São Paulo / SP--(
DINO - 06 jun, 2017) - Com o segundo semestre de 2017 se aproximando, a relação entre eSocial e RH vem se tornando mais intensa. Além das atividades tradicionais como recrutamento e seleção, treinamentos e retenção de talentos, neste ano as áreas de RH têm uma outra atribuição muito importante: liderar o projeto de adequação das empresas aos requisitos do governo para o eSocial.
Como explica Giovany Oliveira, sócio da STRONG IT Consulting: "eSocial é um sistema para unificar o envio das informações devidas pelos empregadores em relação aos seus empregados, sob a forma de arquivos específicos que compõem o Sistema de Escrituração Digital das obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas",
Caberá ao RH, com a participação de outras áreas da empresa, garantir a condução das ações e o cumprimento dos prazos. Mas a relação entre eSocial e RH não acaba após a adoção do primeiro, muito pelo contrário. Profissionais de RH terão que se adaptar a uma nova rotina.
eSocial e RH: o que muda no dia a dia
A nova realidade com o eSocial irá demandar mais do que nunca que a área de RH mantenha atualizados os dados dos colaboradores da empresa.
Os profissionais de RH passarão a realizar alguns envios diários de informações ao sistema do eSocial que estará interligado ao ambiente da Receita Federal. Estas informações devem ser precisas e entregues no momento exato, demandando, assim, eficiência das equipes internas e sistema estruturado para atender à nova demanda, bem como a definição clara de processos internos e coordenação de todos os dados.
Entre as informações dos colaboradores estão: cargo, data de admissão (que deverá ser cadastrada no eSocial até o final do dia anterior à contratação do funcionário), exames admissionais e periódicos, cumprimento de férias etc. Além disso, informações adicionais serão transmitidas através do eSocial para estudos estatísticos, como por exemplo, se o colaborador utilizou recursos do FGTS para a compra de um imóvel.
Como são muitos os detalhes, erros podem acontecer. "O RH das empresas é o responsável por 70% das informações que compõem o sistema do eSocial", diz Oliveira. Para evitar que eventuais erros prejudiquem as empresas, a STRONG IT ? consultoria especializada em soluções SAP para a área de RH ? criou soluções integradas para facilitar o uso do eSocial.
"A solução STRONG IT possui mecanismos que garantem toda revisão de Dados, Processos e Sistemas, atendendo de forma integral as necessidades do sistema", afirma Oliveira.
Website:
http://www.strongit.com.br