Releases 05/02/2018 - 12:26

Estado do Paraná tem 1,5 mil unidades geradoras de energia solar fotovoltaica


São Paulo - SP--(DINO - 05 fev, 2018) - Segundo informações do Atlas de Energia Solar do Paraná, as terras paranaenses concentram o maior potencial de aproveitamento de energia solar. No entanto, toda a matéria-prima é pouco explorada, pois, das 4,5 milhões de unidades consumidoras da Copel, apenas 1.547 (cerca de 0,03%) utilizam o Sol como recurso para a produção de energia elétrica.

De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia), em novembro do ano de 2015, existiam 100 geradores solares ligados à rede de energia no Paraná. Após um ano e meio, esse número teve um salto de 755%, chegando até 855%. Com isso, o Estado e a Copel ocupam o terceiro lugar no número de microgeradores conectados ao sistema de energia elétrica, ficando atrás, apenas, do grupo paulista CPFL e da mineira Cemig.

O superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Omori, afirma que em nosso país existem um total de 11.635 microgeradores, dessa maneira, o Estado e a Copel têm pouco mais de 7% dos microgeradores de todo o Brasil! Segundo pesquisas, o potencial paranaense é muito maior do que os números atuais indicam.

A pesquisa realizada por Gerson Tiepolo, professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e especialista em energia solar, revela que o potencial médio do Paraná é de 58,7%, um número superior ao da Alemanha, que é a segunda maior produtora de energia solar do mundo, ficando atrás apenas do Japão.

Os profissionais da Copel acreditam que um dos motivos, para que a energia solar esteja em constante crescimento, seja a alta no preço da energia comum, que vem aumentando nos últimos anos. Sendo assim, a população se sente incentivada a buscar soluções alternativas para tentar diminuir os gastos com energia. Outro motivo significativo para a expansão do uso da energia solar é a evolução tecnológica. Atualmente, existem mais fabricantes dessa tecnologia e, com isso houve um aumento nesse tipo de instalação nas residências do Paraná.

De acordo com o superintendente de projetos especiais da Copel, Júlio Omori, ele acredita que até 2024 a microgeração de energia solar poderá ofertar uma capacidade de geração próxima a de Itaipu, com capacidade para gerar 14 mil megawatts, ou então de Tucuruí, usina hidrelétrica localizada em Belém, que possui capacidade de 8,4 mil MW. Além disso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que até 2024 sejam 617 mil microgeradores em todo o país, com potencial de chegar a 1,23 milhão.

Recentemente, o Banco do Brasil anunciou que irá investir R$ 1 bilhão no Paraná para o financiamento e instalação de usinas geradoras de energias renováveis pelos produtores rurais do Estado, e esta iniciativa faz parte do Programa Agro Energia. Para saber mais informações e novidades sobre a energia solar, acesse o Portal Solar, um site que auxilia os interessados em energia solar a encontrar as melhores empresas para instalação de equipamentos de sistemas solares, como o painel solar que serve para captação de energia solar e gera uma energia própria e limpa.


Website: https://www.portalsolar.com.br/