São Paulo - SP--(
DINO - 27 mar, 2019) - O segmento de construção civil da Austrália encerrou o ano de 2017 com índices de crescimento que se mantêm até hoje, gerando empregos e impulsionando a economia no país por, pelo menos, mais um biênio. O Australian Industry Group indicou alta de mais de 7% nos valores totais de projetos entre 2017 e 2018 e prevê aumento de mais 7% até o final de 2019.
Os níveis médios de empregabilidade se aproximam de 100% dentro desse segmento da engenharia, e isso gera uma necessidade de engenheiros qualificados dentro do país, sendo o momento propício para profissionais brasileiros que desejam trabalhar na Austrália.
Essa tendência é sustentada por demandas das mais diversas esferas. No geral, obras de transporte e infraestrutura são destaques entre gastos públicos em ferrovias, pontes, rodovias e aeroportos. Os investimentos em prol da mobilidade urbana também estão em constante crescimento nos grandes centros australianos. Em 2018, mais de 73 bilhões de dólares australianos foram investidos em projetos para transporte, incluindo contornos, travessias e conexões.
Austrália segue sendo uma das melhores alternativas para engenheiros do Brasil
As instituições locais que representam a engenharia no país, como a Engineers Australia, afirmam que o sistema educacional australiano ainda precisa passar por transformações para suprir a demanda de engenheiros. A curto prazo, o governo vê como alternativa abrir as portas para profissionais estrangeiros.
Por outro lado, o Brasil ainda vive um momento delicado após a crise da economia, com alto índice de desemprego. Em tempos de constantes cortes e demissões em massa, os brasileiros se veem cada vez mais interessados pelas oportunidades de emprego no exterior. Nesse sentido, a Austrália se mostra um dos países mais atrativos, justamente por apresentar uma perspectiva oposta.
Como trabalhar na Austrália com diploma brasileiro
Os engenheiros brasileiros que desejam aproveitar o momento para trabalhar na Austrália precisam ter consciência de que o procedimento para validação do diploma no país é bastante complexo e rigoroso.
O reconhecimento profissional da graduação e da experiência de trabalho se dá por meio de análises e comprovação técnica por parte do governo, para mostrar ao futuro empregador que o engenheiro realmente domina as habilidades essenciais para desempenhar uma função na Austrália.
O departamento de imigração não reconhece o diploma universitário brasileiro como sendo equiparável com o australiano, por isso os profissionais saídos do Brasil devem apresentar diversas informações adicionais.
Apresentação de narrativas
Uma das maneiras criadas pelo governo australiano para analisar as capacidades profissionais dos estrangeiros é por meio da apresentação de três narrativas técnicas de trabalhos específicos de engenharia.
Todos os detalhes, especificidades e habilidades serão testados pelos diversos itens a serem descritos em tais narrativas. Por isso, é possível afirmar que o processo de imigração para a Austrália como engenheiro não é como para os outros profissionais. É importante salientar que, no caso dos engenheiros, todo o processo burocrático, assim como a análise dos documentos, também exige uma linguagem técnica e nível alto de inglês.
Saiba mais sobre como trabalhar na Austrália com diploma brasileiro
A MQuality é uma agência de imigração e negócios que tem como objetivo auxiliar brasileiros a realizarem o objetivo de
trabalhar na Austrália , de preferência na própria área de formação. Navegue pelo site para saber mais sobre o procedimento de validação de imigração.
Website:
https://www.mquality.com.br/