Releases 17/01/2017 - 16:19

Gestão de indicadores e metas: como fazer?


Belo Horizonte--(DINO - 17 jan, 2017) - As metas são o desdobramento dos seus objetivos estratégicos e servem como norteadores para que você não saia dos trilhos e atinja seus resultados com a maior precisão possível. Quando implementadas em toda a empresa, é preciso geri-las de maneira eficiente a fim de garantir que todos estejam alinhados e direcionados para os mesmos objetivos. Mas como fazer a gestão de metas?

Defina quais são os indicadores

Cada objetivo deve ser mensurado de alguma maneira para que você saiba se o está atingindo ou não. A maneira mais eficaz de mensurar os resultados de determinado objetivo é a partir da definição de indicadores de desempenho . Portanto, primeiramente, defina os indicadores estratégicos, táticos e operacionais da empresa, abarcando todos os setores e funcionários envolvidos. "É importante que cada pessoa tenha uma meta e seja responsável por um indicador que meça o desempenho do seu trabalho. Os indicadores devem ser mensuráveis e claros, a fim de auxiliar seu time a entendê-los.", explica Guilherme Barbassa, diretor da Stratec, empresa especialista em softwares de Gestão.


Determine as metas

As metas são estabelecidas sobre os indicadores, definindo um valor a ser alcançado e um prazo para alcançá-lo. É importante que as metas sejam negociadas entre os responsáveis por atingi-las e as pessoas que esperam o seu resultado. Somente quando o responsável acata a meta como viável é que ele se torna realmente comprometido com o resultado.

Crie um plano de ação

As metas são o seu eixo norteador, mas, para que você as atinja, é importante definir o caminho a ser trilhado. Por exemplo, se sua meta é aumentar as vendas em 5% no próximo trimestre, como fará isso? As respostas a essa pergunta fundamental farão parte do seu plano de ação, um guia para direcionar todos os membros da empresa rumo ao sucesso.

Comunique

Para que todos se sintam envolvidos e corresponsáveis pelos resultados da organização, é preciso trabalhar a comunicação não só como canal de informação, mas de envolvimento, de engajamento.
Além de informar quais são as metas e quem deve fazer o quê, crie campanhas de conscientização e incentivo. Mostre a importância das metas e dos resultados para o todo.
Assumindo nosso exemplo anterior - de aumento das vendas - muitas pessoas podem pensar: ok, aumentam as vendas, a empresa ganha. E eu?
Neste sentido, procure comunicar quais serão os benefícios logrados quando a meta for atingida. Melhoria das condições de trabalho, um bônus , a empresa sair do vermelho e deixar de atrasar pagamentos, etc. A transparência é essencial para envolver seu time.

Supere as barreiras

Por mais que você planeje e se previna de determinados riscos, algumas barreiras podem aparecer no meio do caminho. O melhor é respirar fundo, entender o problema e então, criar um plano de ação para resolvê-lo.
Seja flexível para contornar situações complicadas e tenha bom-humor para levar adiante seus ideais.

Monitore os resultados

Lembra dos indicadores que mencionamos? Pois bem, eles vieram parar bem aqui, na mensuração de resultados. Você não deve deixar para ver o resultado de um projeto somente no fim. Precisa acompanhar a evolução dia a dia para não perder tempo e tomar ações que evitem o desperdício de tempo, esforços e recursos. Usar o um software que automatize esse controle pode ser de grande ajuda.

Corrija o percurso

Se algum indicador não estiver bom, não desanime. O que você tem que fazer é detectar o desvio, agir corretivamente e voltar a acompanhar os resultados para que não haja outros percalços.
É por isso que o monitoramento é tão importante. Se você não monitora, deixa de ver as falhas e vai percebê-las somente ao final do processo, quando já não é possível fazer nada.

Facilite as coisas para você

Uma boa maneira de não errar na gestão de metas é livrar-se dos controles manuais, que abrem brechas para muitas falhas. Planilhas são ótimas, mas, com o tempo, se tornam pesadas e difíceis de atualizar.
Neste sentido, você pode atualizar a sua gestão com ferramentas mais modernas, preparadas para auxiliar sua empresa a atingir os objetivos com maior velocidade e eficácia.

Segundo Barbassa, os softwares de gestão, como o "Gestão Estratégica" da Stratec, ajudam muito os gestores na tomada de decisão, porque disponibilizam em um dashboard todas as informações estratégicas.
"Quando se tem um software de gestão, não são só as metas que entram nos eixos e trazem melhores resultados. Todos os setores da empresa são beneficiados com maior eficiência, produtividade e redução de custos", reforça.

Website: http://stratec.com.br