Releases 26/05/2015 - 14:44

Foco no consumidor: Coca-Cola FEMSA Brasil incentiva e avalia boas práticas de fornecedores


São Paulo--(DINO - 26 mai, 2015) -
Compromisso com a qualidade dos produtos e serviços aos mais de 70 milhões de consumidores. Esta é a premissa que faz com que a Coca-Cola FEMSA Brasil realize o Premium Suppliers Coca-Cola FEMSA, que reconhece e incentiva as boas práticas principais fornecedores da companhia. Na última semana aconteceu o evento de premiação no Senac ? Santo Amaro, em São Paulo, com a entrega de troféus nas categoria diamante, ouro, prata e bronze para mais de 100 empresas fornecedoras de serviços, materiais e matérias primas.

O Prêmio tem como objetivo estimular processos estruturados e disciplinados de desenvolvimento dos fornecedores de modo sustentável - em busca de melhorias e otimizações no atendimento e, que, consequentemente, tenham impacto positivo e eficaz à Coca-Cola FEMSA Brasil, clientes e consumidores. "Neste programa primamos pela qualidade em todos os níveis possíveis, tanto que temos fornecedores de matéria-prima, serviços, produtos, entre outros segmentos de negócio. Nossa maior preocupação é que nossos clientes e consumidores possam ser impactados de maneira positiva, direta ou indiretamente", comenta o presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil, José Ramón Martínez.

Os critérios de avaliação foram alinhados de acordo com as metas de desempenho do fornecedor e os objetivos traçados pela Coca-Cola FEMSA Brasil. Os fornecedores ficam divididos em três grupos: serviços, materiais e diretos. De acordo com o segmento de atuação do fornecedor, ele se encaixa em uma das três opções listadas acima, sendo que cada um dos três grupos tem itens de avaliação com pesos diferentes (logística, qualidade, segurança, comercial e sustentabilidade).

A partir de avaliações semestrais, reuniões de feedback e planos de ações, os fornecedores são classificados de acordo com a sua eficácia, nas categorias diamante (100%), ouro (92% a 99%), prata (83% a 91%) e bronze (74% a 82%). Os que tiverem desempenho abaixo de 74% não recebem o Prêmio.

Fornecedor com melhor avaliação e desempenho em 2014 e um dos vencedores do troféu ouro, a empresa de call center Teleperformance, multinacional francesa responsável pela gestão do relacionamento da Coca-Cola FEMSA Brasil com seus clientes (pontos de venda) e consumidor teve destaque nos critérios de Qualidade e Sustentabilidade.

De acordo com o presidente da Teleperformance Brasil, Alberto Ferreira, o resultado é decorrente de alguns valores que a empresa e a Coca-Cola FEMSA Brasil tem em comum. "As duas companhias comungam da paixão e excelência no que fazemos, além do respeito pelas pessoas, comunidade e planeta. Esse reconhecimento é de um orgulho sem igual e emocionou a todos na empresa, incluindo nosso Board mundial. A sensação de "dever cumprido dentro de um ambiente extremamente exigente" também é muito grande".

Sobre a Coca-Cola FEMSA
Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (regiões metropolitanas e parte do interior de São Paulo e de Campinas, Baixada Santista, estado de Mato Grosso do Sul, estado de Paraná, parte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 64 fábricas e serve 346 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,9 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.
No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 72 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e em parte do estado de Goiás.
No Brasil, são 38 centros de distribuição e nove fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola. Há ainda uma décima unidade fabril em construção, em Itabirito (MG).