Releases 23/10/2018 - 14:23

Lean Institute Brasil completa 20 anos de disseminação do Sistema Lean


São Paulo (SP)--(DINO - 23 out, 2018) - O Lean Institute Brasil (LIB) (www.lean.org.br), organização sem fins lucrativos que dissemina o sistema lean no país, vai completar em novembro 20 anos de Brasil.

O instituto ajuda empresas a mudarem seus sistemas de gestão, além de produzir eventos, treinamentos, livros e outros conteúdos sobre o sistema lean, filosofia de gestão inspirada no modelo Toyota, que vem sendo adotada por companhias de diversos setores.

Em 20 anos, o LIB trabalhou em mais de 720 projetos, em centenas de companhias dos setores automobilístico, aeronáutico, mineração, tecnologia da informação, bens de capital, cimento, papel e celulose, eletrônica, têxtil, alimentos, farmacêutico, serviços financeiros, saúde, construção e logística, detalhou Flávio Picchi, presidente do instituto, pós-doutor pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e professor da Unicamp.

Segundo ele, o LIB já atuou, por exemplo, em 75 das 100 maiores empresas do país. Treinou mais de 50 mil pessoas, no Brasil e em 29 países, em treinamentos específicos ou em eventos, como o Lean Summit Brasil, que desde 1998 ocorre de dois em dois anos em São Paulo. E que este ano foi considerado o maior encontro lean do mundo ao reunir, em dois dias, mais de 50 cases, assistidos por 1.250 participantes de 305 companhias.

O instituto tem uma atuação educacional: já distribuiu mais de 55 mil exemplares, entre livros e manuais, de 24 títulos publicados. E gerou a produção de mais de 500 artigos, de mais de 150 autores, além de vídeos e outros conteúdos, publicados em seu site na internet (www.lean.org.br). O LIB também se conecta a mais de 50 mil seguidores nas mídias sociais, por exemplo, no Facebook (https://bit.ly/2IHsjzd), no LinkedIn - na página oficial (https://bit.ly/2D0av29) ou no grupo de debates (https://bit.ly/2BVIrMh) - e no YouTube (https://bit.ly/2ODpSmD).

O LIB foi fundado em 1988 pelo professor e pesquisador José Roberto Ferro, engenheiro de produção, mestre e doutor em Administração, único brasileiro ao participar, na década de 80, do International Motor Vehicle Program (IMVP), considerado, até hoje, o maior estudo sobre indústrias já feito. Em cinco anos, envolveu 55 pesquisadores de 9 países, que pesquisaram 90 empresas automotivas em 15 nações.

Foi nessa pesquisa, feita pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos EUA, que pela primeira vez se revelou ao mundo que a Toyota havia desenvolvido um sistema de gestão radicalmente diferente. Os resultados da pesquisa foram publicados no livro "The Machine that changed the world" (A máquina que mudou o mundo), que se tornou best-seller mundial ao criar o termo "lean" para definir o Sistema Toyota.

Nessa pesquisa, o professor José Roberto Ferro atuou pesquisando e fornecendo informações sobre a indústria automotiva brasileira. Após o término do estudo, ele retornou ao Brasil e fundou, em 1998, o Lean Institute Brasil, que foi o segundo instituto do tipo no mundo criado para disseminar o lean. O primeiro foi o instituto norte-americano, o Lean Enterprise Institute (www.lean.org), fundado em 1997 por James Womack, que liderou a pesquisa do MIT. Hoje, são 21 institutos similares, em 21 países e cinco continentes, formando o Lean Global Network (www.leanglobal.org.br).

"Quando fundei o instituto brasileiro, meu objetivo foi ajudar a traduzir e a disseminar esses conceitos e práticas no Brasil. E desde 1998, temos criado uma ruptura e uma evolução na gestão no país", acredita o professor Ferro. "Há 20 anos, não havia quase ninguém que falasse disso por aqui. O instituto foi extremamente pioneiro. Hoje, temos orgulho de ter contribuído com a construção desse conhecimento", completou o professor Picchi.

Para lideranças de empresas que estão adotando o lean no Brasil, o LIB tem gerado mudanças sociais no país. "São 20 anos de transpiração e inspiração, criando uma comunidade lean, ajudando empresas a melhorarem, a serem mais voltadas aos consumidores, com ambientes melhores para os funcionários... Enfim, companhias que geram mais valor para a sociedade", afirmou Cesar Gon, CEO da CI&T, uma das maiores empresas de transformação digital do mundo.

"Quero parabenizar o instituto não só pelos 20 anos, mas principalmente por ter ajudado a nossa sociedade empresarial e a sociedade como um todo a mudar o mundo", resumiu Jorge Marquesini, vice-presidente de Operações Industriais da Volvo. "Que esses 20 anos virem 40, 60... e que essas sementes germinem, virem árvores e se transformem em uma nova cultura que nos ajude a enfrentar os desafios da sustentabilidade", ressaltou Cecilio Cosac Fraguas, Superintendente de Arquitetura de Tecnologia do Itaú.

"São 20 anos não só de muito sucesso, mas de um impacto grande na sociedade", resumiu o médico oncologista Carlos Frederico Pinto, diretor-executivo do Instituto de Oncologia do Vale (IOV), referência em adoção do lean na gestão da saúde. "Quero agradecer ao instituto por contribuir tanto com as empresas, mas principalmente pelas mudanças nas pessoas. Nós sentimos essa evolução, e vocês são agentes dessa transformação", ressaltou Ana Carolina Miranda Sarmento, diretora de Relacionamento com Alunos da Ânima, um dos maiores grupos educacionais do Brasil.

Para o professor Ferro, após esses 20 anos de disseminação lean, a consciência sobre esse modelo de gestão aumentou no país. "Mas grande parte das empresas ainda tem uma aplicação muito superficial; não percebem a profundidade que isso tem. Por isso, temos de continuar trabalhando. As companhias começaram, mas ainda precisam evoluir muito", ressaltou o fundador do LIB. "Nosso objetivo é que o lean seja, cada vez mais, não só uma parte da empresa, mas a estratégia principal da companhia", resumiu Christopher Thompson, diretor do LIB. "Trabalhamos para tornar as pessoas mais aptas a resolver problemas, a eliminar desperdícios, a agregar mais valor em tudo o que fazem. E em todo os tipos de empresas: na educação, na saúde, na transformação digital...", resumiu Flávio Battaglia, também diretor do LIB.

Para Flávio Picchi, a missão principal do instituto é formar cada vez mais multiplicadores: "Assim, ajudar as empresas e consequentemente a sociedade, pois companhias melhores geram impactos sociais positivos. E tornam nosso país mais competitivo no mundo."

Website: https://www.lean.org.br/