(
DINO - 11 jan, 2017) -
O presidente das empresas Eucatex, o empresário e executivo Flavio Maluf reporta um estudo realizado no Brasil em Maio de deste ano, pela Cupons Mágicos - plataforma que disponibiliza cupons de desconto para compras online - com 1306 pessoas, maiores de 18 anos, sobre o que os brasileiros pensam a respeito do Dia Mundial do Meio Ambiente. O dia, celebrado tradicionalmente em 5 de junho, é usado para a conscientização de problemas ambientais e a importância de conservar os recursos naturais.
A pesquisa indica que 96% dos brasileiros estão preocupados com o meio ambiente, no entanto, eles não têm intenção de mexer no orçamento para contribuir com a melhora da situação.
Flavio Maluf destaca que, conforme revela a pesquisa, as pessoas dizem fazer o que podem para impactar menos o ecossistema, mas desde que desde que não envolva dinheiro - 41%, por exemplo, não estão dispostos a investir em alimentos orgânicos porque são caros e 6% não acreditam que isso faça alguma diferença. A resposta é a mesma quando o assunto é o consumo de roupas e acessórios sustentáveis ? 42% dos entrevistados não aderem a elas porque são mais cara que as outras.
Quando trata-se de sistemas de captação de água da chuva, Flavio
Maluf acentua que o percentual de quem investiu nessa tecnologia chega apenas a 19%. Esse número reduz ainda mais quando a questão é sobre possuir casas com energia solar - somente 9% tem. Além disso, apenas 4% dizem cultivar parede ou telhado vivo - aqueles forrados com plantas. Os números tão baixos justificam-se pela necessidade de recursos financeiros na implementação de melhorias que, por vezes, também precisam de reformas constantes.
Já quando o assunto envolve economia, os feedbacks são mais positivos,
notícia Flavio Maluf. De modo geral, 80% dos entrevistados dizem fazer uso de soluções domésticas para reduzir os impactos negativos na atmosfera. A lâmpada LED, que reduz a conta de luz, com 68%; a reciclagem de lixo, com 56%; e o hábito de fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba, com 45% do percentual, são as mais recorrentes.
Quanto a sustentabilidade fora de casa, 86% afirmam não jogar lixo no chão, 39% optam pelo transporte público, e 34% aderem às ecobags no supermercado ? as sacolas sustentáveis - em vez de sacolas de plástico.
Questionados sobre de quem ou do que é culpa da situação crítica atual em que se encontra o meio ambiente, o desmatamento, apontado como problema mais grave, aparece com 33%; a poluição de rios, lagos e mar com 21%; e a falta de saneamento básico com 10%. Ocupando as últimas posições estão as mudanças climáticas, com 1,8%; a poluição do ar, com7%; e desperdício de água, com 8%..
Flavio Maluf ainda cita que, de acordo com o estudo da Cupons Mágicos, o Estado e as empresas são apontados como os maiores detentores das soluções para os problemas ambientais do Brasil, e não as ações individuais de cada cidadão.
Website:
https://flaviomalufoficial.com/