Releases 22/09/2016 - 09:21

Primeiro Manual de Acesso por Corda explica os principais cuidados da profissão


São Paulo--(DINO - 22 set, 2016) - Experiência em certificação, coleta de depoimentos e interpretação de normas foram, durante dois anos, as ferramentas de pesquisa para criar o primeiro Manual de Acesso por Corda. Totalmente concebido pela Abendi, na intenção de transmitir, de forma didática, informações padronizadas a quem trabalha ou pretende ingressar nessa atividade com segurança, o livro apresenta, em 355 páginas, um conteúdo perfeito para instrutores preocupados em oferecer aos seus alunos conhecimentos suficientes ao melhor desempenho da função.

""Com essa publicação, a Abendi, mais uma vez, estimula o aperfeiçoamento de pessoas, pensando sempre na excelência das suas atividades cotidianas, prezando pela segurança dentro das normas vigentes no País. Ou seja, o manual contribui significativamente para formar profissionais que sejam capazes de avaliar situações de risco, planejar métodos prudentes de trabalho e eleger equipamentos adequados, preservando sua integridade no uso de Acesso por Corda"", explica o diretor executivo da Abendi, João Conte.

O livro foi desenvolvido por quatro especialistas: Tiago Santos, profissional de Acesso por Corda Nível 3, examinador, instrutor e supervisor de equipe de resgate; Jussara J. Nery, consultora técnica especialista em equipamentos para trabalho em altura e em outros EPIs; Marcelo Cyrillo Vazzoler, também Nível 3 em Acesso por Corda e auditor especialista na técnica e Christian Camara, outro Nível 3 em Acesso por Corda, consultor e especialista na fabricação e instalação de dispositivos de ancoragem para trabalhos em altura.

""Os autores desse manual são muito respeitados por mim e todos os profissionais da área. Eles compartilham a filosofia de fazer bem feito e têm um histórico de ótimos trabalhos realizados, além de ser referência na atividade em altura. Esse reconhecimento não vem por acaso, mas por mérito, pois foi conquistado com muitos anos de dedicação séria, colaborando na criação da NR.35 e do seu Anexo I, como instrutores, função, aliás, que exercem com excelência"", chancela o engenheiro civil e de segurança e auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Gianfranco Pampalon.

Lançamento ? O Manual de Acesso por Corda será lançado, oficialmente, em dois momentos: 5 e 6 de outubro, no auditório da Feira Internacional de Segurança e Proteção (Fisp), quando os autores estarão presentes em ambas ocasiões. No dia 5, das 14h às 15h, Tiago Santos aproveitará a oportunidade para apresentar a palestra "Acesso por Corda: aplicação ao trabalho em altura, normas utilizadas e processo de certificação. ""
Na data seguinte, será a vez do gerente de Centro de Exames de Qualificação da Abendi (CEQ), Marcelo Neris, conduzir a palestra ""Certificação de Pessoas como mecanismo de promoção da segurança. ""
Mais informações: treinamentos@abendi.org.br ou 5586-3168/3175.

Sobre a Abendi ? Voltada à difusão das atividades de Inspeção e Ensaios Não Destrutivos (ENDs), preservando a vida e o meio ambiente, a Abendi mantém parcerias com entidades e empresas para disseminar o uso de ENDs, técnicas indispensáveis na inspeção de materiais e equipamentos sem danificá-los, sendo executadas nas etapas de fabricação, construção, montagem e manutenção.

A Abendi também é acreditada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, como Organismo de Certificação de Pessoal ? OPC-002, conforme a Norma ISO 17024, para a qualificação e certificação de pessoal em END, baseada nos critérios da Norma ISO 9712.

Credenciada, desde 2003, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como Organismo de Normalização Setorial (ONS-58), para a elaboração de normas de END; e pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) como instituição de Pesquisa & Desenvolvimento P&D, nas áreas de interesse da indústria petrolífera e também é acreditada pela ANP desde 2013 como Certificadora de Conteúdo Local.

A associação ainda é reconhecida como Entidade Tecnológica Setorial (ETS), pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, para a gestão tecnológica na área de END. Desde 2006, é qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), pelo Ministério da Justiça, que possibilita receber doações de empresas, dedutíveis do lucro operacional; desenvolver projetos do interesse do setor público; ações de formação e capacitação de pessoas; e a chance de receber bens apreendidos, abandonados ou disponíveis, administrados pela secretaria da Receita Federal.

Além disso, também possui acordos e convênios de cooperação técnica com instituições brasileiras e internacionais, como o BAM ? Instituto de Materiais da Alemanha.



Informações à imprensa:
Alexandra Alves
Tel: (011) 5586-3170 / 98300-4837
Email: alexandraalves@abendi.org.br

Website: http://abendi.org.br