Releases 05/09/2017 - 16:41

Os significados políticos das Jornadas de Junho de 2013 são discutidos em curso de extensão na FespSP


São Paulo/SP--(DINO - 05 set, 2017) - Entender as manifestações de junho de 2013 é essencial para entendermos o Brasil dos dias de hoje. Investigar as possíveis causas das chamadas "Jornadas de Junho", bem com as consequências para a vida política, cultural e social do país é um dos principais objetivos do curso "Junho de 2013 e seus significados políticos", que começará na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) no próximo dia 23 de setembro de 2017.

A análise dos fenômenos e transformações marcantes na sociedade brasileira contemporânea passa diretamente pela compreensão sobre o que ocorreu em Junho de 2013 no Brasil, suas conexões com os protestos ocorridos no restante do mundo e o posicionamento dos principais atores políticos a partir desse momento. "Também será nosso objetivo identificar como esses eventos atingiram as instituições estabelecidas no país, os movimentos sociais, organizações políticas e inseriram novos atores e agendas no debate público, revendo limites e qualidades da democracia no Brasil", explica o Prof. Dr. Jean Tible, do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo (USP), que ministrará o curso na FESPSP.

Durante 8 aulas, que acontecerão aos sábados entre 23 de setembro e 25 de novembro, serão discutidos temas como: Democracia e Estado ? representação, autonomia e movimentos; Brasil pré-2013 ? democratização, consenso do lulismo, movimentos subterrâneos (os sintomas e os antecedentes); Junho como parte de um ciclo internacional?; A faísca ? 13 de junho de 2013; A explosão ? os dias loucos (desdobramentos imediatos de Junho); O levante da direita e impedimento; Apresentação de seminários e discussão dos trabalhos finais; Balanços e perspectivas ? democracia golpeada e em risco? Autonomia e comum.

O curso é voltado a profissionais do setor público e privado, estudantes, bacharéis de diferentes áreas, tais como: Ciências Sociais, Direito, Economia, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação, Serviço Social e interessados em geral. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço
Curso de Extensão de Férias ? Junho de 2013 e seus significados políticos
Local: Campus FESPSP ? Rua General Jardim, 522 ? Vila Buarque, São Paulo ? SP.
Período: 23 de setembro a 25 de novembro de 2017
Horário: Sábados, das 13h às 17h
Carga Horária: 32h
Docente: Jean Tible

Sobre Jean Tible

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), mestrado pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professor do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Relações Internacionais e Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Marx; Revoltas, Revoluções e Movimentos Políticos, Teoria social e política das Relações Internacionais. Autor de Marx selvagem (São Paulo, Annablume, 2013; 2a edição, 2016) e co-organizador de Junho: potência das ruas e das redes (Fundação Friedrich Ebert, 2014) e de Cartografias da emergência: novas lutas no Brasil (FES, 2015). (Trecho retirado da plataforma Lattes em 04/09/2017).

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

SOBRE A FESPSP

FESPSP: 84 anos de Reconhecimento

A Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) foi criada em 27 de abril de 1933, por iniciativa de pouco mais de uma centena de figuras eminentes da sociedade paulistana.

Orientada desde o início para o estudo da realidade brasileira e para a formação de quadros técnicos e dirigentes capazes de atuar no processo de modernização da sociedade, a FESPSP mantém o cursos de Sociologia e Política, de Biblioteconomia e Ciência da Informação, de Administração e cursos de Pós-Graduação em áreas de Ciências Sociais e afins.

O seu corpo de pesquisadores e docentes se dedica ao ensino e à pesquisa acadêmica e aplicada, reunindo à atividade de produção do conhecimento a capacidade de intervenção, gestão e planejamento, que tem sido a marca de atuação da instituição nos projetos desenvolvidos para os setores público e privado ao longo dos anos.

Agência FESPSP

Rodrigo Carani
11 31237810
carani@fespsp.org.br

Jorge Tateishi
11 31237800 ramal 844
11 976489494
jorge@fespsp.org.br



Website: http://www.fespsp.org.br