Releases 28/09/2018 - 10:39

Descubra como escolher o sistema de gestão para o seu condomínio


São Paulo, SP--(DINO - 28 set, 2018) - Ser síndico não é tarefa fácil! Cuidar dos inadimplentes, treinar funcionários, montar a prestação de contas, buscar orçamentos... São diversos os desafios que o profissional tem de enfrentar diariamente. Sistemas de gestão de condomínio servem para facilitar essa rotina tão movimentado, agilizando as tarefas administrativas e contábeis.

Cada vez mais síndicos procuram auxílio para realizar o trabalho com mais qualidade e organização, e a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa busca por uma melhor qualidade de vida - para os moradores e para o próprio síndico. Já pensou em utilizar um sistema para gestão de condomínio?

Levando isso em consideração, preparamos esse artigo sobre sistemas de gestão de condomínio e como escolher um que se encaixe com as suas necessidades.

Sistema de gestão de condomínio: o que é e como funciona

São plataformas digitais que auxiliam o controle administrativo e financeiro do condomínio, além de facilitar a comunicação com os moradores. A iniciativa tem a intenção de reduzir a quantidade de procedimentos arcaicos e manuais que demandam muito tempo - e que geralmente causam estresse para os síndicos e condôminos.
Com essa ferramenta, todos os dados financeiros do condomínio ficam organizados e ao alcance de um clique, podendo ser acessados através de celular, tablet e computador.

Normalmente, sistemas de gestão de condomínio oferecem as seguintes funcionalidades:

Conferência do fluxo financeiro
Cadastro de moradores e proprietários
Relação de impostos a serem pagos e prazos
Compartilhamento de prestação de contas com os moradores
Envio de avisos e circulares
Controle de acesso da portaria
Reservar salão de festas ou churrasqueira
Relação de contas a pagar
Fazer enquetes
Envio de ocorrências e reclamações via mensagem virtual
Controle de inadimplentes
Emissão de relatórios
Sistemas de gestão e comunicação estão disponíveis para condomínios de casas, prédios, comerciais e também para administradoras e associações.

Como escolher um sistema de gestão para o condomínio

Agora que você sabe o que é um sistema de gestão, precisa entender como encontrar um que funciona para o seu condomínio. Para guiá-lo durante esse processo, separamos alguns detalhes que devem ser checados durante a pesquisa:

Custo: o Brasil conta com vários softwares de gestão condominial, com os mais variados preços. Os valores de utilização levam em conta o número de unidades e a complexidade e necessidades do condomínio. Também é interessante que a plataforma ofereça arquivamento digital de arquivos e envio de mensagens aos moradores e fornecedores de serviço, práticas que proporcionam economia nos gastos com impressões e correspondência.

Comunicação: faça uma análise de como é a situação da comunicação entre síndico e moradores no condomínio que você gerencia. Existe uma linha direta de diálogo? Já houve algum tipo de reclamação? Algumas ferramentas podem ajudar nesse quesito, oferecendo um espaço onde os moradores podem questionar, votar em enquetes, reservar salões de festa e fazer reclamações.

Usabilidade: de que adianta contratar um programa tecnológico se você não consegue usá-lo? Sistemas de gestão de condomínios precisam ter uma interface simples, clara e intuitiva. Peça por uma demonstração antes de fechar negócio.

Funcionalidades: às vezes as plataformas oferecem mais funções do que você realmente precisa, então não se deixe seduzir por listas infinitas. Faça uma lista das tarefas que você mais gostaria de modernizar e busque aplicativos que resolvam esses problemas.

Referência: o fabricante precisa comprovar que oferece um produto de qualidade, ágil e estável. Então busque por relatos de usuários ativos, confira se não há alguma reclamação nas redes sociais ou no Reclame Aqui e converse com outros colegas síndicos para pedir indicações.

Transparência: plataformas de gestão condominial tornam a prestação de contas mais clara e fluída. Os balancetes podem ser enviados aos condôminos via internet, portanto busque aplicativos que ofereçam esse tipo de funcionalidade.

Suporte: ao pesquisar softwares condominiais, confira se a empresa oferece suporte rápido e efetivo, com equipe de especialistas sempre pronto para lhe ajudar em caso de dificuldades com o sistema.

Existem diversos aplicativos no mercado, e um deles é o sistema de condomínio TownSq - presente em mais de 250 mil lares no Brasil e dos Estados Unidos.


Website: http://www.townsq.com.br