São Paulo--(
DINO - 28 ago, 2015) - Google passa por reestruturação e torna-se subsidiária da Alphabet
A Alphabet, empresa criada recentemente para controlar o gigante de buscas Google é um dos assuntos mais comentados do momento. Mas o Google ainda é, e continuará sendo,
o gigante da internet que todos nós conhecemos.
Fundada por Larry Page e Sergey Brin em 1998, hoje o serviço mais popular do Google é o motor de buscas na web; prova disso é que a palavra google oficialmente já é considerada um verbo da língua inglesa e foi incorporada a importantes dicionários, como Oxford e Cambridge. Segundo o dicionário Oxford,
de acordo com Flavio Maluf , google significa fazer uma pesquisa na internet utilizando a ferramenta de busca Google. Apesar do sucesso, o gigante está passando por uma importante reestruturação. Com o objetivo de reorganizar as diversas áreas que até então eram vinculadas a ele ? como áreas de investimento e pesquisa ?, mas que não se relacionavam aos produtos Google, foi criada uma empresa controladora, a Alphabet, e o Google passa agora a ser uma de suas subsidiárias; a maior delas. O anúncio foi feito em 10 de agosto de 2015 por Larry Page, presidente executivo da Alphabet.
Como parte da reestruturação, os fundadores do Google estão em novas funções: Larry Page, agora é CEO do Alphabet e Sergey Brin, presidente. O Google terá como CEO o atual vice-presidente de produtos Sundar Pichai.
Explicando a Alphabet
A Alphabet é basicamente um grupo de empresas, ou uma holding. Holding é uma empresa cujo capital é constituído de ações de outras empresas, suas subsidiárias, e que são por ela controladas.
A Alphabet terá o mesmo tamanho que o Google tem hoje. É o Google que deixa de ter as divisões que a formavam. No Google ficarão os principais produtos da companhia, como o Google Search, Google Maps, Youtube, Android e aplicativos. Os demais produtos que estavam vinculados ao Google, mas que se afastavam dos serviços por ele oferecidos, como o Life Science da área de saúde, e a empresa de saúde Calico, estarão sob comando da Alphabet.
A Alphabet Inc. substituirá o Google Inc. como entidade e todas as ações do Google se converterão automaticamente no mesmo número de ações da Alphabet, com os mesmos direitos. Os dois tipos de ações continuarão a ser negociadas na Nasdaq como GOOGL e GOOG. Os resultados da nova empresa a respeito do quarto trimestre de 2015 serão anunciados ao mercado em janeiro de 2016.
Um nome com significado
Page cita dois motivos da escolha do nome Alphabet. O primeiro é porque alphabet -alfabeto, em português -, enquanto conjunto de todas as letras representantes da linguagem, é uma das invenções mais importantes da humanidade. O outro motivo está na desconstrução da palavra: alpha-bet. Um dos significados de alpha em inglês é retorno do investimento para os investidores; bet, por sua vez, significa aposta. Portanto, o nome da empresa significa aposta de retorno positivo.
Objetivos da reestruturação
Page explica que ele e seus colegas acreditam que essa nova organização lhes dará uma abrangência maior de gerenciamento, já que poderão conduzir de forma independente setores que não estão relacionados. O objetivo da Alphabet não é se tornar mais uma marca desenvolvedora de produtos, mas ser uma centralizadora que proporcione independência às suas subsidiárias para que elas possam desenvolver suas próprias marcas.
Soa estranho vincular um novo nome, Alphabet, ao Google, não? Larry Page sente a mesma coisa e conclui em seu anúncio: não se preocupem, nós também ainda estamos nos acostumando com o nome!
Website:
http://www.flaviomaluf.com