudando trezentos e cinquenta alunos carentes das escolas públicas de Bogotá a melhorar suas habilidades de liderança e se tornarem modelos de liderança em suas comunidades. Como parte da iniciativa, redes de jovens serão treinadas para avaliar os problemas das suas comunidades e criar projetos para lidar com esses problemas. Além do investimento financeiro, as três empresas também fornecerão voluntários para treinar e orientar os alunos à medida que eles implementam seus projetos na comunidade.


Doris Stella Vergara, diretora do Colegio Técnico Comercial Manuela Beltrán, em Bogotá, uma das primeiras beneficiárias do programa disse, Estamos extremamente satisfeitos com esse investimento e o reconhecimento do trabalho duro que fazemos para trazer novas oportunidades para os nossos alunos. Esse iniciativa ajudará a melhorar a capacidade deles de conseguir um emprego e gerar alternativas através do empreendedorismo. Com esse apoio, a nossa esperança é ajudar os nossos alunos a viverem uma vida satisfatória com maior clareza de seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais.


Sobre a Starbucks


Desde 1971, a Starbucks Coffee Company é comprometida com o fornecimento ético e a torrefação de alta qualidade do café arábica. Hoje, com lojas ao redor do mundo, a empresa é a varejista e torrefação premier de cafés especiais no mundo. Através de nosso compromisso firme com a excelência e com os nossos princípios de orientação levamos a Experiência Starbucks única à vida de cada um dos nossos clientes em cada xícara de café. Para compartilhar a experiência, visite-nos em nossas lojas ou online no endereço www.starbucks.com.


Sobre a Alsea


A Alsea é operadora líder de restaurantes na América Latina com marcas reconhecidas globalmente em serviços rápidos, lojas de café e segmentos de casual dining. Ela tem um portfólio multimarcas que compreende a Dominos Pizza, Starbucks, Burger King, Chilis, California Pizza Kitchen, P.F. Changs, Pei-Wei, Italiannis, The Cheesecake Factory, Vips e El Portón. Ao final de Junho de 2014, a empresa operou mais de 2.200 unidades no México, Argentina, Chine e Colômbia. Em breve começará as operações no Brasil. O modelo de negócios da Alsea inclui oferecer suporte a todas as suas unidades de negócios através dos Serviços Compartilhados e Centro de Suporte que oferecem ajuda para todos os processos administrativos e de desenvolvimento, bem como à cadeia de suprimentos. A empresa tem mais de cinquenta mil funcionários em cinco países.


Alsea ganhou o reconhecimento de Empresa Socialmente Responsável, e é uma das vinte Melhores Empresas para Trabalhar no México. Para obter informações adicionais, acesse www.alsea.com.mx


Sobre o Grupo Nutresa


Grupo Nutresa é a quarta maior empresa alimentícia na América Latina em termos de valor de mercado e é líder da indústria de alimentos processados na Colômbia. O grupo participa de sete linhas de negócios: cortes frios, biscoitos, chocolates, café, sorvetes, massas e Tresmontes Lucchetti (TMLUC). O grupo é composto por sessenta e quatro empresas que têm marcas amadas e reconhecidas. A Nutresa emprega mais de trinta e sete mil parceiros e tem uma história de noventa e três anos de fornecimento de produtos nutritivos que oferecem aos seus clientes bem-estar e prazer diários. O Grupo Nutresa está presente em quinze países nas Américas, dos Estados Unidos até o Chile e Sudeste da Ásia na Malásia A Nutresa vende produtos em setenta e dois países em cinco continentes, com vendas globais totalizando US$3.4 bilhões.


Em 2013, o Grupo Nutresa foi incluído pelo terceiro ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones e ganhou o reconhecimento Classe Bronze no Anuário da Sustentabilidade de 2014, que a coloca entre as seis melhores empresas no setor alimentício do mundo em termos de sustentabilidade. Da mesma forma, foi recentemente reconhecida como terceira melhor empresa para trabalhar na Colômbia, de acordo com o estudo da Merco Personas de 2014. Para obter informações adicionais, acesse www.gruponutresa.com.


O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.




Starbucks:
Zack Hutson / Karen Saavedra (Sistole)
+1.206.318.0133
press@starbucks.com
ou
Alsea:
Selene González Serrato
(5255) 5241-7134
sgonzalez@alsea.com.mx
ou
Grupo Nutresa:
Juan David Lee Aguirre
(574) 3655645
jdlee@serviciosnutresa.com