Releases 13/03/2014 - 05:11

A puberdade não é nenhum um problema a ser solucionado: Capacitando meninas para o sucesso na e


Sabe-se que durante esta fase de transformação, a identidade e a autoconfiança são afetadas

MULTIMEDIA AVAILABLE:
http://www.businesswire.com/cgi-bin/mmg.cgi?eid=50823702&lang=pt

PARIS & NOVA IORQUE--(BUSINESS WIRE)--13 de Março de 2014--A UNESCO e a marca Always® da Procter & Gamble estão lançando a primeira publicação de políticas e boas práticas na área de educação sobre a puberdade e cuidados na higiene menstrual, que ocorrerá nas Nações Unidas em Nova Iorque em 13 de março. O lançamento coincide com a reunião a ser realizada pela Comissão das Nações Unidas neste ano sobre o Status das Mulheres.

Always / UNESCO literacy program in Senegal

Always / UNESCO literacy program in Senegal

Educação sobre a Puberdade e Cuidados na Higiene Menstrual, a nona publicação da UNESCO da série Políticas e boas práticas na área de educação sobre a saúde, busca ajudar a superar a ignorância e a vergonha que milhões de garotas sentem. A puberdade é uma fase de mudanças para todos os jovens, mas é um desafio maior para garotas confusas sobre as mudanças em seu corpo, tornando-se um obstáculo em sua educação. Inúmeras garotas estão despreparadas para a menstruação. De fato, em algumas partes do mundo, duas a cada três garotas declaram não ter nenhuma ideia sobre o que estava acontecendo com elas quando começaram a menstruar. Este fato pode provocar muitos efeitos negativos sobre o desenvolvimento físico e emocional das adolescentes, levando à queda da autoestima e a um mau desempenho na escola.

De acordo com alguns estudos, por exemplo, o estudo realizado pela Universidade de Oxford em Gana*, onde 95% das garotas relataram não ir à escola algumas vezes em virtude da menstruação, e a pesquisa na Etiópia** que mostrou que 39% das garotas relataram redução no desempenho escolar pelo mesmo motivo. Frequentemente a falta de estruturas com banheiros adequados na escola, associada ao medo e a vergonha, contribuem para o descomprometimento das adolescentes em relação à educação nesta fase crucial de suas vidas.

As garotas que têm medo de ir à escola durante a menstruação possuem chances menores de crescerem e de se tornarem mulheres com plenos poderes, disse Irina Bokova, diretora geral da UNESCO. Esta publicação é um passo importante na mobilização do apoio mundial necessário para trazer igualdade entre garotas e garotos na educação. Precisamos mobilizar educadores, responsáveis por diretrizes políticas, organizações não governamentais e o setor privado para apoiar a educação sobre a puberdade e os cuidados na higiene menstrual, um elemento indispensável nos esforços para atingir a igualdade entre sexos e para o acesso de todos os estudantes à uma boa educação".

Estima-se que 50 milhões de garotas entrem na puberdade todos os anos. Esta é uma fase crítica da vida onde elas adquirem os fundamentos para cuidados de higiene, desenvolvendo sua autoestima e construindo autoconfiança, disse Edgar Sandoval, vice-presidente da divisão mundial de cuidados femininos da Procter & Gamble. Acreditamos que nenhuma garota deveria perder a confiança durante a puberdade. A marca Always® tem estado ativa por mais de 30 anos, oferecendo educação sobre a puberdade a milhões de jovens em todo o mundo. Esta parceria com a UNESCO possibilita fazermos uma diferença significativa nas vidas das jovens de hoje, que são as mulheres de amanhã".

A publicação identifica meios para todos os parceiros trabalharem em conjunto na educação sobre a puberdade e nos cuidados da higiene menstrual, começando pela escola primária. O livreto também proporciona recomendações sobre o que é necessário para remover o estigma associado à menstruação e oferece oportunidades para todas as garotas de crescerem e ser tornarem mulheres de plenos poderes.

A publicação foi produzida como parte da parceria estabelecida em 2011 pela UNESCO e a marca Always® da Procter e Gamble para trabalharem em conjunto na promoção da delegação de poder às garotas e mulheres jovens.

*Scott L, Dopson S, Montgomery P, Dolan C and Ryus C (2009, draft) Impacto do fornecimento de absorventes para garotas pobres na África. Universidade de Oxford

**Abera Y (2004) Menarche, práticas e problemas relacionados à menstruação entre garotas adolescentes na fase de colégio em Addis Ababa. Tese final de mestrado

Sobre a Procter & Gamble

A P&G serve aproximadamente 4,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo com suas marcas. A empresa possui um dos portfólios mais fortes de marcas de confiança, qualidade e liderança, incluindo: Ace®, Always®, Ambi Pur®, Ariel®, Bounty®, Charmin®, Crest®, Dawn®, Downy®, Duracell®, Fairy®, Febreze®, Fusion®, Gain®, Gillette®, Head & Shoulders®, Iams®, Lenor®, Mach3®, Olay®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, Prestobarba®, SK-II®, Tide®, Vicks®, Wella® e Whisper®. A comunidade da P&G inclui operações em aproximadamente 70 países ao redor do mundo. Visite http://www.pg.com para acessar as últimas notícias e mais informações sobre a P&G e suas marcas.

Sobre a UNESCO

UNESCO é a única agência das Nações Unidas com um mandato para cobrir todos os aspectos da educação. Seu trabalho engloba o desenvolvimento educacional desde a fase pré-escolar, passando pelo nível primário, secundário e pela educação superior, incluindo educação e treinamento técnico e vocacional, educação informal e aprendizagem para adultos. A UNESCO está comprometida com uma visão holística e humanista de educação de qualidade no mundo todo, com a percepção do direito de todos à educação e com a crença de que a educação desempenha um papel fundamental nos desenvolvimentos humano, social e econômico. Para maiores informações, visite http://www.unesco.org/education e http://www.unesco.org/new/health-education.

Participe da transmissão on-line ao vivo: webTV.UN.org (clique (em inglês) em UNESCO & Always Puberty Education Policy Announcement)

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Assessoria de Imprensa da UNESCO
Sue Williams
T: +33 1.45.68.17.06
M: +33 (0)6.15.92.93.62
s.william@unesco.org
ou
MSL Group
Laurie Masonson
T: 1.646.500.7807
M: 1.917.459.6164
laurie.masonson@mslgroup.com